Arquivo do blog

sábado, 19 de novembro de 2011

Sonhos: A Estrela e a Flor ...

Em determinada fase da vida, almejaste uma estrela. Sonhaste com ela e tentaste tocá-la! Ah! mas a rainha reluzente e graciosa era orgulhosa, prepotente e exigente: exigia muitos súditos a seus pés. Quando percebeste estes caprichos, com odor de leviandade, decepcionado, enterraste o sonho de tê-la só para ti, vivendo a teu lado. Paraste então de sonhar, passate a viver por viver. Por que paraste de sonhar ??? Nem todo sonho é uma estrela, sabia ? Há sonho em forma de flor, sim, flor rara , pois é preciso escalar uma montanha, enfrentando obstáculos para colhê-la e só assim, dar a ela o seu devido valor; amigo, amiga, é preciso subir a montanha para buscarmos a flor de nossos sonhos; depois de chegarmos ao topo, além de colhermos o sonho ... Ó que lindo panorama: um céu límpido  e azul se estende a nossa visão; Dali, voltamos felizes, com nossa flor em mãos. e a estrela que tu sonhaste, quefim será que levou? Ela continua com seu reinado, está no mesmo lugar, fazendo muitos parar no tempo, decepcinados por nunca poderem tê-la. Enquanto páram no tempo, ela segue, soterrando sonhos dos outros; e assim, muitos estacionam na vida, param de sonhar, por causa de sonhos impossíveis,sonhos altos demais. Por outro lado, há os que não desistem e conseguem descobrir as montanhas, vencem o desafio de escalá-la e lá encontram seu sonho em forma de uma flor rara. vestida de simplicidade, essa flor o acompanhará ao longo de sua vida, até a hora final, fielmente o acompanhará à porta da eternidade. E andarão por aqui, lado a lado, cuidando um do outro, até que a morte os separe - Feliz de quem sonha e encontra sua flor tocável e perceptível e jamais se ilude com a frieza das exuberantes estrelas distantes e incacessíveis.


                                                                       Scarlet Wind

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Depois da Tempestade ...


Posso agora, passada a tempestade, narrar o momento crucial em que me vi no epicentro de um tufão. Na vida da gente há momentos assim em que nos encontramos completamente sós; é desesperador se sentir no ponto principal do tufão, se você não tiver como firme fundamento a fé em Jesus. Naquela ocasião, recente, não me senti tão só porque tenho o mestre no coração e uma amiga virtual que orou por mim. Tentei ajuda de todas as formas com um amigo virtual, a ajuda foi negada, magoei na hora, e aprendi que há situações em que a gente deve buscar mesmo forças no alto. E há momentos também que o fator "grana" é decisivo em termos de saúde. Meu problema era essa mola que rege o mundo; tudo vai bem, enquanto não necessitamos de dinheiro; todos estão a nosso lado, quando não pedimos emprestado a maléfica mas necessária "verdinha". Eu pedi emprestado com data marcada para pagar. Bom, a desconfiança, pesou e isso eu vou esquecer. Do meio do furacão, eu orei e a quantia  que eu precisava naquela hora, não apareceu na mesma hora mas sim no outro dia. Grande experiência, grandes verdades. A quem pedi emprestado é porque eu sabia que podia emprestar. Deixando de lado isso, já está tudo resolvido pois consegui solucionar mediante ajuda de quem "jamais" esperei que me ajudasse. Agora, fui ao quintal da minha vida ... está tudo ainda bagunçado, folhas pelo chão, galhos de árvores espalhados pelo quintal, a minha varanda ... nossa !!! uma desordem só. É tempo de recomeço. Depois dessa tempestade, coisas muito boas aconteceram e eu estou dando uma guinada de 360 graus na minha vida. Estou aprendendo a não confiar, a não me dar tanto porque é necessário. Além disso, aprendi a selecionar gente especial para habitar meu coração. Já fiz a limpeza e expulsei quem devia. De casa limpa, volto a sorrir. Deus é bom, Deus é pai. Amo e sou amada . \o/


