Arquivo do blog

sábado, 22 de setembro de 2012

Inveja - sentimento antigo

Imagens - internet

O cerco está apertando. Vai ficando cada vez mais difícil confiar e encontrar amigos e amigas que realmente valem a pena. Muitas vezes, ao longo da caminhada, ficamos dando chances e mais chances a quem muitas vezes, se aproximou de nós apenas por vil maldade.

Mas não percebemos as intenções do outro, da outra e tentamos compreendê-las; é só  com o passar do tempo que, através das ações comportamentais dessas pessoas, que chegamos à verdade até então desconhecida por nós. Sim, uns passam pela vida praticando o bem, outros/as a maldade.


A maldade é irmã da inveja e é um sentimento muito antigo - data dos primórdios da humanidade e ela foi a responsável pelo primeiro homicídio, quando Caim matou Abel por inveja. Na verdade, sinto pena de gente invejosa e  como seria lindo vê-las libertas desse sentimento que apodrece a alma aos poucos.

No entanto, não consigo sentir ódio de pessoas assim, gostaria mesmo de poder ajudá-las de alguma forma visto que ela arruína com a parte psicológica do indivíduo e para mim, isso é um desvio da personalinade alimentada pelo ego. Ela está presente no nosso dia a dia e no universo virtual também.

Essa inveja virtual é muito mais perigosa porque se esconde num avatar, sem esquecer que todo invejoso/ invejosa é covarde. A única alternativa que temos no virtual é ler atentamente e analisarmos se o que nos escrevem provém de uma mente sadia. Há que se salientar que tudo na vida tem um preço e a experiência diz que o preço da inveja é a solidão como os demais vis sentimentos. 


Queira Deus que as pessoas que se aproximem da gente sejam aquelas que torcem por nossas vitórias e possam compartilhar e interagir conosco de forma sadia, sem neuras pois a solidariedade e a cumplicidade justificarão no tempo as sólidas raízes de eternas amizades sem nunca nos esquecermos de que o verdadeiro amigo é um tesouro enviado por Deus. Um beijo enorme, cheio de paz. Um fim de semana maravilhoso a todos vocês.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Cansaço Físico e Mental ...

"Comer, beber e amar, em tudo haja moderação." 
(Hipócrates)
Imagens: internet
Andamos correndo ... fruto da busca de um bem estar que pode nos levar a um esgotamento principalmente mental. Somos frutos de uma sociedade que exige de nós estudos, trabalho e ação. Para garantirmos um futuro melhor, estudamos e trabalhamos exageradamente.

Uns para garantirem um status quo na sociedade, se revezam em vários turnos de trabalho, dormindo pouco o que pode levar a um desgaste mental enorme; só de dormir poucas horas, já quasa uma grande turbulência na mente. A mente precisa descansar tanto quanto o corpo e quem não cumpre a hora sagrada do sono, se torna mal humorado.

Um cansaço físico, recuperamos com uma boa noite de sono - mas o cansaço mental pode levar a um esgotamento o qual levará anos para a recuperação. Por isso devemos fazer tudo com moderação e não se acumular em funções as quais poderão trazer consequências gravíssimas.

Tais consequências vão desde o nervosismo que leva à intolerância onde as pessoas se tornam descontroladas, tendendo a pensar precipitadamente ou ficando incapazes de conseguirem ler um livro ou pior ainda, serem acometidas de uma parada cardíaca. Já vi muitas pessoas eextremamente nervosas  sucumbirem diante de uma discussão calorosa, resultado de  anos de acúmulo de trabalho e noites mal dormidas.



Por isso, devemos colocar na nossa vida como prioridade a saúde física e mental, sem praticar exageros visto que até os exercícios físicos, feitos à exaustão podem trazer desde consequências físicas à morte prematura, em plena juventude. Isso observei no meio militar - vi pessoas jovens fazerem cooper e depois, exaustas, se sentarem à beira da calçada, baixarem a cabeça e tombarem mortas.

Então a palavra chave na nossa vida é moderação, seja na profissão ou no cuidado com o físico. Aqui em Manaus, muitos dizem que a tartaruga chega aos 200 anos porque não tem pressa nenhuma, nisto há sabedoria porque a ansiedade é companheira de quem anda às pressas, correndo pra lá e pra cá  sobrecarraga/o de compromissos.

Portanto, devemos buscar qualidade de vida, cuidando da mente e do corpo, curtindo uma vida simples, se possível  junto à natureza, sabendo equilibrar o bom senso à uma vida saudável. Quanto aos bens materiais, quem tudo quer tudo perde e perder o controle sobre a vida, adquirindo uma doença mental é se tornar um inútil para si, para os familiares e para a própria sociedade que trata de excluir aqueles que considera preconceituosamente ou não, inapto a conviver com ela.

 Beijos

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Blecaute em Manaus

Imagem:internet

O apagão que atingiu toda a cidade de Manaus não foi fácil de suportar; o calor intenso sem energia castiga e nem a água morna do chuveiro, alivia tanta quentura. 

O temporal com raios, chuvas e trovoadas dava medo, embora aqui onde moro, não tenha chovido, somente a nuvem escura pairava no céu, acompanhada de raios horrorosos... 

Mesmo assim, fiquei no quintal e quase adormeci na rede que armei . Ficamos sem poder nos comunicar: celular não funcionava, nem telefone convencional. 

Tudo começou perto das 21 e 30 horas, quando o céu começou a trovejar e a energia só voltou, depois de uma hora da manhã. O diretor da Eletrobrás, afirmou não saber as causas do blecaute. Um beijo grande a todos ... o calor? Ah, continua a todo vapor...rsrs
: onselectstart='return false'