Arquivo do blog

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Sobre a Derrota


Nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos - Recados e Imagens para orkut, facebook, tumblr e hi5



A floresta estava em alvoroço porque precisava eleger o sucessor do leão, preste a se aposentar e havia uma leoa que tinha três leõezinhos, no entanto, apenas um poderia reinar na selva. O macaco assanhado tratou de convocar uma reunião para decidirem quem assumiria o poder na floresta. Depois de muito discutirem, finalmente decidiram que os leõezinhos deveriam passar por um teste, o que vencesse, seria o rei da comunidade animal. A porta voz da floresta, dona Loura, tratou de comunicar aos leõezinhos o que foi acordado e assinado na reunião:
– Bem, senhores leões, encontramos uma solução desafiadora para o problema. A solução está na Montanha Difícil.
– Montanha Difícil? Como assim?
– É simples, ponderou dona Loura. Decidimos que vocês três deverão escalar a Montanha Difícil. O que atingir o pico primeiro será consagrado o rei dos animais.
A Montanha Difícil era a mais alta entre todas naquela imensa floresta.
No dia combinado, milhares de animais cercaram a Montanha para assistir a grande escalada. O primeiro filhote  tentou. Não conseguiu. Foi derrotado. O segundo tentou. Não conseguiu. Foi derrotado. O terceiro tentou. Não conseguiu. Foi derrotado.
Os animais estavam curiosos e impacientes, afinal, qual deles seria o rei, uma vez que os três foram derrotados? Foi nesse momento que uma  sábia águia, idosa na idade e grande em sabedoria, pediu a palavra:
– Eu sei quem deve ser o rei!!!
Todos os animais fizeram um silêncio de grande expectativa.
– A senhora sabe, mas como? todos gritaram para a águia.
– É simples – confessou a sábia águia – eu estava voando entre eles, bem de perto e, quando eles voltaram fracassados para o vale, eu escutei o que cada um deles disse para a montanha.
O primeiro leão disse:
– Montanha, você me venceu!
O segundo leão disse:
– Montanha, você me venceu!
O terceiro leão também disse:
– Montanha, você me venceu, por enquanto! Mas você, montanha, já atingiu seu tamanho final, e eu estou crescendo.
– A diferença – completou a águia – é que o terceiro leão teve uma atitude de vencedor diante da derrota e quem pensa assim é maior que seu problema: é rei de si mesmo, está preparado para ser rei dos outros.
Os animais da floresta aplaudiram entusiasticamente ao terceiro leão que foi coroado rei entre os reis. (La Fontaine - adaptado)

Moral da história: todos enfrentamos derrotas, mas não é por isso que vamos ficar arriados no chão feito tapete para todos pisarem. Não, não. Tudo na vida é momentâneo, nada é eterno. 

Ao cairmos, devemos nos levantar logo, reconhecer a derrota e nos prepararmos psicologicamente para outros desafios que virão, ficar se lamentando não nos levará à vitória nenhuma - é atraso de vida.  

Como já dizia Bolívar: "a arte de vencer se aprende nas derrotas."Um beijo enorme a todos, finalmente começou a cair uma chuvinha para amenizar o calor. 

Bom dia.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Nos sonhos



Quando o cansaço  me abate,
durmo e minh'alma sonha
esquecendo-me dos combates
e desta lida  medonha.
No universo dos sonhos,
naufrago em devaneios,
adentro no rio risonho
e sobre ele passeio.
No ritmo do banzeiro,
a minha alma se alegra,
sentindo a brisa e o cheiro
do puro ar da floresta.
Num viver triste e roto,
onde tudo tem seu preço,
esqueço o mundo todo,
quando enfim adormeço.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Persistindo sempre no alvo



A mensagem de hoje vei para você, meu amigo e minha amiga que andam cansados de lutar para obter o que tanto querem. 

Primeiro vamos ler esta parábola contada por Jesus:

"Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus nem se importava com os homens. E havia naquela cidade uma viúva que se dirigia continuamente a ele, suplicando-lhe: 'Faze-me justiça contra o meu adversário'. 
Por algum tempo ele se recusou. Mas finalmente disse a si mesmo: 
"Embora eu não tema a Deus e nem me importe com os homens, esta viúva está me aborrecendo; 
vou fazer-lhe justiça para que ela não venha mais me importunar' ". 

Jesus está se referindo ao fato de termos que estar sempre em oração sem esmorecer. A pobre viúva representa qualquer um de nós e é através dela que Jesus nos aconselha a não desanimarmos de nossos objetivos, mas insistir em oração, quantas vezes for necessário, tendo, é claro, que fazermos a nossa parte, além de orar. 

A viúva correu atrás do que necessitava dia a dia até cansar o juiz; esta fábula cabe bem aos dias atuais, pois os processos que chegam à justiça demoram muito para serem resolvidos. Vejamos como Jesus conclui a fábula:
 
E o Senhor continuou: 
"Ouçam o que diz o juiz injusto. Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite? Continuará fazendo-os esperar? Eu digo a vocês: Ele lhes fará justiça e depressa. Contudo, quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra?"
(Lucas 18:1-8)

Obervamos que o Senhor insiste para que oramos porque Deus responde as orações dos seus filhos. No entanto, o final do versículo antecipa o futuro, quando Jesus assim diz:  

 "Contudo, quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra?"

Creio que já estamos vivendo esses tempo citado por Jesus. Muitas igrejas estão caindo no descrédito e muitas pessoas perderam a fé, a prova disso é a vida devassa que levam, o desrespeito e rebeldia aos pais, a violência descomunal,  bem como a corrupção que assola os vários setores da sociedade. 

No início desta semana peço que orem, não desanimem visto que Deus escuta a oração de quem trilha o caminho da verdade e da justiça. Beijos
: onselectstart='return false'