Arquivo do blog

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Sou Feliz e Você?


"Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história."
(Augusto Cury)

Felicidade é viver sem preocupação e sem medo. Cada vez que me alegro, cada vez que dou uma gargalhada, eu estou feliz. Há quem coloque a sua felicidade nas mãos de um homem ou de uma mulher, dessa forma, deixa a vida restrita a uma só pessoa e por isso, sofre.

Se aparecer alguém que nos faça feliz, maravilha, caso contrário, há muitas coisas boas na vida, por isso, convém focarmos naquilo que nos traz alegria, seja o trabalho, um curso, um passeio ou outra atividade que não seja necessariamente  a busca de um amor impossível ou não correspondido.

Sou feliz porque tenho um cérebro que pensa e um coração que ama as pessoas. Sou feliz porque quando durmo e o sono é irmão da morte, Deus deixa a minha máquina física trabalhando sem eu fazer nenhum esforço.

Sou feliz porque mesmo errando, o Senhor me dá uma página nova pra fazer diferente no outro dia, com o nascer do sol, podendo recomeçar novamente do zero, evoluir e aprender com os meus erros.



Sou feliz porque não passo necessidade, não me falta o pão de cada dia e vou levando a minha vida de forma simples, sem grandes ambições pois dessa vida não vou levar nada. Tudo que é bem material, nada disso vai caber na minha partida até o túmulo.

Ah, eu sou feliz porque sou bonita e essa beleza vem de dentro pra fora, ilumina meus olhos e meu semblante, refletindo a grandeza do amor de Deus; e o que mais? Bom, a alegria nos rejuvesnece e com fé vou seguindo com Jesus no coração, se caio, ele me levanta. 



Só de saber que Jesus está comigo, não temo nenhuma queda haja vista que sei  que Ele, o Senhor me tirou e me tira sempre que for preciso do mais profundo poço. Aleluia.

 "...mas os que confiam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão." 
(Isaías 40:31)

Lindo fim de semana a todos vocês.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Memórias ...

“Lutei para escapar da infância o mais cedo possível. E assim que consegui, voltei correndo pra ela.” (Orson Welles)

Memórias

Scarlet Mayara

Aqui nestes meus versos
navego rumo à infância
faço um breve retrocesso:
nada tive em abundância.
Nesta fase da existência
num mundo feito de sonho
nem tinha a consciência
do meu viver tão medonho.


Ainda ouço minha avó falar,
dizendo a cada dia:
Onde nós vamos parar
com esta carestia?
Eu remava uma canoa
no rio Negro - que alegria!
Mas o que seria carestia?
se minha vida era boa?
 O tempo passou lentamente
com  problemas até demais
e a minha infância inocente
foi ficando para trás.




Na adolescência enxerguei
as grandes dificuldades
que os meus pais enfrentavam
pra nos dar dignidade.
O que passei não ignoro
está vivo na minha memória
mas não lamento nem choro
faz parte da minha história.
Se fui feliz ou infeliz
isso já não mais importa;
se amei quem não me quis
nada disso importa agora.




Assim, entre rosas e espinhos,
prossigo nesta jornada,
carregando esta certeza:
- tudo na vida passa! 

Bom diaaa, mesmo, amados e amadas!

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Exoneração do Quinteto Fantástico: Notícias Locais


O governador Omar Aziz (PSD) anunciou na manhã desta quarta-feira (30) que vai exonerar os cinco delegados da Polícia Civil do Estado conhecidos como `Quinteto Fantástico’.Laura Câmara, Indra Celani Leal, Herbert Ferreira Lopes, Caio César da Rocha Medeiros Nunes e Thomaz Vasconcelos são acusados de ocuparem os cargos por meio de manipulação de concurso público em março de 2009. (Jornal A Crítica, 30/05/2012)


Pois é, enfim os pilantras serão exonerados; fiquei cá pensando com meus botões: quantas pessoas já perderam vagas nos concursos por este Brasil afora? 

