Arquivo do blog

sábado, 15 de outubro de 2011

Dia do Professor .. Juramento do Curso de Letras.

                                               JURAMENTO DO CURSO DE LETRAS

“Prometo buscar na essência das palavras o significado da enunciação. E nessa busca, ser algo mais que um professor, um mestre que quer dignificar sua profissão e ser para meus alunos um exemplo de luta constante à procura da sabedoria. Como profissional das Letras, terei como ferramenta de trabalho a língua em suas diversas manifestações, procurarei valorizar as várias culturas em seu todo e em suas partes. No estudo e ensino de línguas e literaturas, promoverei o saudável intercâmbio ou confronto de idéias despertadas pelos povos ao redor do planeta. Enfim, aproveitando-me do poder das palavras, colaborarei para a interação e paz entre os seres humanos, seja lecionando, traduzindo, pesquisando, criticando, ou mesmo conversando.”


Desde criança, sempre achei a profissão bonita:ensinar . Admirava minha professora de tabuada e só não entendia porque vivia tão modestamente; na minha mente de criança, professores deveriam ser bem remunerados e creio que a maioria das crianças pensam assim. A verdade é que, embora passem  quatro anos numa faculdade, os professores não recebem o que merecem, tendo muitas vezes que acumular os três turnos, para poderem terem uma renda capaz de manter a família. Quando chegam ao turno da noite, já estão esgotados mentalmente. Professores e alunos desmotivados; alunos por terem tido um dia cheio de trabalho e ter que correr atrás de um tempo perdido; professores porque trabalharam também o dia inteiro. O cansaço mental é terrível. Fora o trabalho extra classe, como corrigir textos, pesquisas, etc. Quando fui à Suíça me surpreendi com o alto salário de professores de crianças, país desenvolvido é outra mentalidade. O governo não investe em educação  porque não é vantagem para os políticos a formação de cidadãos críticos. É mais fácil manipular em caso de eleição, pessoas comuns que satisfazem com um auxílio em alimentação. Estamos longe de evolur em termos de qualidade de educação, bem que tentamos, mas trabalhar num sistema de exploração é muito difícil e a aprendizagem dos alunos fica comprometida, mas num governo onde o que vale é a quantidade de diplomados cujo índice de aprovados é o que conta,  vejo cada vez distante uma melhoria na educação popular. Li uma pergunta de uma aluna que se dizia matriculada para o vestibular 2012 - nem respondi visto que o nível da garota era de quem tinha a terceira série do ensino fundamental. Hoje é o Dia do Professor e lamentavelmente não temos muito o que comemorar a não ser a alegria de ensinar.


Scarlet Wind

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Passe pela Vida, semeando Flores, não dores !

                  
"Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos."  Provérbio Chinês

: ♥´¨*♥.¸¸.«♥»-(¯`♥´¯)-»♥»..¸¸.♥*¨`♥
( `♥.¸ Semeie flores...¸.'♥´)(¸.♥´
`♥.¸ ) colherá o perfume.¸.'♥´)(¸.´♥
( `♥.¸ Semeie o carinho...¸. ♥'´)(¸.♥´
`♥.¸ ) colherá a amizade.¸. ♥'´)(¸.♥´
( `♥.¸ Semeie sorrisos...¸.'♥´)(¸.♥´
`♥.¸ ) colherá a alegria.¸. ♥'´)(¸.♥´
( `♥.¸ Semeie a verdade...¸. ♥'´)¸.♥'´)
`♥.¸ ) colherá a confiança...(¸. ♥´¸.♥'´)
( `♥.¸ Semeie a vida...¸.'♥´)´¸♥.'´)
`♥.¸ ) colherá milagres. ♥'´)´¸.♥'´)
( `♥.¸ Semeie a fé...¸. ♥'´)(¸.♥´
`♥.¸ ) colherá a certeza.¸.'♥´)(¸♥´
( `♥.¸ Semeie o amor...¸. ♥'´)(¸.♥´
`.♥¸ ) Colherá a felicidade!¸. ♥'´)(¸.♥´
♥´¨*♥.¸¸.«♥»-(¯`♥´¯)-»♥»..¸¸.♥*¨`♥


                           Mensagem enviada por Marotão, um amigão do yahoo. 