                                                                   
                                                         Scarlet Wind

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Análise: O Enfermeiro, de Machado de Assis


Do que o ser humano é capaz, ao se ver numa situação constante de humilhação ? Qual seria a reação provável diante de tantas hostilidades, recebidas por quem é merecedor de nossa atenção ? O ódio que se acumula na alma humana, terá o poder de explodir feito bomba, deixando alguém totalmente fora de seu controle emocional, levando-o a  cometer atrocidades num ímpeto violento, sem medir consequências de tais atos ? É nesta hora que nos igualamos a animais acuados e feridos ? Machado de Assis escreveu o conto O Enfermeiro o qual é um dos dezesseis contos que compõem a coletânea Várias Histórias, publicada em 1896 . Neste conto, Machado apresenta a sondagem psicológica de Procópio cuja tolerância foi posta à prova até o limite suportável para um ser humano normal. O desfecho do conto realista sempre nos invoca à prudência e à moderação na nossa lida diária com as pessoas pois jamais conseguiremos desvendar os pensamentos insondáveis da alma humana e nem mesmo supor do que as pessoas são capazes de fazer num momento de desespero.

ANÁLISE
a) Foco Narrativo: é a forma de se contar uma história. Pode ser em 3ª- pessoa, em que o narrador conta tudo, inclusive pensamentos, sem participar como personagem nem interferir na narrativa; pode também ser em 1ª- pessoa, em que o narrador também é personagem e conta a história sob sua perspectiva. Neste sentido, o conto O Enfermeiro está narrado em primeira pessoa com um narrador personagem que participa diretamente dos fatos ocorridos, exemplo:
"Parece-me então que o que se deu comigo em 1860, pode entrar numa página de um livro ? "

b) Tempo: Cronológico e psicológico:
Tempo Cronológico: o ano é marcado claramente: 1860
Tempo Psicológico: o narrador personagem mergulha no passado, lembrando fatos que ocorreram tempos atrás e que de certa forma, nunca poderia esquecer.

c) Personagens principais: Procópio, o enfermeiro, o coronel Felisberto, o paciente.

Enredo:  o conto narra a história do pacato Procópio que fora contratado por um padre para cuidar de um paciente idoso. Sem possuir qualquer noção de enfermagem, Procópio aceita mediante a oferta de um bom ordenado. Logo ao chegar na cidadezinha, se surpreende com a fama do seu paciente pelo fato de o povo falar que nenhum enfermeiro aguentava ficar muito tempo cuidando dele por ser muito abusado e arrogante. Procópio, homem calmo, seguiu até a casa de Felisberto para assumir seu trabalho. Em lá chegando, foi recebido na maior ignorância, fazendo jus aos comentários feitos pelas pessoas. Passado o primeiro mês, houve momento até de uma certa amizade onde o rebugento coronel desabafava; entreetanto, o tratamento dado do coronel a Procópio era sempre depreciativo, como: burro, molenga, camelo, idiota, e etc. Certa vez, Felisberto pediu a procópio que o levasse ao cartório para fazer seu testamento. Lá, o idoso xingou tanto o tabelião, quanto o enfermeiro. O tempo foi passando, numa noite, o coronel pediu uma tigela de mingau e ao provar, chamou muito palavrão ao enfermeiro, alegando que o mingau estava frio. No ápice do nervosismo, o coronel jogou a tigela de mingau em cima do enfermeiro que não reagiu; mais tarde, o coronel pediu uma moringa de água e transloucado, num delírio senil, jogou a moringa novamente no enfermeiro a qual atingiu em cheio seu rosto. Desesperado e totalmente fora de si, o enfermeiro partiu para cima do patrão, matando-o sufocado. A partir daqui, o enfermeiro anuncia a morte de Felisberto, já esperada por todos por ser um homem muito doente. Procópio mesmo preeparou o defunto, escondendo as marcas da agressão. Assim ocorreu. O remorso toma conta do enfermeiro, quando, depois de uma semana, o padre que o indicou para trabalhar com Felisberto, avisa que no testamento de Felisberto, o  herdeiro universal dos bens do idoso era ele mesmo, o próprio Procópio.