Esse caso só veio à tona porque um dos desclassificados é da elite e acionou a justiça. O Jornal A Crítica pressionou e está aí o resultado. 

Agora fica aquela dúvida no ar por parte de quem vai fazer concurso: será que vão roubar meu lugar? 

É, meus amigos, fica complicado a situação do povo, diante de um barril de pólvora como esse. 

Fico por aqui, desejando um lindo dia a vocês. Aqui chove muito, ainda bem, o calor estava insuportável.

Ações: frutos bons e Maus

"Ao longo da vida pessoas o deixarão furioso, o desrespeitarão e o tratarão mal. Deixe Deus lidar com as coisas que eles fazem, causar ódio em seu coração o consumirá também."  (Will Smith)
 
 A violência nas grandes cidades tem se tornado insuportável.  Vivemos num tempo difícil em que parece que nos tornamos prisioneiros dentro da nossa própria casa e a desconfiança em relação às pessoas vai tomando proporções gigantescas.

É complicado sair à noite e por aqui, a partir das 22 horas, as ruas estão desertas e o que nos ajuda muito é a internet mas  até nela a violência se faz presente em forma de palavras, de roubo de contas, de senhas e etc.

Vivemos na insegurança e num clima de medo, com isso, não conseguimos confiar em ninguém totalmente porque a qualquer hora poderemos ser surpreendidos com uma calúnia ou traição.

Somente pelas ações das pessoas poderemos identificar o nível de seus caracteres e caráter está em falta, é escasso, por isso, quem tem alguém em que pode confiar, tirou na loteria da amizade.

É mister sabermos escolher nossas amizades e é melhor contar com um amigo verdadeiro do que ter cem amigos de aparência e para sabermos distinguir bem é preciso darmos tempo para analisar as ações de determinadas pessoas que tencionamos ter por amiga ou amigo.

John Locke, filósofo inglês que viveu no sec. XVIII já dizia:


"As ações dos seres humanos são as melhores intérpretes de seus pensamentos."

Assim, a maldade, a inveja, a ingratidão são frutos  que brotam do coração de uma alma perversa. Jesus usava muito de metáforas e aconselhava seus discípulos, advertindo-os sempre com uma linguagem fácil de entender. Vejamos o que Ele falou acerca dos falsos profetas que bem serve para usarmos em relação a falsos amigos:

MATEUS 7: 17 a 19

"Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.  Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo."


Dessa forma, as atitudes são frutos de nosso interior. Retomando o tema da violência, posso afirmar que muitas vezes, é melhor buscar a paz dentro de nós pois na nossa cidadezinha interior não temos inimigos, se mantivermos nossos corações puros em constante ligação com Deus. Segundo Jesus:"o reino de Deus está dentro de vós."  
(Lucas, 17.21).  

O "Reino de Deus", pelo mestre Jesus é isto: a verdade, a paz, a alegria e o amor; esses tesouros indestrutíveis ladrão nenhum pode roubar de dentro de nós, amigos e amigas, guarde essas palavras no seu coração e nunca se esqueça o que São Paulo escreveu:

ROMANOS 8:38-39

  “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.”  

 

Não desanime nunca. Viu a primeira imagem postada? Pois é, ela existiu na mente do pintor e é num local assim que procuro viver, em paz, curtindo minhas coisinhas dentro desta cidade que está no meu  interior.  Beijo grande e paz a todos. 

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Às Margens daquele Rio


"Quando a alma vaga por locais ermos, acaba ficando presa numa ilha chamada solidão."

