Arquivo do blog

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O Melhor ainda estar por Vir

Imagens internet

"A felicidade de nossa vida depende da serenidade da nossa consciência."
(Olivia Goldsmith)

O tempo está passando rápido e já passamos da metade do ano. Todos os anos, quando chegava agosto, eu me angustiava e ficava tensa.  Na verdade, tenho passado desde 2010  por uma verdadeira maratona de problemas dos mais variados.

Neste ano, os problemas se acumularam muito mas talvez depois de me acostumar a sofrer, já não faz mais diferença  se é agosto ou não. Tem isso também, se os problemas são constantes, nem estranho mais o que vem. O importante é manter a serenidade e encará-los de frente.



Pior que os problemas são as injustiças, as calúnias e as perseguições gratuitas, no entanto, sabemos que tudo passa de uma forma ou de outra e nem todos os dias são dias de perturbações. De ontem para hoje, as angústias e conflitos interiores deram trégua e estou em paz.

Estou passando um momento bom, bem arquivado na parte melhor do álbum da minha mente. Aliás, cada momento alegre e feliz, coleciono como jóia visto que eles são raros. Não tenho receio do que está por vir pela frente pois alimento o pensamento de que o melhor ainda estar por vir.


E você, meu amiguinho, minha amiguinha que estão entrando na minha mente através destas escritas, saibam que apesar dos pesares, hoje estou sentindo a paz de uma criança e vou procurar curtir essa paz independente de quem queira estragá-la.  Bom final de semana a todos, é o que desejo de coração.

Beijos

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Não ame pela Aparência

"Lembre-se de que a aparência externa é somente uma capa onde escondemos nosso verdadeiro interior."

A sociedade em que vivemos valoriza sempre a aparência seja no trabalho ou em recpções sociais. Com essa exigência as pessoas vão se deixando invadir pelo consumismo exagerado porque são vistas por fora e acabam valorizando e dando mais atenção à casca do ovo do que o conteúdo que está dentro dele.  rsrsrs.

Para isso, há todo um assédio de propagandas  fazendo a cabeça da população. O que vale é o exterior, a forma como a pessoa está vestida, o perfume que usa, os sapatos, tudo isso, de preferência de marca.



O status social vem dessas credenciais e muitas pessoas procuram exatamente perfis que se produzem muito bem ou para namoro ou amizade. O jogo de interesse é latente e acredito que sempre foi. Dessa forma, os valores estão invertidos na sociedade pois esquecem que o mais importante não está na casca mas no interior da semente.

As pessoas que são movidas por modismos, aos poucos perdem a capacidade de valorizar virtudes essencialmente humanas como a bondade, a fidelidade e outras virtudes importantes para o nosso crescimento interior.



Não raro, vejo pessoas se decepcionando com parceiros porque valorizaram mais a aparência, deixando de observar as atitudes do escolhido pois são elas quem demonstram o caráter do outro. Casar com alguém só porque é bonito e rico, sem estudar a personalidade dele/a é dar um tiro no escuro o qual poderá resultar em sofrimento mais tarde.



Para conhecermos uma pessoa precisamos de tempo pois o amor não se manifesta pela aparência mas sim por atitudes. Amar é ação, sim senhor, sim senhora. Abrir a boca pra dizer que ama é fácil, difícil é demonstrar nas ações do dia a dia. Pensem nisso. 

Beijos

terça-feira, 31 de julho de 2012

Sonhos e Pesadelos

Imagens: internet.


"A palavra progresso não terá qualquer sentido quando houver crianças infelizes."
(Albert Einstein)

Freud buscou analisar sistematicamente os sonhos que temos, quando dormimos e segundo ele,  os sonhos são tão somente a realização de desejos, disfarçados ou não, satisfeitos em pleno campo psíquico. 

Para ele, muitos sonhos podem ainda representar a fuga da realidade, visando à superação da limitação imposta pela realidade aos desejos dos indivíduos, muitos dos quais, reprimidos pela sociedade. 



Com relação aos pesadelos constantes ou mesmo repetitivos, Freud afirmou serem portadores de mensagens interiores, tendo como causa as censuras do  nosso inconsciente. 

Usando uma linguagem bem simples, tais pesadelos resultariam daquilo que pensamos durante o dia, pensamentos negativos ou pensamentos de ódio cujo teor não são aceitos pelo nosso inconsciente ou ainda, resultados de situações angustiantes na infância as quais muitos não se recordam mas estão arquivadas no subconsciente  - o arquivo secreto, a caixa preta rsrs de nosso cérebro, vindo manifestar-se em forma de pesadelos.


Para diminuir  pesadelos resultantes de pensamentos ocorridos durante o dia, basta nutrir a mente com pensamentos saudáveis e positivos, emanando paz e alegria à humanidade, isso faz bem a alma.  

Para os cristãos o refúgio nos salmos e nas palavras de Jesus são medicamentos eficazes para irem superando os traumas oriundos de uma vida dolorosa no caso de uma infância infeliz.

Na verdade, a palavra santa é o melhor livro de Psicologia para quem sabe interpretá-la e aplicá-la em sua vida diária. Ninguém precisa fazer Teologia para entendê-la, basta antes de ler, orar, pedindo ao Espírito Santo de Deus que ilumine a mente para receber as mensagens ali contidas e procurar aplicá-las em seus cotidianos.

Sugiro para quem sofre de pesadelos constantes e repititivos fazer um estudo dos livros de Salmos, Provérbios e o Novo Testamento. Mas não ler por ler, mas sim ler meditando em cada versículo, sem pressa, dia a dia, afinal, pra que pressa? Pra que ansiedade?