                                                       Scarlet Wind

Chuva: som bom para dormir ...

Sobre a Inveja ...


               "A inveja é a amargura que se sofre por causa da felicidade alheia." (Cícero)

Há sentimento pior que a inveja ? Que coisa triste é padecer desse sentimento vil; há pessoas que, movidas por ela, destroem os sentimentos mais nobres que existem entre um casal que se ama. A inveja trapaceia nos negócios, prejudica colegas de trabalhos e é típico de quem não consegue lutar pelas suas próprias vitórias. A inveja demonstra também incapacidade, pobreza de espírito e perversidade. Nada cai do céu, tudo é fruto de trabalho e conquistas diárias. Isso vale na vida pessoal e na profissional; para receber amor, temos que ser dignos/as, merecedores, saber cativar, não é subornando, levantando calúnias que se conquista o coração de alguém. No trabalho para vencer é preciso ser responsável e ter competência. Daí chega alguém que trabalha o suficiente pra receber um mísero ordenado e sente inveja de quem faz o melhor. A inveja existe em toda parte. Eu e Wind já padecemos demais disso, se não fosse a confiança que depositamos um no outro, já teríamos sucumbido pelas línguas invejosas e caluniosas. Poderia escrever mais sobre o assunto, mas vou deixar aqui registrada essa fábula que vai passando de geração a geração, sem que se saiba quem é o autor. Ela nos faz refletir o quanto a nossa luz incomoda invejosos, incompetentes. 
                                      
                                      A SERPENTE E O VAGALUME  
Conta a lenda que certa vez uma serpente começou a perseguir um vaga-lume. 
Este, fugia rápido, com medo da feroz predadora, e a serpente nem pensava em desistir. 
Fugiu um dia e ela não desistia, dois dias e nada...
No terceiro dia, já sem forças, o vaga-lume parou e disse a serpente:
- Posso lhe fazer três perguntas?
- Não costumo abrir esse precedente a ninguém, mas já que vou te devorar mesmo, pode perguntar...
- Pertenço a sua cadeia alimentar?
- Não.
- Eu te fiz algum mal?
- Não
- Então, por que você quer acabar comigo?
- Porque não suporto ver você brilhar...

Em toda parte existem serpentes invejosas, rancorosas, que por não ter brilho próprio, fazem de tudo para apagar a nossa luz interior. Pobres coitados ! 



                                                   Scarlet Wind

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Mais Sobre Peixes Daqui de Manaus: TUCUNARÉ ...




Peixe nobre da região e um bocado arisco. Sua carne é firme, boa para assados fritos ou à escabeche. Esse peixe tem a nadadeira dorsal raiada de espinhos cuja ação é bastante dolorida, a ponto de nos remeter à lembrança da famosa palmeira espinhenta. Seu tamanho varia  entre 30 centímetros e 1 metro. Essencialmente carnívoro, apenas animais vivos fazem parte de sua dieta: vermes, insetos, pitus, peixinhos, pequenos animais, minhocas, larvas de mosquitos e moscas, rãs, entre outros. Costuma ser insistente ao perseguir sua presa, parando apenas quando consegue capturá-las, ao contrário de outros predadores que desistem após a primeira ou segunda tentativa malsucedida.
A espécie é territorialista, defendendo um certo espaço onde se alimenta e se reproduz. São evolutivamente avançados, com padrões comportamentais muito complexos. Nas feiras livres e mercados podem ser encontrados à venda por quilo, já limpo e cortado, custando aproximadamente 15 reais o quilo. É encontrado também inteiro e o preço é o mesmo, por quilo, portanto, quanto maior, mais caro. Experimente, é muito gostoso. Não tem aí ? Em Manaus ou Belém é fácil de ser encontrado.


                                                      
                                                   By: Scarlet Wind

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Dia das Crianças ...