Às Margens daquele Rio

Scarlet Mayara


Olhei o rio em prantos,
sofrendo triste e abatida
por alguém que foi embora
sem nem haver despedida.
Deitei-me às margens do rio
na solidão que havia
sentindo em minh'alma o frio
da solidão que fazia.
Não queria que ninguém visse
minha  alma a prantear
então um banzeiro me disse:
- calma, ele há de retornar.
Com os olhos fechados
me dominou a alegria
sem saber que na verdade
às margens do rio, eu dormia.
Outro banzeiro chegou
de súbito, eu acordei
lembrei-me do meu amor
e às margens do rio, eu chorei.
Chorei por estar sozinha
chorei por não ter mais brio
e escureceu a alma minha:
nas margens daquele rio.

Here Comes the Sun - Beatles (Legendado)

domingo, 27 de maio de 2012

Liberdade e Vícios.


"Quem é bom, é livre, ainda que seja escravo. Quem é mau é escravo, ainda que seja livre." 
(Santo Agostinho)

Quem não quer se sentir livre? Todos. Adolescentes então, sonham com essa liberdade de quererem fazer tudo, sem dar satisfação a ninguém. Mas liberdade tem um preço, o preço de sermos responsáveis por tudo aquilo que fazemos, pelos caminhos que andamos e pelos amigos que escolhemos.

Querer fazer tudo sem dar satisfações e depois correr para casa levando problemas para os pais resolverem, é ser extremamente irresponsável. 

Quem acha que pode fazer tudo mas não tem condições de assumir seus erros, arcando com as consequências, engana-se pensando que é livre. 

Costumo dizer a meus alunos que o uso de drogas, por exemplo, não se justifica nos dias atuais e quem adentra neste beco, trai a própria família, a escola e até mesmo a sociedade que por meio da mídia explica os malefícios da mesma. 

Ser livre, não é sair por aí, com o intuito de se exibir para os amigos, aceitando imposições do grupo só para demonstrar que é forte pois ninguém é forte diante da ação das drogas. 

As drogas fazem com que filhos se tornem, na maioria das vezes, ladrões dos próprios pais e essa é uma cruz que os pais não merecem carregar.

Mas o que é liberdade? Busquei em Sócrates que nasceu em Atenas a 470 anos a.C, o conceito de liberdade, leiamos:

"A liberdade consiste no auto domínio no controle dos impulsos passionais, no domínio ante o desfrutamento do prazer. Portanto, homem livre é aquele que domina seus impulsos e não se deixa escravizar por eles."


Então, de acordo com o conceito de Sócrates, ser livre não é fazer tudo o que se quer. Quantas pessoas andam em buscas de drogas e sexo levando uma vida desenfreada, sem conseguirem desfrutar de uma vida livre e saudável?


Os vícios e as paixões acorrentam as pessoas porque as lançam no poço mais nojento da vergonha, roubando-lhes a marca peculiar indelevelmente marcada na alma de todo ser humano: as virtudes, tornando-os, desta forma,  prisioneiros dos vícios que escolheram para si.


As escrituras sagradas afirmam assim sobre a nossa liberdade nas palavras de Paulo:

1 CORÍNTIOS 6:12
“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas”

É maravilhoso poder ler algo que foi escrito há mais de 2000 mil anos atrás e ainda continuar sendo tão atual. 

Entendo que o segredo, meus amados e amadas, para usufruírmos a nossa liberdade plena está em termos domínio próprio sobre tudo aquilo que poderá nos fazer mal e se conhecermos a nossa natureza humana, as nossas fraquezas é melhor nos desviarmos  dos caminhos que possam nos conduzir para o túmulo visto que nem todos os caminhos nos levam a Deus ainda que nos pareçam a nossos olhos caminhos floridos, leia de novo:

Provérbios 14.12

"Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte."

Vamos nos deixar guiar pelo bom senso, pelos conselhos de nossos pais e pela palavra de Deus, para podermos ser exemplos não pedras de tropeço para as gerações atuais, futuros adultos do amanhã. 

Paz e bem a todos que neste domingo passarem por aqui e aos que passarão durante a semana. Aqui faz um lindo dia de sol. 
: onselectstart='return false'