Arquivo do blog

sábado, 24 de novembro de 2012

Jacaré-açu: capturado dia 20/11 no Porto da Ceasa

 Imagens: Internet
Ele tem mais de quatro metros ...


Morava perto do Encontro das Águas, numa restinga ... próximo ao bairro da Compensa.


Pesa 170 quilos, tem aproximadamente 30 anos e está sendo cuidado no INPA - Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia. Não é uma beleza?

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Aproveite o Trem que Passa ...



“Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É saber falar de si mesmo. É não ter medo dos próprios sentimentos”
(Fernando Pessoa)

Há pessoas que vão fazendo escolhas erradas pela vida e aos poucos vão se acomodando, desanimadas, aceitando situações impostas pela vida sem que nem tenham coragem de reagir.

Vivem num estado de espírito permeado de problemas, sem conseguirem sair de si mesmos, sem verem que a vida lá fora é muito mais colorida e maravilhosa, quando sabemos usufruí-la com responsabilidade.

Não é a libertinagem que nos conduz a viver momentos intensos de alegria mas sim as amizades sinceras e por que não, um amor especial? O que  faz a diferença em nossas vidas são as gargalhadas que damos de alegria, bem como o carinho compartilhado ao longo da estrada. 

Verdadeiramente, há pessoas que não são felizes porque não querem, porque deixam as oportuinidades passarem em suas vidas, perdendo o trem que as levariam a um estado de espírito que as isolariam desses problemas sufocantes da vida diária e esse trem é a nossa válvula de escape diante de uma vida fechada, tediosa  e medonha. 

Desanimar diante da vida, não sair de casa, deixando de entrar no trem, não se socializar, não assumir sentimentos que afloram na alma é condenar-se por medo, é olhar a peça teatral da vida sem participar. Somos todos personagens principais e antes que não haja mais tempo devemos entender que:


"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."
(Charles Chaplin)


E já que hoje é sexta-feira que tal investir em si mesmo e sair dessa toca escura? Pare de ter pena de si mesmo/a e então, se arrume, sorria, pense diferente porque cada dia que passa, amigos/as, nunca mais irá voltar. Um beijo grande, eu vou fazer o meu papel. Carpe Diem!

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Lá no Tarumã


Ontem, passei o dia num sítio com os funcionários da escola. O sítio fica a 45 km de casa e está localizado no Bairro Tarumã, local onde a selva se mostra com toda a sua exuberância. Saí um pouco do meio do pessoal e fui esfriar o corpo em águas doces.

Na selva, é comum encontrarmos riachos e pequenas cachoeiras. As mais lindas cachoeiras desse bairro, já foram poluídas devido a invasão de pessoas que por não terem onde morar, se instalaram nesse local sem que as autoridades tomassem alguma providência pra cortar o mal pela raiz.


Ainda assim, a floresta é imensa e Manaus está localizada no interior da selva. Paralelo a esse problema, também temos as construtoras que constroem conjuntos de apartamentos cada vez mais. O crescimento da cidade está se dando de forma vertical.

Lá no meu isolamento fiquei refletindo, olhando aquela maravilha verde dentro da cidade e disse comigo mesma: "a nossa floresta será a última a entrar em extinção porque dentro de Manaus a selva ainda resiste, até quando não sei." Vejam esta cachoeira que fica no Tarumã, próximo ao aeroporto:


Admirando a natureza, lembrei-me de um antigo provérbio indígena:
"Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído é que o homem perceberá que não pode comer dinheiro." (Provérbio Indígena)
Bom dia a todos vocês.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Quando o Passado é uma Prisão


"Viver no passado é uma ocupação tola e solitária; olhar para trás tensiona os músculos do pescoço, e faz com que você se encontre com pessoas que não estão mais no teu caminho." 
(Edna Ferber)

No começo deste ano, numa  manhã de muito calor, eu passeava pelo centro da cidade, quando parei em um bar para tomar um refrigerante. Um senhor muito educado me atendeu. Como sempre, a mesma pergunta que os idosos gostam de fazer, ele fez a mim: tens namorado?

Não, respondi, sorrindo. Ele então começou a fazer sucessivas perguntas como se fosse um interrogatório. Depois de argumentar e tirar a curiosidade dele sobre a minha vida, olhei na parede do bar e vi um quadro antigo ainda em preto e branco, era o rosto de uma mulher jovem que transmitia serenidade. 


Logo perguntei quem era a mulher. De repente, os olhos do homem se encheram de lágrimas e começou a contar a história dele. A mulher da foto era sua noiva que falecera dias antes do casamento. Ele se manteve anos e anos sozinho, traumatizado, vivendo de lembranças passadas.

Tudo naquele bar era rústico, não havia nada que lembrasse os dias atuais, parecendo que aquele homem parara no tempo no dia em que a noiva faleceu. Ouvi atentamente a história dele, não dei minha opinião, terminei de tomar o refrigerante, paguei e saí de lá perguntando a mim mesma:

- Como pode alguém ficar atrelado ao passado tanto tempo? Até as roupas do homem eram antigas e muito usadas, desbotadas pelo tempo. Penso que a despeito do que acontece com a gente, o tempo passa, não retrocede nem estaciona a nossa espera. O momento de sermos felizes será sempre no presente.

Traumas existem e nunca vão deixar de existirem, cabe a nós vencê-los e fazermos de tudo para sermos felizes por aqui porque a vida é uma só. Assim, temos o dever de nos darmos uma, duas ou mais chances, pois engana-se quem pensa que só amamos uma vez na vida.

Evidente que se nos fecharmos para o mundo, nada vai acontecer. Por isso, é importante despertamos para o amor, antes que envelheçamos presos a um passado morto que nada vai contribuir para a nossa alegria e felicidade. Perdeu um amor? Levante-se já, outro virá, basta que escancares a porta do coração para o novo que é sempre mais lindo e encantador do que velhas lembrança, mofas e amareladas pelo tempo.
Beijos no coração.  
: onselectstart='return false'