"Considerai os lírios, como crescem; não trabalham, nem fiam; contudo vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. Se, pois, Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais vós, homens de pouca fé?"
 (Lucas 12: 27:28)

O capítulo 12 de Lucas se refere à ansiedade. Jesus nos admoesta a não andarmos ansiosos por nada. Bem, pessoal, esse tema me veio à mente devido a um sonho que se repete comigo: lances da minha infância difíceis de suportar os quais chegam latentes nos sonhos.



Esta noite dormi pouco mas sonhei. No sonho, eu ainda criança, observava minha mãe, junto com outras lavadeiras, batendo a roupa nas pedras, à beira do rio Negro. Ainda ouço o som das roupas ao baterem nas pedras: chap, chap, chap, chap. 

Depois, elas colocavam as roupas ensaboadas brancas para corar e de vez em quando, salpicavam água nas roupas e somente mais tarde, tiravam o sabão e finalizavam o processo. Esse era o único trabalho que cabia a elas por não possuírem estudos.



E assim, elas arcavam com a responsabilidade de sustentarem a família. Essa vida de sacrifício é observada pelas crianças e as marcam não para sempre, se buscarem ajuda. 

Foi só quando fiz Psicologia I, II e III que vim entender muitos pesadelos os quais jazem latente no meu inconsciente. Ainda hoje sonho e tenho pesadelos - contudo não tenho mais medo porque aliei os estudos universitários ao conhecimento bíblico. Paz e bem a todos. 
                                                       
                                                     \0/

segunda-feira, 30 de julho de 2012

O Adeus a Mimi

Imagens internet
Só agora tenho condições psicológicas para tocar neste assunto. Mimi era minha amiga, eu não era a dona dela, sua dona, mora quase na frente de casa. Todas às vezes que Mimi estava pra parir, ela vinha pra cá. Tenho sete gatinhos, sendo 4 adultos: o Kaizer, o Tom, o Prudêncio e o Clemêncio. 

Apenas o Kaizer nasceu diferente, ele é descendente de siamês. Os demais todos puxam a Mimi. O Cotó, a Menina e o Ernesto são tigrados. São grandes porque há uma gangue de gatos enormes aqui na vizinhança. Bom, quando a Mimi paria na casa da dona, ela atravessava a rua e trazia os filhotes um a um na boca pra cá.

Excelente mãe, Mimi amamentava seus filhotes até eles não dependerem dela. Ela saía para passear, quando os gatinhos dormiam. Depois, sumia daqui. E nessas idas e vindas, deixava esses presentinhos pra mim, talvez sabedora de que eu jamais jogaria os bichinhos fora.


Quando ela trouxe os últimos gatinhos e amamentou, tratei de levá-la no veterinário para aplicar uma injeção para evitar nova prenhêz. Eu não podia mais ficar com mais filhotes porque eles são alimentados na ração e depois eu disse a ela: Mimi, aqui não é Hotel de gatinhos....rsrs.

A injeção não funcionou e ela apareceu novamente prenha rapidamente. Eu disse a ela: Mimi, eu não acredito, Mimi! E assim, nesta semana, ela estava com uma barriga enorme, maior que das outras vezes. Achei que o parto seria rápido e eu sempre a ajudei na hora. 

Ela não gemia, nunca gemeu pra parir. Eu tinha tido uma manhã cheia de aborrecimentos mas depois do almoço fui ver se já havia começado o trabalho de parto. Que susto, eu levei! Havia duas patinhas do lado de fora, quando deveria ser a cabecinha. 

Ah ... eu não poderia deixar a minha amiga naquele estado. Ela confiava em mim. Então a levei ao veterinário e ele afirmou que era caso de cesariana mas mesmo assim, não poderia fazer logo porque Mimi estava muito fraca. Fraca? Pensei. É, a Mimi pouco vinha aqui, depois que os gatinhos desmamavam.

Foi feita a cesariana, Mimi não aguentou e morreu. Deixou seis filhotes vivos... No fim da noite, agoniei e chorei feito criança mas estou ciente de que fiz a minha parte..., aquilo que estava a meu alcance, jamais a esquecerei, nem dá, seus filhos antigos e novos estão aqui. Bom dia a todos. Beijos.

O Passeio na Feira, ontem, Domingo

 Imagens, Google.

Olá, minha gente: esta é a avenida mais agitada em dias de semana de Manaus. Fica no centro da cidade e se chama Eduardo Ribeiro. Ontem, passei quase o dia todo por lá...Foi tão bom! Dia de domingo ocorre a feira do artesanato local, havia muitas pessoas e turistas. Passei primeiro pela seção dos quadros regionais. Olha que linda essa imagem:


A imagem não é pintada em madeira mas sim num saco de estopa. Tudo feito pelos artesãos daqui. Agora vejam só, os peruanos também se fazem presente. Uns vendem  artesanatos outros tocam músicas ao vivo e muita gente pára pra ouvir porque são músicas instrumentais românticas.


Há barraquinha para todos os gostos, olha só essa de redes e mantas. E não são caras:


Aqui na feira tem as barracas de blusas, camisas, tudo o que representa a nossa cidade. Vejam esta outra barraquinha:


Enfim, há de tudo o que vocês imaginarem e o café regional com suas delícias tem um espaço muito frequentado pois o pessoal vai pra feira saborear as delícias locais. Andei muito nesta rua ontem mas quase não venho aqui. Só venho quando a tristeza quer se abrigar em mim. Passei bons momentos também admirando a beleza da parte das plantas e flores. E procurando uma sandália bem bonitinha porque a minha se abriu no meio da caminhada. Linda segunda-feira a vocês. \O/

: onselectstart='return false'