Arquivo do blog

terça-feira, 31 de julho de 2012

Sonhos e Pesadelos

Imagens: internet.


"A palavra progresso não terá qualquer sentido quando houver crianças infelizes."
(Albert Einstein)

Freud buscou analisar sistematicamente os sonhos que temos, quando dormimos e segundo ele,  os sonhos são tão somente a realização de desejos, disfarçados ou não, satisfeitos em pleno campo psíquico. 

Para ele, muitos sonhos podem ainda representar a fuga da realidade, visando à superação da limitação imposta pela realidade aos desejos dos indivíduos, muitos dos quais, reprimidos pela sociedade. 



Com relação aos pesadelos constantes ou mesmo repetitivos, Freud afirmou serem portadores de mensagens interiores, tendo como causa as censuras do  nosso inconsciente. 

Usando uma linguagem bem simples, tais pesadelos resultariam daquilo que pensamos durante o dia, pensamentos negativos ou pensamentos de ódio cujo teor não são aceitos pelo nosso inconsciente ou ainda, resultados de situações angustiantes na infância as quais muitos não se recordam mas estão arquivadas no subconsciente  - o arquivo secreto, a caixa preta rsrs de nosso cérebro, vindo manifestar-se em forma de pesadelos.


Para diminuir  pesadelos resultantes de pensamentos ocorridos durante o dia, basta nutrir a mente com pensamentos saudáveis e positivos, emanando paz e alegria à humanidade, isso faz bem a alma.  

Para os cristãos o refúgio nos salmos e nas palavras de Jesus são medicamentos eficazes para irem superando os traumas oriundos de uma vida dolorosa no caso de uma infância infeliz.

Na verdade, a palavra santa é o melhor livro de Psicologia para quem sabe interpretá-la e aplicá-la em sua vida diária. Ninguém precisa fazer Teologia para entendê-la, basta antes de ler, orar, pedindo ao Espírito Santo de Deus que ilumine a mente para receber as mensagens ali contidas e procurar aplicá-las em seus cotidianos.

Sugiro para quem sofre de pesadelos constantes e repititivos fazer um estudo dos livros de Salmos, Provérbios e o Novo Testamento. Mas não ler por ler, mas sim ler meditando em cada versículo, sem pressa, dia a dia, afinal, pra que pressa? Pra que ansiedade?


"Considerai os lírios, como crescem; não trabalham, nem fiam; contudo vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. Se, pois, Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais vós, homens de pouca fé?"
 (Lucas 12: 27:28)

O capítulo 12 de Lucas se refere à ansiedade. Jesus nos admoesta a não andarmos ansiosos por nada. Bem, pessoal, esse tema me veio à mente devido a um sonho que se repete comigo: lances da minha infância difíceis de suportar os quais chegam latentes nos sonhos.



Esta noite dormi pouco mas sonhei. No sonho, eu ainda criança, observava minha mãe, junto com outras lavadeiras, batendo a roupa nas pedras, à beira do rio Negro. Ainda ouço o som das roupas ao baterem nas pedras: chap, chap, chap, chap. 

Depois, elas colocavam as roupas ensaboadas brancas para corar e de vez em quando, salpicavam água nas roupas e somente mais tarde, tiravam o sabão e finalizavam o processo. Esse era o único trabalho que cabia a elas por não possuírem estudos.



E assim, elas arcavam com a responsabilidade de sustentarem a família. Essa vida de sacrifício é observada pelas crianças e as marcam não para sempre, se buscarem ajuda. 

Foi só quando fiz Psicologia I, II e III que vim entender muitos pesadelos os quais jazem latente no meu inconsciente. Ainda hoje sonho e tenho pesadelos - contudo não tenho mais medo porque aliei os estudos universitários ao conhecimento bíblico. Paz e bem a todos. 
                                                       
                                                     \0/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos.Será um prazer ler a tua opinião.

: onselectstart='return false'