Arquivo do blog

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

As Humilhações Passadas na Infância

"É uma grande covardia descarregar frustrações nas crianças que não pediram pra nascer. Elas são indefesas e frutos da irresponsabilidade de quem deveria passar pela vida sem ter direito por lei, a terem filhos. " 
(Scarlet)

É na infância que nascem os traumas que se refletirão dolorosamente na vida do futuro adulto. Uma criança que passou profundas humilhações advindas dos pais, terá grande entraves na sua vida psicológica e  social. 

A mágoa que levará adiante a  tornará um adolescente problemático e revoltado, tendo sérios  problemas  de relacionamentos seja no ciclo social a que faz parte, na vida familiar ou mesmo na vida amorosa visto que não recebeu carinho, por isso, não saberá dar.

Somos, emocionalmente,  aquilo que fizeram de nós na infância, fase decisiva para a formação da personalidade. Desta forma, pais carrascos e autoritários que humilham as crianças, que não são afetuosos e não as respeitam,  contribuem decisivamente para a formação da personalidade de filhos tímidos, dotados de um espírito sem iniciativa e em consequência dessa  educação capenga, a presença  da baixa auto-estima é fator decisivo para que no futuro, os filhos se sintam inadequados para enfrentarem os desafios da vida. É neste contexto que vamos encontrar as origens de adultos negativos e pessimistas.

A propósito, por falar em baixa auto-estima convém compreendermos o significado da palavra 'estima' para entendermos melhor o contexto de uma criança oriunda de lares onde os pais não têm  condições psicológicas para educar uma criança. 

"Estima"  é o sentimento do respeito, da admiração, da alegria que devemos ter dentro de nós e é produto das relações vivenciadas com a família. Assim, uma criança que é sempre desmoralizada, agredida emocional e fisicamente terá propensão a ser vítima da baixa auto-estima

Infelizmente, muitos pais se quer têm dentro de si  carinho para ofertar aos filhos, pelo contrário, os tratam como se fossem  os responsáveis por suas mazelas o que não é verdade. 

A consequência dessa falta de amor e educação tornará a criança  um adulto que não  se vê como uma pessoa digna de ser amada, respeitada e valorizada, antes e acima de tudo, por si própria. Portanto,  a vida psicológica de  de muitas pessoas  é destruída no lar, no decorrer da infãncia pelos próprios pais.

Assim, entendo que "quem não pode com o pote não pega na rodilha"  esse é um ditado daqui da minha região, em outras palavras, é irresponsabilidade colocar crianças no mundo sem as devidas condições emocionais e financeiras. É ignorância.

Beijos e lindo dia.

2 comentários:

  1. Ricardo Americofevereiro 04, 2013

    Querida amiga, é com satisfação que visito este blog mais uma vez, lindas mensagens e poesias; acredito que para conhecê-la melhor, basta ler e refletir nas palavras aqui escritas.
    Conforme a mensagem acima, temos a respnsabilidade de cuidar de quem amamos, inclusive das crianças, essa estima é de grande valia! Abração, Scarlet!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ricardo: é .. vc é um homem muito sensível. Está conseguindo entrar no meu diário de bordo mental. No momento, estou numa fase onde me vejo literalmente submergida por águas turbulentas. Mas não estou só. Jesus está comigo. Beijos

    ResponderExcluir

Comentários são bem vindos.Será um prazer ler a tua opinião.

: onselectstart='return false'