Arquivo do blog

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

VIVENDO SEM ESTRESSE

Presidente Figueiredo-AM
(Cachoeira da Pedra Furada)
 Foto: Cauê Ferraz
Click para ampliar

Na era da doenças psicossomáticas, aquelas resultantes de tensões emocionais, todo cuidado é pouco. 

As pessoas suscetíveis a essas doenças são as que possuem um ritmo de vida acelerado e devido a isso, vivem estressadas e nervosas. 

Emocionalmente, estas pessoas estão doentes e precisam diminuir as atividades para darem um tempo para que a mente relaxe.

O poeta romano Juvenal já afirmava,no século X que "mens sana in corpore sano", isto é, mente sã num corpo são, significando que se a nossa mente estiver sadia,o corpo também estará.

Logo, é preciso atentar para o tipo de vida que se está levando, pois para eliminar as tensões emocionais, a mente responderá de forma negativa, manifestando no corpo doenças como pressão alta,gastrite nervosa e problemas cardíacos, podendo, inclusive,levar a pessoa a óbito.

Há pessoas que se irritam facilmente, são pessimistas e cultivam a auto vitimização, olhando a vida sempre pelo prisma negativo, como se fossem as únicas a passarem por dificuldades.

Esse tipo é forte candidato a doenças citadas acima.Li recentemente que cientistas fizeram uma pesquisa com pessoas otimistas, negativas e estressadas por um certo tempo e o resultado foi que as pessoas otimistas e bem humoradas têm riscos reduzidos de morte prematura em 50%, se comparadas às pessoas pessimistas e estressadas.

Portanto, se você é pavio curto e se acostumou a ser intolerante e só enxerga o lado negativo das pessoas e da vida, relaxe, diminua suas atividades, não vale a pena fazer mal a si mesmo, vindo a morrer por causa de um aborrecimento ou um grito.

E se você é otimista, mas não suporta mais conviver com um pessimista que nunca está satisfeito com nada, deixo uma dica engraçada, porém eficaz:compre fones de ouvido e quando a pessoa começar com o show de choro e reclamação, use-os e escute uma boa música, você só vai ver o mexer dos lábios da criatura. 

Cachoeira da Pedra Furada

Linda sexta-feira a todos, sem estresse.

domingo, 19 de janeiro de 2014

SIMPLICIDADE, SIMPLICIDADE



Tudo se torna mais belo e fácil, quando assumimos o que somos, pois não  nos  preocupamos com o que os outros falam, porque de fato somos livres. Quem abraça a vida simples, não corre atrás de futilidades, pois o essencial é dado pela própria natureza. Já observaste um pôr do sol, um dia de chuva, uma brisa leve acariciando o rosto? Ou ainda, sentar-se à margem de um rio apenas para meditar? Já pegaste um fruta madurinha do pé? Ou aquela flor simples que desabrochou tão linda para alegrar os olhos de quem a contempla? Sair por aí, de sandálias e um vestido leve e florido, exibindo a paz interior num sorriso franco e honesto? Não seguir moda, mas ser a moda e fazer toda a diferença por onde passa? Não, não há dinheiro que compre a sensação de ser livre, de não ser dependente da opinião ou imposição dos valores materiais do capitalismo. Simplicidade é a palavrinha mágica que nos torna feliz! Que pintor humano faria o quadro mais belo que a natureza nos proporciona à noite, num céu repleto de estrelas e a lua cheia que prateia o caminho do forasteiro? Esses quadros nos são ofertados dia a dia e poucos os valorizam; são quadros feito pelo maior pintor que ama a simplicidade, o nosso criador que nos colocou inseridos dentro deste planetinha azul. Valorizar s coisas simples nos faz ficar bem próximos de Deus!

SIMPLICIDADE, SIMPLICIDADE


Simplicidade... Simplicidade...
Ser como as rosas, o céu sem fim,
a árvore, o rio... Por que não há de
ser toda gente também assim?

Ser como as rosas: bocas vermelhas
que não disseram nunca a ninguém
que têm perfumes... Mas as abelhas
e os homens sabem o que o que elas têm!

Ser como o espaço, que é azul de longe,
de perto é nada... Mas quem o vê
— árvores, aves, olhos de monge... —
busca-o sem mesmo saber porque.

Ser como o rio cheio de graça,
que move o moinho, dá vida ao lar,
fecunda as terras... E, rindo, passa,
despretensioso, sempre a cantar.

Ou ser como a árvore: aos lavradores
dá lenha e fruto, dá sombra e paz;
dá ninho às aves; ao inseto flores...
Mas nada sabe do bem que faz.

Felicidade — sonho sombrio!
Feliz é o simples que sabe ser
como o ar, as rosas, a árvore, o rio:
simples, mas simples sem o saber!


Guilherme de Almeida

LINDO DOMINGO A TODOS
: onselectstart='return false'