Arquivo do blog

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Sobre o Ciúme


Será se as pessoas sabem verdadeiramente o que é amar? Estava aqui recordando o meu irmão que faleceu em janeiro. Um dia falando sobre ciúme, ele assim se expressou:

Uma flor sem perfume 
não é flor de qualidade
amor que não tem ciúme
não é amor de verdade.

No meu ponto de vista, ele estava enganado, pois ciúme exagerado, como alguém também já me disse, é um dragão que mata com o pretexto de salvá-lo. 

O ciúme é inerente a todas as pessoas e há de se manifestar moderadamente em alguma fase da vida, segundo a psicologia, portanto, sentir ciúme moderado e visto com normalidade.

Entretanto, quando esse ciúme se torna doentio a ponto de prejudicar o outro, é melhor refletir sobre o assunto e procurar ajuda psicológica. 

Penso que numa relação onde a confiança não existe não há motivos para haver uma união estável e já por ocasião do namoro pode-se sentir o quanto alguém é ciumento/a.

O ciúme obsessivo é muito perigoso porque pode levar o ciumento até a assassinar a quem diz amar tanto. 

Fico sempre pensando na contradição de quem diz matar por amor. Quem ama protege, cuida, jamais pensa em tirar a vida da pessoa amada.

E o que é pior, a lei é branda para quem comete esse tipo de crime, triste para quem morre, pois a vida é uma só. 

Conheço outro tipo de ciúme comum por aqui onde a menina sai da escola sem completar os estudos, casando precocemente, a alegação é que o marido não quer que ela continue estudando.

Tento convencer as meninas, no entanto, apaixonadas, não conseguem vislumbrar o futuro. 

Enquanto a menina está bonitinha, não pode sair de casa e até a forma como se veste, o marido quer controlar.

Então a menina começa a ter filhos e depois de uns cinco anos, é abandonada sem estudos e sente muita dificuldade em encontrar emprego porque não tem qualificação profissional. 

Apaixonado por outra jovenzinha, esse tipo de sujeito ignora os próprios filhos e quando não foge, é obrigado pela Lei a ajudar na criação das crianças.

O que foi feito daquele homem ciumento que anos atrás jurava amor e impediu a menina de seguir à frente nos estudos? 

Será que ele a amava realmente ou só sabe admirar a beleza e a juventude das mulheres?

Perto da escola onde trabalho, há uma senhora de uns 50 anos. Ela tem uma taberna com
muitas variedades e ano passado eu sempre passava por lá, conversávamos muito sobre futilidades tipo, produtos de beleza.

Ela disse a mim que admirava quem estudava e se firmava numa profissão, pois ela se casou cedo com um homem muito ciumento e então se  dedicou apenas ao comércio. Neste ano de 2013, ainda não havia passado por lá, não tinha tempo e quarta-feira precisei de refrigerante e lá fui.

Qual não foi a minha surpresa! A taberna estava quase sem produtos e nem havia refrigerantes. O semblante dela parecia dez anos envelhecido. 

Fiquei sabendo por ela que o marido a abandonou, fugiu com uma menina bem jovem, limpou a conta do banco, deixando como herança uma grande dívida. 

Confesso que me doeu o coração vê-la nessa situação visto que segundo ela, a solução é vender o único bem que possui: a casa.

Fiquei pensando o quanto o ser humano é atroz e egoísta porque essa senhora trabalha dia e noite, certamente jamais passaria pela sua mente que, apesar de viver tantos anos com esse sujeito, não o conhecia.  Enquanto ela trabalhava, ele se divertia.

Esses casos são frequentes por aqui. Sem querer dar uma de moralista, creio que é preciso cautela ao lidar com determinados ciumentos; também já tive minha fase de sentir ciúme ao extremo, isso só me fazia mal. 

Depois de muito refletir cheguei à conclusão de que um ser humano não poderia ser mais importante na minha vida do que Deus. 

Deus é o primeiro e a ninguém devemos colocar como prioridade, pois o Senhor conhece as minhas e as tuas necessidades, nada nos é roubado sem o consentimento de Deus. 

É preciso, portanto, aprendermos a confiar em Deus, colocando as pessoas que amamos nas mãos dele. Se procedermos assim, Ele nos dará muito mais do que merecemos. Vamos ler  o que diz a palavra:

“Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.
(Mateus 6: 33)

Fico por aqui, desejando a todos um lindo fim de semana com muita paz no coração.



terça-feira, 25 de junho de 2013

Evoluindo sempre


"Procure sorrir mais, a nossa tristeza é o prazer de quem torce pelas nossas quedas."

Felizmente Deus nos dá a oportunidade de evoluirmos mentalmente. Hoje fico pensando na minha fase de imaturidade, no valor que dava a pequenas coisas tão insignificantes. 

Como é bom saber encarar os desafios da vida com um novo olhar; sempre estive aberta ao novo que se apresenta a minha frente.

Agora lembrando das quinquilharias a qual dava tanto valor, vejo o quanto perdi meu tempo. Fui do tipo de pessoa que fazia da minha mente um baú onde guardava como um tesouro tudo o que era triste, decepções e mágoas. O tempo me ensinou a ir deletando uma a uma cada amargura semeada pelos outros.

O passar do tempo tem sua preciosidade, entretanto, muita gente que conheço continua a mesma, valendo - se de antigas artimanhas, bem como das mesmas mentiras cujo objetivo é  ferir as pessoas por inveja.  

Tais pessoas não conseguem evoluir mentalmente para o próprio bem de si mesmas.

Vão passando pela vida expelindo venenos, ainda não perceberam como é bom receber sempre de volta o bem que fazemos aos outros. Quanto mais nos exercitamos na prática do bem, mais imunes ficamos à língua pérfida dos que soltam venenos até pelos poros.

Fracassos? Desgostos? Todos temos - faz parte da vida. E a vida é uma só, então não vale a pena ficar algemada no passado, cultivando dissabores, esquecendo de que o tempo passa, não volta atrás, não espera por ninguém.. 

Aprender a reagir diante das derrotas é sim o nosso grande desafio para conduzirmos nossa vida sabiamente.

A propósito, lembrei-me da minha avó que, quando passava por duras tribulações, mantinha-se calma, orava e dizia a nós: "fiquemos impassíveis, desprezando o grande dragão que quer nos ver desesperadas e servindo de escánio para quem não nos quer bem."

Fico por aqui, torcendo para que vocês tenham um dia de paz. Aqui os passarinhos já estão cantando há mais de uma hora. Beijos e abraços fraternos.
: onselectstart='return false'