PEQUENA ANÁLISE
Existe crime que nunca venha a ser descoberto ? Creio que sim. No caso do enfermeiro, evidente que não houve a intenção de ele cometer o assassinato mas sim um impulso acumulado de mágoas e humilhações provocados pelo coronel. Humanamente não há desculpas para esse crime, Procópio errou ao enforcar Felisberto, levando-o a óbito. O crime ficou na impunidade, como tantos que existem nas histórias dos crimes insolúveis, contudo, há que se salientar que a sorte de Procópio, além de ser herdeiro de uma fortuna, está no fato de, naquela época, lá pelos idos de 1860, não haver ainda o Instituto Médico Legal. Caso contrário,  Procópio jamais conseguiria escapar da lei tão fácil, como ocorreu no conto.

                                                   Scarlet Wind

I.N.D.I.F.E.R.E.N.Ç.A ...




Garota sentada na lua - Recados e Imagens para orkut, facebook, tumblr e hi5



Noite longa e tristonha porque hoje o meu dia se fez noite

Ah! e em desespero procurei o sol, as flores, o colorido da vida.

Por mais que tentasse, não consegui ver claridade no dia.

Pensei em você... sofri por você... por você chorei.

Meus olhos inchados e cansados, vertiam lágrimas caladas

ao ver por água abaixo, tudo o que sonhei ... só eu sonhei !

nossos planos: eu acreditando e você me enganando ...

nossos sonhos: você desmoronando, você ... os naufragando.

Eu te esperando: e você? ah, você ! Você me abandonando !

Quanta solidão ! quanta indiferença! Não fui nada pra você?

O que fui pra você? Um corpo ? Hoje peso morto ?

Ei, é com você mesmo que estou falando: eu não sou só um corpo...

Sou alma, coração, sou sentimento, sou humana, sou espírito !

Saiba que aqui nesses meus versos, estão expressos a minha dor,

a minha essência, a minha semente, a vida que você, ingrato, desprezou.

Queira Deus que sejas humilde e não sejas arrogantes e que voltes teu semblante

a mim, que ofertei a você, amor incomensurável, provado no fogo, vestido de 

dignidade.

Pense ... reflita sobre tudo o que anda acontecendo, ore fervorosamente:

por mim, por nós e reconheça o estrago feito pela maldade, feito pela deslealdade.

Não se esqueça de que tudo que de mal fazemos aos outros, volta logo para a gente.



Tudo fica tão triste sem você... Que saudade! - Recados e Imagens para orkut, facebook, tumblr e hi5


Scarlet Wind

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Um dia Difícil ...

"O amor é uma dor
é um tédio sem remédio
que nem um prédio desabando
assim sigo te amando
sendo deixado de lado
sem ser amado"

(Zé de Serrania)

