Arquivo do blog

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Casinha Branca - Peninha



Vez em quando, gosto de lembrar desta música, principalmente quando preciso ir ao centro e tenho que enfrentar aquela loucura, aquele trânsito, aquele frenesi de pessoas andando apressadas, cautelosas e estressadas. 

Toda cidade grande é fria, é cruel, é indiferente e me faz sentir totalmente insegura diante da violência presente; assim, sinto uma vontade de voltar ao contato com a vida simples das pequeninas cidades e levar uma vida mais sossegada, sem as grandes aspirações da sociedade capitalista que, no afã de querer sempre mais, vai passando por cima de todos, se esquecendo de que o SER é mais importante do que TER. 

Essa avidez por TER que nos separa um dos outros, nos tornando individualistas, faz com que percamos mesmo o nosso senso de humanidade uns para com os outros e pouco acrescenta em nossa vida interior, tendo em vista que sossego e tranquilidade não se compram.

Uma vida saudável, longe, bem longe desse turbilhão que afeta a nossa mente, ainda é um ideal de vida, um resgate à minha primogênita origem. Sinto saudade do tempo em que olhar o céu estrelado e a lua prateada representava estar mais perto da natureza e sentir através das flores, dos rios e cachoeiras a alegria de estar bem mais próxima de Deus.






Scarlet  Zan  Mayara

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Lançamento: Dieta Amazônica ... Longevidade, Já.


Maués, no Estado do Amazonas, tem cerca de 50 mil habitantes. É uma típica cidade da floresta, com a população ribeirinha vivendo principalmente da agricultura e do extrativismo.
Mas Maués chamou a atenção do INSS. O grande número de beneficiários com mais de 70 anos (o dobro dos beneficiários de Manaus) levou o órgão a investigar se os aposentados estavam mesmo vivos. Estavam, e muito bem, obrigado.

Os longevos da cidade também despertaram o interesse do gerontólgo Euler Ribeiro, da Universidade Estadual do Amazonas.

Há mais de uma década estudando o envelhecimento dos amazonenses, ele constatou que, em Maués, a população com mais de 80 anos era duas vezes maior do que nas outras cidades do Estado. E lá a expectativa de vida, de 75 a 80 anos, superava os 73 da média nacional.

Além de viverem mais, os idosos de Maués apresentam ótimas condições de saúde.
A incidência de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, reumatismo e demências é até 60% menor do que na capital.

Entre outras coisas, o gerontólogo espantou-se com o número de octogenários com filhos pequenos e memória afiada, tanto para as histórias do passado quanto para os fatos recentes.

“Além do fator genético, o exercício físico e o baixo nível de estresse favorecem a longevidade. Mas acredito que o segredo de Maués é a alimentação”, diz Ribeiro.

A bióloga e geneticista Ivana Mânica da Cruz, da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul), conta que uma análise dos alimentos típicos da dieta amazônica mostra que os compostos nutricionais são muito parecidos com os da dieta mediterrânea mas no sentido de pescado, o jeraqui possui muito mais ômega três do que a sardinha.

Depois desta matéria de 2009, o Dr. Euler Ribeiro e a bióloga e geneticista Ivana Mânica começaram a escrever a obra que foi lançada ontem, no Palácio Rio Negro. pela Editora Cultural da Amazônia, pertencente à Rede Calderaro de Comunicação (RCC).

A publicação é o resultado de dois anos de  pesquisa feita pelo médico geriatra Euler Ribeiro e a médica geneticista Ivana Cruz para descobrir quais os fatores contribuintes para a longevidade da população de Maués, a 267 quilômetros de Manaus. O município, de acordo com o IBGE, possui 1% da população com 80 anos, quando a média nacional nessa faixa é de 0,5%.

“Tudo começou com a divulgação pelo IBGE dos dados que apontaram ser Maués o município com o maior contigente populacional com 80 anos de idade. Formei, então, um grupo para estudarmos o envelhecimento do homem na floresta, e convidei a doutora em Genética Humana Ivana Cruz, conhecida pelas pesquisas sobre o envelhecimento  celular, para integrar o trabalho”, explicou Euler Ribeiro. 

