Arquivo do blog

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Notícia de Jornal: ataque da sucuri

Não gosto desse assunto, tenho horror a esse bicho medonho. Ontem, li no Jornal "A Crítica", daqui de Manaus que um adolescente de 15 anos sobreviveu ao ataque de uma cobra, supostamente uma sucuri. O rapaz tomava banho com uns colegas num igarapé no bairro Puraquequara. Essas serpentes adoram igarapés, talvez porque as águas são mais frias devido às árvores que os circundam. Essa da imagem tem 6 metros, não é a que atacou o garoto, mas sim uma que foi capturada pelos soldados do Exército. Pois bem, o garoto tomava banho, quando sentiu algo forte entrelaçando-se em suas pernas, rapidamente, se segurou nos galhos de uma árvore e os colegas o ajudarm a escapar da cobra. A sucuri se enrola com força nas pernas da pessoa e a leva para o fundo do lago, rio ou igarapé onde termina de matar a pessoa. Segundo uma das pessoas que assistiu o ataque a cobra possuía a espessura de uma lata de leite de 400 gramas, ela conseguiu escapar. O garoto foi levado para a Fundação de Medicina Tropical, e lá foi medicado, ficando em observação por algumas horas e depois liberado. Pois é, os perigos estão por toda parte. Manaus ainda tem muitos igarapés que não podem ser aterrados, sem expressa permissão da lei. Fico aqui pensando naquele tipo de pessoa que gosta de tomar banho sozinho nessas águas misteriosas, dizem, por exemplo,  que o Encontro das Águas é reduto de serpentes em sua profundeza. 

 Encontro das Águas
Encontro do rio Negro com o rio Solimões

O Encontro das Águas é essa lindeza aí e fica pertinho do centro da cidade; ainda não ouvi falar de ataques dessas cobras, também não vejo os ribeirinhos, que gostam muito de tomar banho, banhando-se nesse local, penso que devem ter seus motivos. Beijos e boa tarde a todos vocês....bruuu, fiquei com medo! rsrs.

domingo, 14 de abril de 2013

Passeando ... No CIGS: Centro de Instrução de Guerra na Selva

O nosso pirarucu

Olá, pessoal: aqui são seis da manhã e como é domingo, pensei em dar um giro pela cidade, andar nas feiras livres, olhar as maravilhas daqui. A imagem acima é do pirarucu, que chega a dois metros e meio de comprimento e oitenta de peso. Pirarucu é uma palavra tupi que significa peixe vermelho por causa da cor da carne: um rosa forte. Delicioso cozido ou frito, desfiado é peixe nobre da região. Não acho caro, o preço por quilo está perto de CR$ 18,00 reais de pura carne. Daqui a pouco, vou ao Cigs porque lá tem um zoológico onde a "casa" dos animais são enormes e dá a sensação de que eles estão vivendo no próprio habitat.
A entrada do Cigs fica na Estrada da Ponta Negra, próximo ao centro
chega a atingir 2,5 metros de comprimento e 80 quilos de peso e cuja carne é muito apreciada, tanto fresca, como salgada ou seca
(Do tupi piraru'ku, «peixe vermelho»)

pirarucu In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-04-14].
Disponível na www: http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/pirarucu
O Centro de Instrução de Guerra na Selva (C I G S) é uma organização militar daqui de Manaus, destinada a qualificar militares líderes de pequenas frações, como guerreiros da selva, combatentes aptos a cumprir missões, de natureza militar, nas áreas mais inóspitas da Floresta Amazônica brasileira. Os testes para os soldados são duríssimos e muitos desistem. O zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), em Manaus, possui 36 mil metros quadrados, abriga 285 animais de 56 espécies e pagando CR$ 2, 00 reais visitamos numa boa.
Dá uma sensação de paz  passear por aqui porque tudo é muito natural. Essas casinhas acima são moradias de passarinhos. Vamos ver mais de perto?


O zoo é grande e vale a pena passar umas horas por aqui. Na agitação que vivemos, esses locais nos dão paz. O povo daqui não valoriza e o Cigs é pouco frequentado. Mas eu como sou de gosto esquisito, gosto muito de passear  aqui. 


Não é lindo? Manaus é assim: situada às margens esquerda do rio Negro e laudeada de vegetação verde por todas as partes.  Desejo a vocês um lindo domingo na paz do Senhor. Beijos
>.
: onselectstart='return false'