"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele".   ( Provérbios 22:6 )

Num mundo globalizado, cada vez mais materialista, os pais muito ocupados, recompensam os filhos com presentes; isso não deixa de ser um agrado importante mas as crianças precisam também serem orientadas no sentido cristão cujo conhecimentos os conduzirão ao futuro, preparados para enfrentarem as dificuldades que terão  pela frente; neste sentido, a fé em Jesus é um escudo de defesa em meio às fases ruins da vida. A homenagem de hoje fica para as crianças do mundo inteiro, crianças que sofrem como as da África e outras de países desenvolvidos, criadas na frieza de sentimentos, sem conhecerem o amor de Cristo, muitas vezes, sem sentirem o amor dos próprios pais. A história abaixo é dedicada a essas crianças, a Vini, a Thiago, a Milena, a Pedro Zanoni, e a criança que mora dentro de cada um de nós.
Certa vez, algumas mães trouxeram também suas crianças a Jesus. Elas queriam que ele as tocasse e abençoasse, pois tinham certeza de que ficariam felizes. Porém, os discípulos (seguidores de Jesus) quiseram impedi-las e disseram: "Que é que vocês querem? Por que levar as crianças a Jesus? Ele está tão ocupado! Além disso, elas ainda são muito pequenas. Nem podem compreender o que ele diz".
Jesus, porém, percebendo que os discípulos queriam afastar dele as crianças, repreendeu-os dizendo: "Deixai as crianças virem a mim, e não as impeçais, pois delas é o Reino de Deus". E as chamou para junto de si.
Então, as crianças, vendo o rosto sorridente e amável de Jesus, correram felizes ao seu encontro. Ele as abraçou com carinho. Todas o viram como amigo e sentiam-se muito bem em sua companhia.
E mesmo não entendendo tudo o que ele dizia, as crianças sentiam que Jesus as amava muito. E sobre suas cabecinhas, Jesus colocou as mãos e as abençoou. E disse que elas seriam felizes seguindo o caminho do bem, e que sua. bênção seria sempre uma proteção na vida delas.
Além disso, Jesus conhecia e sabia como era bonito o coração das crianças. E nelas, ele admirava principalmente a simplicidade, a pureza e a sinceridade. Por essa razão, muitas vezes Jesus usou a criança como exemplo para transmitir sua mensagem aos adultos. Veja só o que ele lhes dizia. "Se vocês não tiverem um coração humilde e uma fé confiante como as crianças, vocês não entrarão no Reino de Deus." E mais: "Aquele que não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele" (Lc 18, 15 -18).




                                                    By: Scarlet Wind

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Um espaço para Oração !

JESUS ORANDO



"Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito." ( João 15 versículo 7 )

Louvado seja o Senhor Deus que escuta nossas orações por intermédio de Cristo Jesus. Nesse momento, ó Senhor, em que me dirijo a ti, quero agradecer-te em especial por estares cuidando de Wind e de todos que passam por tribulações físicas ou mentais. Agradeço, Senhor, porque  escutas minhas preces e mesmo quando estou triste, vens acalentar minha alma, trazendo o conforto espiritual e me socorrendo em todo tempo.  Agradeço pelas duras provações a que temos passado, sabendo que tu estás no comando de nossas vidas e que cada sofrimento equivale a uma vitória que virá. Abençôa nossos amigos e aquelas pessoas que, sem motivos, não gostam de nós, abençoa-lhes para que sejam atingidos pela tua bondade e amor. Ajuda-nos a nos manter firmes nos teus caminhos, semeando a paz e o amor fraternal nos corações das pessoas.  Agradecemos pelo sacrifício feito na cruz e por nos livrar da morte eterna. Oh, Deus, nos livre de todo mal e da perseguição do inimigo que se regozija com as nossas derrotas.Dai-nos paciência nas aflições, consolo nas dores e que possamos louvar-te também nos momentos alegres. Em nome de Jesus, agradecemos por tudo que tens feito por nós. Amém.


