Arquivo do blog

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

PAIXÃO ... VALE A PENA?



É comum vermos pessoas confundindo paixão com amor num mundo em que o apelo sexual é valorizado, devido a fortes influências negativas da mídia que vão enganando principalmente meninas que passam a adquirir uma visão romântica da vida a quall não condiz com a realidade.

Pois bem, tudo o que está relacionado a emoções está intrinsecamente ligado à emoção e há emoções positivas e negativas, logo a paixão é inerente ao coração e dependendo dessa paixão poderemos ser lançados ao abismo da desilusão.

Por isso, alto lá, aqui todo cuidado é pouco, não dá para encararmos a vida, seguindo exemplos de novelas ou fazendo tudo aquilo que nosso coração deseja pois: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? (Jer. 17:9).

Essa frase foi dita por Jeremias, profeta que nasceu no ano 655 a.C. Tanto tempo foi disso isso e continua atual porque o coração continua fazendo vítimas pelo mundo afora.

A paixão quando surge como um sentimento avassalador é de alta intensidade e de curta duração, o curta duração aqui, segundo estudiosos, seria num prazo de seis meses a dois anos no máximo.

Conforme o psicólogo Poletti:

“A paixão é uma emoção arrebatadora, de grande intensidade, mas passageira. É tipicamente um sentimento doloroso porque o indivíduo perde parcialmente a sua individualidade, a sua identidade e o seu poder de raciocínio." Assim, para a Psicologia, a paixão ocorre, quando depositamos todos os nossos desejos, sonhos e anseios num objeto ou pessoa, o que não corresponde com a realidade.

Portanto, é preciso cuidado, quando ela chega visto que poderá trazer consigo muito sofrimento no momento em que um dos envolvidos não chega a ficar apaixonado na mesma intensidade que a outra pessoa e resolve se afastar.

Nesse caso, a sensação de abandono que o outro sentirá é terrível, podendo culminar numa depressão profunda ao ponto de pensamentos diabólicos de suicídio passar a permear a mente do envolvido.

E o papel do outro nessa situação? Ahaaa ... é de indiferença! Quanto mais a apaixonada o procura e sofre, mais ele foge, deixando-a numa situação de 'morta-viva'. Esse é o enredo da ópera da vida.

Fiquei aqui meditando num versículo bíblico que tantas vezes li, todavia não tinha ainda refletido sobre ele. Diz o seguinte:


 "Guardar o coração é o que diz o versículo." Guardar aqui significa protegê-lo, não deixando que ele comande nossos sentimentos, mas sim a razão que enxerga muito melhor que ele. Não se enganem, há pessoas que gostam, de viver apaixonadas sem se importarem com o futuro do outro depois. Essa gente já está acostumada a se apaixonar por outros, vivendo da paixão e deixando sua marca de sofrimento para trás.

Bom, essa é a mensagem de hoje e vou terminar deixando um pensamento já bem conhecido, aqui nesta imagem feita de forma geral.


Vamos procurar estar atentos porque valemos muito mais que uma "paixonite" que alguém possa oferecer a nós. Merecemos o amor, esse sim, o mais nobre dos sentimentos o qual nunca nos abandona porque é eterno.

Bom dia, abraços e que anjos nos acompanhem na caminhada.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

APEGO ... DESAPEGO ?


Imagem: internet

Bem cedinho, comecei a varrer a cozinha e quando cheguei próximo da janela que dá a vista para o quintal, olhei para a casinha dos cachorros e li a lista dos que já passaram por aqui: Dinguelinguelingue, Tostão, Dog, Serena, Jully, Tina, Filó e Lina. 

Todos eles foram tratados com excesso de carinho, pensei cá comigo.

Neste ano, morreu a Filó e logo a seguir a Tina. Então decidi que os próximos animais que eu fosse criar não seriam tratado com tanto dengo. 

Sabedora da minha tristeza, minha tia Ester, tratou de me enviar uma cadela, a Pantera Regina.

É difícil ignorar a doçura da Pantera Regina, porém me mantenho arredia para o próprio bem dela, entretanto, cuido direitinho, difícil é resistir ao sorriso dela, logo cedo ao me ver. 