O objetivo era o de avaliar quais os motivos do envelhecimento saudável da população, levando-se em conta os aspectos da nutrição à base de produtos da floresta e a da rotina de atividades desenvolvidas por eles ao longo da vida.

Maués é famosa pela produção de guaraná em pó. O livro custa Cr$ 49,90 nas principais livrarias de Manaus.Olha o que o povo costuma usar no café da manhã, a nossa gostosa pupunha:









Scarlet  Zan  Mayara

Curiosidade da Amazônia .... Teias de Aranha nas Copas das Mangueiras.



Ontem, 08/02/2012, o Jornal A Crítica publicou a matéria sobre as aranhas que fazem suas teias nas copas das mangueiras de Iranduba que fica a 25 km de Manaus; quem passa pela estrada, se surpreende com a copa branca das árvores.Segundo a doutora entrevistada Ana Lúcia Tourinho,(INPA) esses tipos de aranha são conhecidas como "aranhas sociais" pelo comportamento gregário de formar colônias, podendo reunir até mil indivíduos para tecerem essas teias em árvores ou em arbustos, explica a especialista.

De acordo com o funcionário do sítio onde estão as árvores, a “invasão” das aranhas começou há alguns meses e só vem aumentando, chegando, inclusive, às cercas de arame do local. As árvores pararam de produzir frutos e o proprietário já pensa em usar um inseticida para ver se impede a morte das fruteiras.

Esse é o grande problema, as mangueiras não produzem frutos, abafadas desse jeito. Essa espécie pertence ao gênero anelosimus e tece a rede elástica e branca com o objetivo de capturar os insetos que necessitam para a sua alimentação; quando um inseto cai na rede, afirma a bióloga, as aranhas o atacam em grupo e nesses casos, a ocupação das aranhas começa em uma árvore passando para as outras, podendo permanecer no local por muito tempo.

As teias resistem à água e a uma temperatura de até quarenta e cinco graus negativos; catalogadas existem 40 mil espécies mas estudiosos calculam que aqui na Amazônia, o número pode chegar a 100 mil. Estas aranhas são da mesma família da Viúva Negra, porém não possuem peçonha como ela. São ofensivas apenas para as árvores pois podem matá-las.








Scarlet  Zan  Mayara

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Acima das Nuvens Escuras ....



Cedinho, ainda cinco da manhã, corri pra cozinha, cumprindo um antigo ritual de arreganhar a janela da cozinha para admirar o céu, a lua e as estrelas, ao som do canto do galo; gosto de admirar esta paisagem, vislumbrando a noite que se despede! Mas é inverno por aqui e o céu está completamente nublado com espessas nuvens escuras.

É cedo ... passarinhos ainda não despertaram com suas suaves melodias, entretanto, o galo prossegue também cumprindo sua missão. Meus olhos se fixaram no céu e pude ver parcos raios de luar, tentando vencer as densas nuvens e me vi pensando ao longe, numa sala de aula repleta de crianças, ávidas pelo saber.

Era a minha primeira experiência de trabalho e foi com as criancinhas que sempre amei. A aula era de Geografia: o sol, a lua e as estrelas. Recordei de um aluno o qual tinha oito anos de idade, muito sério, usava óculos, o Lucas e seu semblante parecia de um "menino velho". Ele não levava dúvidas para casa, principalmente nesta aula, a sua preferida.

Então, em dado momento, ele levantou o bracinho e eu já sabia que teria que tirar uma dúvida que passou por sua mente; logo, Marcelo se levantou e disse: ô, Lucas, não atrapalha a aula! Marcelo era meu ajudante particular e sua função era: receber e entregar cadernos, apagar o quadro e todo fim de aula me entregar uma "lista quente" com os nomes dos que mais bagunçaram.

Por que esta função especificamente a Marcelo? Marcelo já havia sido expulso de uma escola e outras se recusaram a fazer nova matrícula. Quando os pais tentaram fazer a matrícula onde eu trabalhava, o diretor afirmou taxativo: "vou mostrar a ficha desse menino à professora, se ela aceitar, matrícula feita."

Quando li a ficha, senti uma enorme pena de uma criança com sete anos de idade, impedida de estudar devido as estripulias e danices da idade. Assim pedi que o trouxessem a mim e tive uma longa conversa com ele, só nós dois. Nascia ali uma história de amor entre aluno e professora.

