Arquivo do blog

sábado, 15 de dezembro de 2012

Natal! Natal! Natal!

Na rua  vai muita gente,
seguindo um ritual
querem comprar os presentes,
para a noite de natal.
Papai Noel trabalhando,
no meio de tanta gente,
vai os sonhos alimentando,
das crianças inocentes.
O comércio está vibrante
com a data angelical
com os lucros aberrantes,
vindos do capital.
Distante dali um menino,
sonha sozinho e contente
pensando no bom velhinho
que vai trazer seu presente.
"Papai Noel é bonzinho,
de mim , ele há de lembrar"
pensa consigo o menino,
está feliz a sonhar.
Chega a noite gloriosa
mais brilhante que um cristal
a ceia será servida,
- chegou enfim o natal!
Com os amigos presentes,
juntos a seus parentes,
muitos brindam alegremente,
recebendo os seus presentes.
Bem perto, lá na favela,
no caso de muitas famílias,
não há nada na panela,
só a barriga vazia.
Cena triste de se ver:
eis o menino acordado,
vendo o sonho perecer,
triste, decepcionado.
Natal! Natal! Natal!
- festa comercial,
- festa do capital
onde o sentido é real:
o da exclusão social.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

O Sofrimento nos Engrandece


"A alegria de fazer o bem e andar nos caminhos da honestidade, é a verdadeira felicidade."

Só faltam 17 dias para o término do ano e eu, embora tenha passado por momentos difíceis, só tenho que agradecer ao Senhor por tudo o que passei. O ano não foi fácil em praticamente todos os sentidos, contudo, a fé inabalável em Deus me manteve firme.

Foi um ano em que amadureci, engrandeci enquanto ser humano e aprendi muito mais sobre o interior das pessoas e para isso, tive que passar por várias situações que literalmente me deixaram no chão e sempre, no auge do sofrimento, eu fazia a pergunta ao Senhor: por que comigo? 

Só quando os vendavais passavam é que percebia que para cair a venda dos meus olhos, o Senhor permitia com que fatos tristes sobreviessem sobre mim.

Nada tenho mais a lamentar, a não ser, agradecer a  Jesus  por  me fazer aplicar este versículo no meu viver:

" Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas.
(Mateus 10:16)

Até então eu só entendia a parte "inofensivos como as pombas".  Agora, continuo fazendo o bem visto que é tão bom ver os outros felizes!  Entretanto, estou cautelosa e já não sou mais a mesma para o meu próprio bem. 

Foi preciso passar por tantas coisas negativas para eu compreender que não devo julgar a ninguém por mim mesma. Não é porque eu procuro andar nos caminhos do bem que todos andam. 

Estou preparada emocionalmente para receber o que vem pela frente seja de bom, seja de mau, e em tudo, louvado seja o Senhor. Neste natal que se aproxima só almejo paz e nada mais.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Maria, Marie, Mírian, Mary ...


Uma mulher importante na vida de Jesus foi Maria.. Ela  foi uma mulher israelita  de Nazaré, Galiléia, que viveu no final do século 1 a.C. e início do século 1 d.C., é considerada pelos cristãos como a primeira adepta ao cristianismo. Ela é também identificada no Novo Testamento e no Alcorão como a mãe de Jesus através da intervenção divina.
 (Mateus 1:16-25, Lucas 1:26-56, Lucas 2:1-7).

Pouco se sabe soube a vida de Maria. O Novo Testamento relata a presença do anjo Gabriel que comunicou a ela que seria a mãe do salvador da humanidade, vamos ler:

 "Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.  Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação.  O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus.  Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus.  Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.  Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem?  Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.  Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril,  porque a Deus nenhuma coisa é impossível.  Então disse Maria: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela." 
(Lucas 1:28, 38)

O fato de uma virgem dar a luz a uma criança, redentora da humanidade, é fato profético no Antigo Testamento: "Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel" (Isaías 7.14). No Novo Testamento encontramos outra referência: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, o qual será chamado Emanuel, que traduzido é Deus conosco.” (Mateus 1:23).

A história de Maria de Nazaré é uma história de amor e sofrimento. Quando Jesus nasceu, os reis do Oriente procuraram Heródes, pois queriam conhecer o rei, Salvador da humanidade. Heródes disse não saber mas se os reis o encontrassem deveriam lhes avisar. Na verdade, a intenção de Heródes era matar a criança, por temer perder o trono. 

Um anjo apareceu em sonhos aos reis e avisou da intenção de Heródes; percebendo que os reis demoravam a voltar, Heródes lançou um edital mandando assassinar todos os primogênitos de zero a dois anos.  Antes de isso acontecer, o menino Jesus foi apresentado no templo, leiamos: 


“Naquele tempo, o pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda quanto de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”. 
(Lucas 2: 33 a 35)

Maria sabia que estava conversando com um profeta de Deus e assim, diretamente, acompanhou os sofrimentos de Cristo até o seu último instante de vida. A Maria que apresento aqui é a Maria humana, a mãe, digna de respeito de todos pela missão que humildemente aceitou.

Penso que ela, através de seu filho Jesus, foi instrumento de Deus para resgatar a humanidade do  pecado de desobidiência cometido por Adão e Eva que condenou toda a humanidade à morte eterna: "Assim como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram." (Rom. 5:12).


O assunto é profundo e merece reflexão no tocante a seriedade da palavra de Deus. O certo é que Maria será lembrada por todas as gerações por ter tido o mérito de ser escolhida para ser a mãe biológica de Jesus, cuidando dele e como toda mãe, sofrendo na pele as dores do filho. Bom dia a todos.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Em Clima de Natal

Ontem, finalmente armei a árvore e à noite participei de um amigo secreto na escola. Demoro sempre a entrar no clima natalino e sempre passo um período de melancolia; depois de pensar muito sobre o porquê dessa tristeza, percebi que ela é devida simplesmente a saudades que sinto de outros natais.

Natais que não voltam mais. Natais que participava junto com minha avó que armava um presépio e fazia dessa data, uma data especial. Para ela, natal era simbolicamente, o aniversário de Jesus. Nunca ouvi ela falar em papai Noel - ela era excessivamente religiosa.

Já minha mãe, passava o ano guardando um trocadinho para comprar uma lembracinha para os filhos; pensávamos que era presente do papai Noel; dos seis aos oito anos, acreditei que papai Noel existisse. Aos dez anos me desiludi de vez com ele, pois o que tanto pedia, nunca recebia.

Aos dez anos foi uma data marcante: era o primeiro natal sem minha avó Olinda e pela primeira vez entendi o sentido da morte: desde então, os natais não foram mais os mesmos - sem minha avó, o natal perdeu o encanto.

Não teríamos o aloá - uma bebida que ela preparava no pote de um dia para o outro, nem tão pouco os sonhos, doce que ela fazia com esmero. Logo venderiam a casa e sairíamos dali, local bem perto ao centro da cidade, para nunca mais voltar.

Desde a morte da minha avó, o natal passou a ser para mim, o dia do aniversário de Cristo e nada mais. A ilusão do papai Noel ficou perdido num natal em que pedi uma boneca - pedido antigo, nunca atendido. Desta forma, salve, salve, o nascimento de Jesus. Um beijo grande a todos.

: onselectstart='return false'