Nem sabia que cachorro sabe sorrir (rsrs). O certo é que, quando me ver, a cadela mostra os dentes e me dá uma lambida nas pernas.

O fato de não dar mais carinho excessivo aos animais é fruto dessas perdas repentinas porque sempre os tratei feito crianças com carinho especial e acabaram tendo fins trágicos. 

Aliado a isso, os gatos que me apeguei, filhos da finada Mimi que morreu de parto, o Tom e o Keiser, os quais também morreram.

Analogicamente isso já aconteceu com pessoas as quais mimei demais. Essa é a colocação correta ou então tais pessoas não souberam valorizar o carinho recebido. 

De fato, é preciso olhar por este ângulo, há pessoas que se acham, quando se sentem a última bolachinha do pacote.

Não quero generalizar, acredito que existem pessoas que gostam de carinho não se importando com a quantidade recebida, sabendo valorizar quem o dá. 

Lembro-me de que certa vez, alguém me disse: com essa meiguice toda, você me deixa totalmente desarmado, levando tudo o que tenho sem fazer esforços.

De lá para cá, parece-me que esse foi um caso raro. Mas é tão bom saber que ainda existem pessoas sensíveis neste mundo ardiloso e materialista. 

Todavia, prefiro não arriscar, ofertando de graça meu carinho, antes vou procurando saber até onde vai a sensibilidade das pessoas que conheço. 

Bom dia a todos.

domingo, 8 de dezembro de 2013

JESUS - A ESTRELA DA MANHÃ



"Eu o vejo, porém não agora; eu o contemplo, porém não de perto. De Jacó nascerá uma estrela e de Israel levantará um cetro que ferirá as fontes de Moabe, e a cabeça de todos os filhos do orgulho."
(Números 24:17)


O Antigo Testamento já profetizava a vinda de Jesus, filho de Deus, a esta Terra e um dos seus símbolos é a estrela, Ele existe muito antes da fundação do mundo, como bem expressa João 1:1 a 3.


"No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus e era Deus.
Ele estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito."

Não foi à toa que os reis magos do Oriente a viram e foram procurar o perturbado Herodes, perguntando:


"... Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo."
(Mateus 2:2)

Isso deixou Herodes perplexo que tratou de convocar os religiosos da época para saber onde teria nascido o rei dos judeus e como conheciam as escrituras, os religiosos deram a informação precisa baseado em Miqueias 5:2.


"E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as cidades de Judá, porque de ti sairá o chefe que governará Israel, meu povo."
 
Sagazmente, Herodes passa a informação, salientando: 

"Ide e informai-vos bem a respeito do menino. Quando o tiverdes encontrado, comunicai-me, para que eu também vá adorá-lo." 
(Mateus 2: 8).

Assim, os reis seguiram a estrela, foram a Belém, ofereceram presentes a Jesus, mas foram avisados em sonhos por anjos para não  retornarem a Jerusalém.


Percebemos que as escrituras não falham e o próprio Senhor afirmou de si mesmo em Apocalipse 22:16:


"Eu, Jesus, enviei o meu anjo para dar a vocês este testemunho concernente às igrejas. Eu sou a Raiz e o Descendente de Davi, e a resplandecente Estrela da Manhã."




Neste mês em que estamos comemorando a maior festa da cristandade, quero dizer que Jesus é presente na vida de todos aqueles que aceitam o convite da salvação. 

Nada é forçado, aceita quem quiser, entretanto, para todos que o aceitaram, Ele se faz presente nos momentos mais escuros da vida, iluminando caminhos, amenizando as dores e ajudando-nos a carregar a nossa cruz até o dia em que O veremos face a face e descansaremos para sempre nas moradas celestiais que Ele foi preparar para todo aquele que Nele crer.

Bom dia, paz, alegria e amor, sempre.
Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do Oriente chegaram a Jerusalém
e perguntaram: "Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo".
Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado, e com ele toda a Jerusalém.

Mateus 2:1-3
: onselectstart='return false'