Voltando à aula, eu disse a Marcelo: deixe-o perguntar, Marcelo, ele não pode levar dúvidas pra casa. Os olhos de Lucas brilharam, mas antes, desrespeitosamente, deu um cotoco pro Marcelo que logo ameaçou registrar o nome de Lucas na "ficha quente" e "pegá-lo lá fora" na hora da saída. Apaziguei os ânimos.

E veio a perguntinha do Lucas: por que em noite de escuridão e chuva, as estrelas não aparecem e para aonde elas vão? As demais crianças silenciaram e olharam pra ele respeitosamente, como se aquela fosse a pergunta mais difícil de responder. Nada respondi, pedi os pincéis a marcelo e desenhei: primeiro uma linda noite estrelada, depois, abaixo, camadas espessas de nuvens.

E olhei para Lucas e perguntei: tire suas conclusões. Ele sorriu e disse: já entendi, já entendi, todo sem graça. A turma toda sorriu. E era fim de uma manhã de um forte inverno. A campa tocou e a gritaria era geral: hora da saída, com direito a uma musiquinha para esperarem os pais.

Hoje quando acordei, lembrei desse fato e pensei metaforicamente: sim, a vida da gente é como a natureza: há noites lindas de céu estrelado e outras de turbulências onde o nosso céu se torna escuro e não conseguimos ver, devido a tanto problemas, a beleza do brilho das estrelas e nos desesperamos.

Parece que as portas se fecham e para completar, cai uma chuva muito forte. Quantas vezes em meio a difíceis situações nos vemos em completa escuridão? Não devemos  deixar que essas nuvens escuras  inundem a nossa mente mas sim, aprender com a natureza a ter fé e esperança. A fé que nos permite acreditar sempre mesmo quando todos os prognósticos apontam para um sonoro "NÃO."

Com Jesus não há tempo fechado visto que Ele é o Senhor da natureza. As nuvens negras ( nossas dificuldades) terão que passar ante a voz poderosa do mestre. Portanto, se tudo está escuro agora, se não conseguirmos ver um meio de solução para a nossa tribulação, é hora de orar e descansar no amor de Jesus.

Ele ordenará a seu tempo e as nuvens densas da escuridão terão que obedecer e assim, na paciência, com longanimidade, veremos as nuvens escuras passarem e um espetáculo maravilhoso aparecer no céu. Sim, a noite da nossa vida pode estar carregada mas acima delas, há um céu pontilhado de estrelas a nossa espera.

Amanheceu finalmente - passarinhos começam a sinfonia.








Scarlet  Zan  Mayara

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

As Funções de Cada Um ... Humildade no Servir.



As pessoas não existem em função da religião. É a religião que existe em função das pessoas. Mesmo na política não é o povo que existe em função dos políticos. São os políticos que existem em função do povo. No ensino, os professores existem em função dos alunos. 

Os médicos existem, acima de tudo, em função dos pacientes. Também a existência dos advogados, cientistas, jornalistas, tudo se resume em função do povo. Entretanto, na maioria das vezes, essa posição está invertida. Utilizam-se do povo para os seus próprios interesses e satisfações.
 
Aqueles que exploram a religião para seus próprios fins egoístas oprimem e denigrem as pessoas. Eles tiram impiedosamente vantagens dos outros, apossando-se do que podem e então, cruelmente, deixam as pessoas de lado quando não tem mais nada a oferecer. 

Da mesma forma, aqueles que exploram o mundo da política para o seu próprio fim compartilham do mesmo desprezo pelas pessoas. Os senhores não devem ser enganados por esse tipo de pessoa. As pessoas não existem para beneficiarem os líderes. 

O que deve ocorrer é justamente o oposto. Os líderes, inclusive políticos e clérigos existem para beneficiar as pessoas. Os professores por sua vez, existem para o bem dos estudantes. Entretanto, muitos dos que se encontram em posições de liderança comportam-se arrogantemente, denigrem as pessoas. ( Admoestações Budista )










Scarlet  Zan  Mayara

Mentes Virtuais ...