Hoje foi um dia muito difícil para mim; essa vida é muito complicada, vamos sendo magoadas e magoando, seguimos com a alma ferida e com o coração dilacerado. Magoamos quem amamos, até mesmo só para chamar a atenção e dizer: ei, eu existo. Sempre me abro totalmente e não sei viver sem me mostrar interiormente. Sou transparente e me surpreende saber que pessoas tão próximas a mim, a quem considero, não joguem limpo comigo. Sou extemamente compreensível... Sei perdoar, porém tenho a infelicidade de encontrar pelo caminho, pessoas que exigem de mim, uma perfeição que não tenho e jamais terei. Se numa sequência de dez questões, eu errar uma, pronto ... fazem drama, esquecendo-se de que sou feita de carne e osso. Eu sou muito mais do que este corpo, sou alguém que ama, que se alegra, que acerta muito e erra. Os erros sao poucos mas erro sim. Esses pequenos erros, tomam dimensões imensas aos olhos de quem me ama ... por favor, não exija tanto de mim, sou forasteira por aqui em fase de aprendizagem. Interessante que não cobro tanto dos outros.Não sei por que os outros exigem tanto de mim, se já estou exaurida, de tanto me expor, de dar, de me doar ... mais do que isso, só se der meu corpo a ser queimado. Muitas coisas ruins me aconteceram hoje no virtual, eu passei mal, muito mal e não entendo mesmo por que não me livro disso e mando tudo às favas. Por que vc me sacaneou ? Por que você exige tanto de mim ? Por que você se cala, quando mais preciso de você? Por que você não entra comigo na luta ? Hein ?  Por que você fica em cima do muro, enquanto a multidão me apedreja ? Quem não toma partido, é contra mim. Amigos de verdade, entram na batalha ... não fogem nunca! O meu pior momento é quando me jogam na fogueira e você desaparece ... e você me esquece. Por que você age assim comigo ? Que prazer desgraçado é esse, em sentir prazer no meu sofrimento?  Quem sabe um dia a vida me mostre as respostas dessas perguntas. Quem sabe ? Quem é você ? Abra o livro - eu estou disposta a ler.



                                                    
                                                       Scarlet Wind

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Jessé - Campo minado


SÓ QUEM SOFREU, ENTENDE O REAL SIGNIFICADO DESTA
MÚSICA .. GUERRAS ? TIVE MUITAS. MESMO PERDENDO
VENCI .. LEVANTEI DO PÓ, VÁRIAS VEZES. VI A MALDADE
DE PERTO. APRENDI A SER ARISCA, PARA PODER SOBREVIVER.
E TUDO VALEU A PENA - EMBORA TODO ESSE APRENDIZADO
TENHA ME FECHADO PARA A VIDA, COMO FORMA DE PROTEÇÃO.
E TAMBÉM PARA NÃO PERDER A MINHA ESSÊNCIA, A MINHA
DIGNIDADE, A MINHA FÉ EM DEUS !

A Casinha ...


Tão lindinha por fora é esta romântica casinha. Mas dentro dela está tudo completamente vazio . O importante é que mesmo vazia, ainda existe uma luz solitária a vagar dentro dela: a nossa alma. Por fora ornamentada, alcatifada de flores, o nosso corpo.  Creio que todas as pessoas carregam um deserto dentro de si. Sou essa casa feita de flores de palavras que contém em seu âmago, um enorme deserto. Sim, há um sertão  dentro de nós como bem dizia Guimarães Rosa ... somos, em algum momento da vida, a casa, abandonada por alguém que se foi, deixando marcado a ferro a lembrança de um sorriso, uma linda gargalhada e um par de olhos esperançosos. Se foram porque enjoaram dos nossos simples perfumes de flores, do nosso cheiro e preferiram outra fragrância exótica. Outros se foram pq foi chegada a hora   ... a hora de entrar no trem e rumar ao infinito, sem passagem de volta e conforme o tempo vai, mais avançam rumo a luz eternal .. porém como é viva a lembrança de meu pai. Vai passar cem anos, se eu estiver viva - não estarei - jamais o esquecerei. Meu pai foi o oásis na minha vida e depois que se foi, meu coração se transformou num grande sertão. E isso que eu sinto, todos sentem ou sentirão em determinado momento deste viver tão cruel; esse "vazio" pavoroso é o grande sertão inerentemente humano. Dele, amigo, amiga, ninguém foge, não tem como fugir...Aonde quer que formos, lá ele está porque faz parte de nós, está dentro de nós.Nós somos que nem a casinha, florida por fora e deserta por dentro; aqui, dentro da nossa casinha, esperamos que ocorra um milagre de que um dia, alguém possa preencher essa angústia que vive espalhada dentro do nosso coração e contagia toda a nossa alma.



Scarlet Wind

: onselectstart='return false'