Arquivo do blog

sábado, 4 de maio de 2013

Literatura: O Realismo em Portugal


O estilo  literário romântico durou aproximadamente 40 anos  (1825 a 1865) em Portugal. Depois começaram a surgir as críticas a este movimento que postulava a emoção acima da razão, a  Questão Coimbrã (1865) foi basicamente uma especie de revoluçao na área das letras contra o Romantismo no século XIX. Protagonizada por estudantes de Coimbra (Eça de Queirós, Antero de Quental e outros. Eça de Queirós foi um dos críticos que mais combateu a estética do romantismo, É dele esta afirmação:   (...) o Realismo é uma reação contra o romantismo: o romantismo  era a apoteose do sentimento; o realismo é a anatomia do caráter, é a crítica do homem. É a arte que nos pinta a nossos próprios olhos -  para nos conhecermos, para que saibamos se somos verdadeiros ou falsos, para condenar o que houver de mau na nossa sociedade.” Eça inaugura a escola realista em 1875, com a obra O Crime do Padre Amaro onde denuncia a corrupção do clero que manipulam a população em favor da elite, bem como a questão do celibato ao apresentar a vida sexual dos religiosos, destacando também a vida de hipocrisia da sociedade. Evidente que esta primeira publicação não se efetivou porque o autor foi obrigado a modificar certas partes da obra visto que atingia em cheio a religião. Assim somente em 1880 a obra foi publicada. 

CARACTERÍSTICAS DAS OBRAS REALISTAS

  • Veracidade: Demonstra o que ocorre na sociedade sem ocultar ou distorcer os fatos, desmonstrando o interior do ser humano.

  • Contemporaneidade: descreve a realidade, fala sobre o que está acontecendo de verdade. Aos realistas o que importa é o momento presente.

  • Retrato fiel das personagens: caráter, aspectos negativos da natureza humana e análise psicológica.

  • Gosto pelos detalhes: isso torna a narrativa lenta.

  • Amor: a mulher como objeto de prazer, o adultério.

  • Denúncia das injustiças sociais: procura salientar as injustiças e a impunidade.

  • Determinismo e relação entre causa e efeito: o estilo realista busca uma explicação lógica para as atitudes das personagens, considerando a soma de fatores que justificasse suas ações. Na literatura naturalista, dava-se ênfase ao instinto, ao meio ambiente e à hereditariedade como forças determinantes do comportamento dos indivíduos.

  • Linguagem próxima à realidade: simples, objetiva, natural, clara e equilibrada.
Conclusão: se a estética romântica apregoava o sonho e o amor, a escola realista calca os pés na realidade, demonstrando a vida como ela realmente é, sem fantasia e ilusões. Para isso, o autor faz uma sondagem psicológica dos protagonistas, demostrando as verdadeiras intenções de cada um,  onde a imfidelidade é marca constante nas obras e os casamentos são de mera aparência. O sexo é fonte de prazer não estando aliado ao amor, embora nas personagens femininas de Eça de Queirós, as mulheres se deixem ludibriar ainda pela ilusão romântica, tornando-se, dessa forma, vítimas das abordagens masculinas, recebendo a hostilidade da sociedade por terem se entregado a uma paixão só sentida por elas. Portanto, a sociedade burguesa é apresentada como hipócrita porque condenava nas personagens aquilo que também praticava "por debaixo dos panos."

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Análise de Poesia


O viver que grita muito não diz nada
a morte ao dizer tudo é bem calada.
(Jorge de Sena)
Poesia de apenas duas estrofes (dístico) mas muito significativa visto que demonstra a distinção, em poucas palavras, entre a morte e a vida. Percebemos que na verdade, o grito começa logo ao nascer e vai se materializando em forma de poder, protesto, angústia, orgulho, dor, opressão  e combate pela sobrevivência. O grito é a essência do viver que precisa  fazer alarde e muitas vezes, é um grito amordaçado,  inaudível como o grito dos excluídos e oprimidos por nada terem, o grito é a marca da humanidade. Já a morte é a resposta para esse grito, pois com ela findam-se as dores, as dúvidas, os medos, as angústias e o orgulho no plano terreno. Ela é o ponto final de um breve parágrafo, a vida,  e ela é a solução que emudece o mais poderoso e o mais simples dos homens. Não faz distinção de pessoas, não é preconceituosa, coloca todos no mesmo nível e diante de sua presença não é preciso dizer mais nada. No campo espiritual, só um tem o poder sobre ela, Jesus, o flho de Deus.

Bom dia

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Oração do Amanhecer


Vem nascendo mais um dia, ó Senhor, em que Tu, generosamente nos concede mais uma página no nosso diário da vida para aproveitarmos e reescrevermos nossa história, esquecendo mágoas, perdoando e sendo perdoados. Extrai de nós, Senhor, toda raiz do rancor, essa raiz que nos impede de chegarmos a Ti. Quem somos nós para não perdoar, se Tu, sendo Senhor desse universo infinito nos perdoa a cada momento que nos achegamos a ti? Extirpa então de nossa alma as mágoas e ressentimentos e dá-nos um coração puro. Agradeço-te pela noite que passou, pelo silêncio da madrugada, pela calma do momento, pelo relógio pontual do galo que ouço cantar ao longe, cumprindo diariamente o seu dever. A natureza também celebra e enaltece a Ti, meu Deus! Obrigada pela alegria dos passarinhos que cantam agora no alto das árvores e pela noite que vai dissipando a escuridão dando vez à claridade.  Obrigada também pela carícia da brisa suave que recebo vinda do quintal e neste momento em que me dirijo a Ti, agradeço pela paz que emana de meu ser enviada por Ti.  Isso somente é possível porque a despeito dos problemas, das cruzes que carregamos temos a proteção do teu Espírito Santo.  Esteja comigo e com todos os meus amigos no decorrer deste dia, apazigua os corações aflitos, as pessoas que estão em depressão, os enlutados e feridos na alma. Cura e liberta de toda opressão maligna aqueles que estão aprisionados no corpo e na mente por essas entidades diabólicas. Em nome do sangue de Jesus, derramado em favor de nós, purifica-os, Senhor, agora, neste exato momento para que possam sentir e viver a paz que só Jesus pode dar, pois está escrito em tua palavra em   João 14, 27:  "Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá". Creio, Senhor, nessa paz advinda de nosso senhor Jesus Cristo. Obrigada por não ter sentido as dores, depois de receber a oração. Envia  anjos para nos proteger e fazei de nós semeadores do amor, do bem e principalmente dessa fé que nos fortalece ao longo dessa caminhada. Amém. 
: onselectstart='return false'