De janeiro até aqui, passei por problemas pessoais no site, sofrendo perseguições, aturando mentiras ditas a meu respeito; uma delas a de que crio clones, trolls e etc. Ah, se soubessem o quanto o meu tempo é pouco para me preocupar em prejudicar os outros, ando numa correria tal que mal tenho conseguido, durante a semana, dormir.

Em 2008, quando entrei no Yahoo Resposta, certas pessoas, sem eu saber, começaram a seguir minhas respostas, houve até quem apostasse que eu não fosse de Manaus e muito menos professora; depois de uns meses, recebi um email malcriado de uma mulher que dizia ter seguido todas as minhas respostas, até então e não acreditar que eu mantinha a mesma característica e o mesmo ponto de vista de quando iniciei.

E que sairia da minha rede porque eu estava camuflada; bom, em primeiro lugar, eu sou o que sou, não sou nenhuma santa porém procuro ser coerente com o que escrevo e não mudo o meu jeito de ser de uma hora pra outra sem ter motivos pra isso; acontece que esta mulher estava acostumada a lidar com hipocrisia e mentiras, o que não é o meu caso; na verdade, a mentira comanda as ações de muitos no virtual.

Eu não preciso provar a minha integridade a ninguém, se ainda dou algumas justificativas, é porque considero determinadas pessoas justas; tive que bloquear a ação de algumas pessoas: umas estão no bloqueio porque preciso estudar até onde é verdade o que falaram acerca de suas condutas.

Os que tive amizade e ficaram com gabolice, usando da minha imagem e do meu nome para me denegrir em proveito próprio, continuarão no bloqueio para aprenderem a respeitar os outros. Diante de tudo o que escrevi, devo ressaltar que procuro lidar com essas "picuinhas" mantendo a neutralidade, contudo, se for necessário, exponho o problema para todo Yahoo Resposta como sempre faço.

Outrossim, o meu tempo é escasso, não sobra nenhum para ficar planejando maldades para os outros; quem vive fazendo isso é porque não tem o que fazer pois uma mente ocupada não tem tempo suficiente para ficar armando acusações nem fazendo mutretagens contra os outros.

Uma sugestão para quem vive nessa: ocupe-se, trabalhe, faça uma higiene mental, não alimente as maldades, alimente sua mente do bem, faça uma corrente de paz e amor, não se deixe dominar pelo ódio por quem nem te conhece.

Houve uma que disse que eu me "achava". Como ela pode dizer isso se nem me conhece? Ou é ela quem está me valorizando demais? O bom é que dentro desse celeiro virtual ainda existem pessoas de bem e isso é que faz valer a pena continuar interagindo. Um beijo grande a todos.








Scarlet  Zan  Mayara

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Celebridade de Manaus - José Aldo !

Olha só, que coisa mais linda!Chegou em Manaus, desde o dia 2, o lutador José Aldo, menino de origem humilde, morador de um Bairro simples de Manaus, o Bairro Alvorada. Quando criança foi picolezeiro; nesta imagem, ele faz a abertura do ano letivo da rede municipal, aqui em Manaus, incentivando a garotada a não desistir dos estudos e de seus sonhos.

Motivo de orgulho para nós amazonenses, José Aldo é dono do cinturão peso pena do UFC. Rapaz de coração humilde, recebeu a chave da cidade das mãos do prefeito Amazonino Mendes. 

Como sempre, José Aldo não recebeu nenhum incentivo por parte do governo do estado, tendo ido na coragem pro Rio de Janeiro, atrás de patrocínio. Sua vida vai virar filme e o ator escolhido será o amazonense Malvino Salvador; o nome provisório do filme é Vale Tudo - Uma História de Luta.

Aqui nesta foto, José Aldo recebe a chave da cidade das mãos do prefeito Amazonino:


Enfim, a história de José Aldo é uma história de luta contra a pobreza, é uma história que crianças e adolescentes adoram ouvir. No dia da última luta, todos os televisores e telões estavam ligados em Manaus e depois de sua vitória, foram ouvidos muitos gritos em todos os cantos da cidade, gritos de alegria, gritos de orgulho, do nosso caboclo. José Aldo é exemplo de vida.








Scarlet  Zan  Mayara

: onselectstart='return false'