                                                      By: Scarlet Wind

Seria tão Diferente ( desconheço o autor )



"O meu nome é amar-te, o meu sobrenome é esquecer-te, o meu apelido é adorar-te e a minha alcunha é merecer-te."
Seria tão diferente
se a gente que a gente gosta
gostasse um pouco da gente

Seria tão difernte
Se a gente que a gente gosta
sentisse o que a gente sente
se tudo o que a gente sente
a gente que a gente gosta
sentisse assim de repente

Seria tão diferente
Se quando a gente chorasse
chorasse só de contente

E a gente que a gente amasse
amasse um pouquinho a gente
Seria tão diferente
Seria tão diferente...



By: Scarlet Wind

Fico Assim Sem Você Wind ...

Quando a Saudade Bate ... toc, toc ...

"A casa da saudade chama-se memória: é uma cabana pequenina a um canto do coração."
(Henrique Maximiliano Coelho Neto)

Passei o dia bem, afinal, passei-o quase todo dia dormindo.  E quando acordei me mantive ocupada até poucas horas atrás. De repente, bateu uma saudade, uma angústia no peito, saudade do que nunca tive. É ... estranho isso. Difícil conviver assim, amando à distãncia, querendo sair e encontrar a pessoa na esquina de casa. Mas lá fora, tudo é deserto e a saudade sai feito água pelos olhos. Esse tema é complexo de explicar porque não conheço medicamento pra isso; manter a mente ocupada é uma saída - mas quando chega esta hora crucial, a hora de ir dormir ... dá um aperto no peito. O que me anima é que daqui a vinte minutos eu vou apagar e costumo sonhar com ele e daí que não queria acordar mais visto que quando acordo tenho que encarar a realidade ... sem ele. Então trato de me ocupar mentalmente, orar por ele também e sei lá ... peço a Deus uma portinha pra gente passar, se abraçar, só pra sentir o calor do corpo um do outro. Aqui são 2 e 43 da madrugada e a brisa fria vem da janela ... que bom ! estava quente, me acho corajosa em manter essa janela aberta, sem grade, sem medo nenhum. Espero acordar melhor, sem saudade pois quando ela bate: toc, toc, toc, não vem sozinha, traz consigo a companheira chamada tristeza.


By: Scarlet Wind

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Confiança ... Fidelidade .


                                              "Sou fiel a mim mesma."

Atualmente é difícil encontrar pessoas que sejam fiéis e confiáveis. Depois de passar muitas decepções com amizades, fechei-me e quase nem saio. Prefiro assim. Dessa forma, me protejo e estou segura no meu canto. Só tenho uma verdadeira amiga, provada no fogo do tempo: a Sylvia Cristina, companheira de faculdade. Aqui a vizinhança também se fechou; houve muitas fofocas devido uma das vizinhas, depois que ela se mudou, todos se trancaram.  Cada um na sua. Em termos de relação amorosa já fui muito possessiva, não por amor obsessivo mas porque na verdade, eu sentia paixão e toda paixão, se não virar amor, é muito ruim. Não tenho traumas de traições, que me lembre houve uma mas logo me recuperei, não era amor e quando ele quis voltar, eu já estava com outro.  Então não era amor. Com  Wind tive momentos terríveis porque nós dois somos diferentes, ainda bem, ele é realista, subjetivo, eu sou objetiva e romântica. Aprendi muito com ele pois ele tem muito mais vivência do que eu, eu sou aprendiz da vida.  Mas tenho uma virtude: não repito o mesmo erro duas vezes. Com todos os problemas que passamos, eu aprendi muito, inclusive as estratégias que ele usou pra nos proteger; estratégias duras, contudo, o verdadeiro amor não balança. Hoje, no sentido de relacionamento, prefiro confiar a viver sofrendo, desconfiando. Isso porque quem é mau caráter,  aparece em pouco tempo as sujeiras. Aprendi a confiar em Deus pois quem é fiel a ele, logo ele mostra e tira do nosso caminho quem no futuro vai nos fazer só mal. Deus é amor e justiça. E diz a escritura sagrada, "ai de quem fizer mal aos servos de Deus."  E assim, confiando em Deus, mesmo eu e Wind estando distantes, acredito que estamos unidos pela  mesma fé em Deus e pelo amor que nos une.


                                                    By: Scarlet Wind   
: onselectstart='return false'