Arquivo do blog

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Mais uma Noite ...


Mais uma noite difícil e estive pensando que o Brasil pára uma semana visando a festa de carnaval. Isso significa que vou amargar mais uma semana de dores porque tenho que marcar exames e até fazê-los ... sei não, isso me desanima.

Vou ficar à mercê das dores e do feriado. Atenção, pessoal, fiquem alerta, qualquer ruptura nesse tal de menisco é grave. Agora estou usando duas medicações, apenas para dor. 

Uma eu tomo ao dia e a outra à noite. Hoje, depois de rolar na cama e levantar várias vezes, lembrei de um soneto de Álvares de Azevedo. Vou deixar aqui para vocês lerem, é triste, é pesaroso e retrata as dores da alma do poeta.

Álvares de Azevedo

(Adeus, meus sonhos)

Adeus, meus sonhos, eu pranteio e morro!
Não levo da existência uma saudade!
E tanta vida que meu peito enchia
Morreu na minha triste mocidade!

Misérrimo! votei meus pobres dias
À sina doida de um amor sem fruto...
E minh’alma na treva agora dorme
Como um olhar que a morte envolve em luto.

Que me resta, meu Deus?!... morra comigo
A estrela de meus cândidos amores,
Já que não levo no meu peito morto
Um punhado sequer de murchas flores! 

\o/

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Passando por Aqui


Não quero falar de tristezas, vou deixá-las embaixo da cama, rsrs. Nessa noite que passou, tive febre alta, então me cobri com dois cobertores da cabeça aos pés, mesmo assim, tremia muito e acabei adormecendo, não sem antes pensar que dessa vez, finalmente acordaria no paraíso.

Ainda não foi dessa vez mas para falar a verdade, com o peso dos cobertores, sem tomar um anti térmico, ah ... para mim, eu já estava a caminho da volta para casa.

Ao sair daqui desse recanto, vou voltar ao aconchego do meu quarto e novamente, dormirei. Estou tentando, rsrs, escrever algo engraçado porém não estou conseguindo, isso porque as dores se intensificam dia a dia. Desejo um lindo fim de semana a todos, na paz do Senhor.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Quem se Importa Conosco ?

"Já estava escrito que na vida eu passaria por isso. Estava escrito mas nunca estou preparada, o luto e a tristeza infinita sempre me pegam de surpresa."
(Scarlet)

Noite longa, tristeza ainda maior.
No deserto, lá estava eu .. deserta.
A escuridão da noite enlutava meu ser
e vaguei por caminhos espinhosos e inóspitos,
tendo por companheira, a velha amiga solidão.
O que importa a escuridão que faz lá fora
se mais escura está a minh'alma ?
O que  importa, se durante o dia,
nem consigo ver o resplendor do sol,
se meus olhos magoados estão constantemente
derramando lágrimas?
O que importa, se durante o dia longo,
não vislumbro o fim do túnel, nem vejo saída no labirinto,
quando numa ãnsia louca,  querendo me livrar desse espinho
adentro nas águas também escuras do Negro,
na tentativa de afundar devagarinho, lentamente pra não mais retornar?
O que importa, você se importa? Quem se importa, afinal conosco?
Só um se importa em me trazer à tona para enxergar a luz.
Só um ... quando todos me abandonam, só um fica, só um volta,
e com amor à porta que liberta, Ele me conduz.
Ainda que  as  negras sombras persistam em cair pesadas por sobre mim,
não passo por esse transe sozinha, sigo débil - jamais derrotada
carregando minha cruz nos braços de Jesus.
Só Ele se importa - ninguém mais.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

As Humilhações Passadas na Infância

"É uma grande covardia descarregar frustrações nas crianças que não pediram pra nascer. Elas são indefesas e frutos da irresponsabilidade de quem deveria passar pela vida sem ter direito por lei, a terem filhos. " 
(Scarlet)

É na infância que nascem os traumas que se refletirão dolorosamente na vida do futuro adulto. Uma criança que passou profundas humilhações advindas dos pais, terá grande entraves na sua vida psicológica e  social. 

A mágoa que levará adiante a  tornará um adolescente problemático e revoltado, tendo sérios  problemas  de relacionamentos seja no ciclo social a que faz parte, na vida familiar ou mesmo na vida amorosa visto que não recebeu carinho, por isso, não saberá dar.

Somos, emocionalmente,  aquilo que fizeram de nós na infância, fase decisiva para a formação da personalidade. Desta forma, pais carrascos e autoritários que humilham as crianças, que não são afetuosos e não as respeitam,  contribuem decisivamente para a formação da personalidade de filhos tímidos, dotados de um espírito sem iniciativa e em consequência dessa  educação capenga, a presença  da baixa auto-estima é fator decisivo para que no futuro, os filhos se sintam inadequados para enfrentarem os desafios da vida. É neste contexto que vamos encontrar as origens de adultos negativos e pessimistas.

A propósito, por falar em baixa auto-estima convém compreendermos o significado da palavra 'estima' para entendermos melhor o contexto de uma criança oriunda de lares onde os pais não têm  condições psicológicas para educar uma criança. 

"Estima"  é o sentimento do respeito, da admiração, da alegria que devemos ter dentro de nós e é produto das relações vivenciadas com a família. Assim, uma criança que é sempre desmoralizada, agredida emocional e fisicamente terá propensão a ser vítima da baixa auto-estima

Infelizmente, muitos pais se quer têm dentro de si  carinho para ofertar aos filhos, pelo contrário, os tratam como se fossem  os responsáveis por suas mazelas o que não é verdade. 

A consequência dessa falta de amor e educação tornará a criança  um adulto que não  se vê como uma pessoa digna de ser amada, respeitada e valorizada, antes e acima de tudo, por si própria. Portanto,  a vida psicológica de  de muitas pessoas  é destruída no lar, no decorrer da infãncia pelos próprios pais.

Assim, entendo que "quem não pode com o pote não pega na rodilha"  esse é um ditado daqui da minha região, em outras palavras, é irresponsabilidade colocar crianças no mundo sem as devidas condições emocionais e financeiras. É ignorância.

Beijos e lindo dia.
: onselectstart='return false'