Arquivo do blog

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Em Clima de Natal

Ontem, finalmente armei a árvore e à noite participei de um amigo secreto na escola. Demoro sempre a entrar no clima natalino e sempre passo um período de melancolia; depois de pensar muito sobre o porquê dessa tristeza, percebi que ela é devida simplesmente a saudades que sinto de outros natais.

Natais que não voltam mais. Natais que participava junto com minha avó que armava um presépio e fazia dessa data, uma data especial. Para ela, natal era simbolicamente, o aniversário de Jesus. Nunca ouvi ela falar em papai Noel - ela era excessivamente religiosa.

Já minha mãe, passava o ano guardando um trocadinho para comprar uma lembracinha para os filhos; pensávamos que era presente do papai Noel; dos seis aos oito anos, acreditei que papai Noel existisse. Aos dez anos me desiludi de vez com ele, pois o que tanto pedia, nunca recebia.

Aos dez anos foi uma data marcante: era o primeiro natal sem minha avó Olinda e pela primeira vez entendi o sentido da morte: desde então, os natais não foram mais os mesmos - sem minha avó, o natal perdeu o encanto.

Não teríamos o aloá - uma bebida que ela preparava no pote de um dia para o outro, nem tão pouco os sonhos, doce que ela fazia com esmero. Logo venderiam a casa e sairíamos dali, local bem perto ao centro da cidade, para nunca mais voltar.

Desde a morte da minha avó, o natal passou a ser para mim, o dia do aniversário de Cristo e nada mais. A ilusão do papai Noel ficou perdido num natal em que pedi uma boneca - pedido antigo, nunca atendido. Desta forma, salve, salve, o nascimento de Jesus. Um beijo grande a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos.Será um prazer ler a tua opinião.

: onselectstart='return false'