Arquivo do blog

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A Última Viagem


No dia 19 de  setembro de 1981, há trinta anos atrás, ocorreu o naufrágio do barco Sobral Santos II - esse da imagem, vendido e restaurado, logo depois do acidente, ganhando novo nome, o Cisne Branco. As possíveis causas do naufrágio foram a superlotação tanto de passageiros, quanto de cargas, além, evidente, da hidrovia Manaus-Belém-Manaus, considerada perigosa por muitos. A viagem de Belém a Manaus de barco tem uma duração de seis dias - eu nunca me arrisquei a fazer um trajeto desse porque sou muito ansiosa. (  num cruzeiro, quem sabe ? ). Então, no dia 18 de setembro de 1981 o barco Sobral Santos II saiu de Santarém, uma cidadezinha de Belém, com uma hora de antecedência, às 19 horas da noite, levando consigo 300 toneladas de carga e 430 passageiros, mais 100 não registrados oficialmente visto que tais passageiros foram resgatados de outro barco em pane, o Miranda Dias.O barco era considerado seguro por ser feito de ferro e veloz com seu motor de 600 cavalos, confortável, possuía áreas de lazer e diversão para os tripulantes aguentarem a longa viagem. O acidente ocorreu às 3 horas e 05 minutos da madrugada do dia 19 de setembro de 1981 e segundo poucos sobreviventes, afundou em aproximadamente 5 minutos, percorrendo 130 metros de profundidade para bater no solo do rio; naquela noite tenebrosa, 300 pessoas perderam a vida, sendo 200 enterradas em valas comuns no cemitério em Óbidos, sem identificação. Um absurdo. O Sobral Santos II foi resgatado 12 dias depois e o dono o vendeu no estado em que foi tirado do rio Amazonas. A história é dramática e hoje faz exatamente 30 anos que esse naufrágio aconteceu. Este texto é um resumo que fiz do artigo do Jornal A Crítica, daqui de Manaus.
Segundo as autoridades da época, houve muito mais mortos haja vista os que addentraram no barco ao longo da viagem e que não foram registrados.

By: Scarlet

Um comentário:

  1. 30 anos e nada mudou..A precariedade dos barcos é notória e ainda é muito perigoso esse tipo de transporte. Como ja dizia Rui Barbosa: " Mudam-se apenas o cenário e os personagens, mas a SITUAÇÃO continua a mesma". Bjão!!!!!!

    ResponderExcluir

Comentários são bem vindos.Será um prazer ler a tua opinião.

: onselectstart='return false'