Arquivo do blog

sábado, 26 de janeiro de 2013

Inspiração ...

"A vitória sobre a si mesmo é a maior de todas as vitórias."
(Sidharta Gautama)

Não sejas como o mar que bate nas pedras inocentes

que inertes aceitam impassivas seu destino,

nem sejas como o vento bravio e inclemente

que quando furioso faz destruição pelo caminho.

Não uses a palavra para machucar alguém,

pois a língua afiada é  uma arma  aleivosa,

se dita sem pensar jamais trará o bem,

sendo própria de mentes impetuosas.

Seja doce, calmo e isento de amargura

como a brisa mansa que passa acariciando

todo ser, deixando em cada um, um pouco de ternura,

sem se importar com os que perdem tempo odiando.

Olhe o dia na manhã -  está  belo, ensolarado!

Veja o azul do céu  - ó, que claridade!

E o tempo tranquilo que passa sossegado

sem  pressa e sem nenhuma ansiedade.

Lindo dia a todos.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O Sentinela da Mente

 Imagem: Internet

"O segredo da saúde,mental e corporal, está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas,viver sabia e seriamente o presente."
(Buda)

Hoje acordei filosofando sobre as pessoas que guardam ódio, amargura ou rancor de alguém; esses sentimentos ruins só  causam mal a nossa mente. 

Felizmente esqueço rápido e vou deixando para trás tudo o que de mal me fizeram. Essa não foi uma conquista fácil.

Foi preciso refletir muito sobre o que angustiava minha mente para depois me livrar desses fardos horrorosos; só amadurecemos mentalmente quando conseguimos ter sob controle as nossas emoções a ponto de não sofrermos tanto diante das decepções causadas pelos outros. 

Que poder pode ter alguém para desestruturar nossa vida interior? Diz a palavra santa que um homem sem controle é como uma cidade sem muro; antigamente, na época em que este versículo foi escrito, muito antes da chegada de Cristo a Terra, o muro protegia a cidade e quem era sentinela ficava responsável por quem podia ou não entrar. Leia o versículo referente a essa passagem bíblica:

  “COMO CIDADE DERRIBADA, QUE NÃO TEM MUROS, ASSIM É O HOMEM QUE NÃO TEM DOMÍNIO PRÓPRIO.” 
( Provérbios 25.28).

Pois, pois, imaginemos que a cidade seja nós mesmos e que o sentinela é a nossa parte racional; diariamente, recebemos pensamentos bons ou maus, do passado ou do presente em forma de alegria ou então de raiva por algo que nos fizeram. 

O que te fizeram? Uma ferida na alma? Bem, feridas na alma saram conforme a capacidade que tens de esquecer e isso só é possível, se fores o sentinela de teus pensamentos e  se tiveres o controle emocional suficiente para bloquear os pensamentos que te levam ao passado e que só te fazem sofrer novamente, num verdadeiro ciclo vicioso.  Dirás então: "não posso evitar tais viagens ao passado."

Podes e deves. Basta seres o sentinela de tua mente. És dotado de livre escolha. Podes escolher entre o bem e o mal, entre uma música triste ou alegre. 

Com pensamentos desagradáveis acontece a mesma coisa, então se um pensamento passado faz mal, por que alimentá-lo tornando-o como um CD musical que roda sempre a mesma canção? 

A ingratidão dos outros também te incomoda? Vamos ler uma historinha cheia de sabedoria e que vai te ajudar o que procuro transmitir  nesta simples mensagem de hoje:

Certa vez Buda ajudou uma senhora a atravessar um mangue e a mesma não lhe disse ao menos obrigado.
Logo, um de seus discipulos lhe perguntou:
- Mestre por que não dissestes nada àquela senhora?
Buda não respondeu.
No segundo dia o discipulo lhe fez a mesma pergunta:
- Mestre por que não dissestes nada aquela senhora?
Buda novamente não respondeu.
No terceiro dia seu discipulo tornou a perguntar:
- Mestre por que não dissestes nada aquela senhora?
Ela nem se quer o agradeceu.
Então ele respondeu:
Eu a carreguei apenas uma vez. Você está carregando-a a três dias.
(Siddhartha Gautama)

Está claro a moral da história de Buda: quando ficamos pensando o tempo todo na pessoa que nos fez algum mal, passamos a carregá-la como fardo em nossa mente, enquanto tal pessoa talvez nem mais se lembre do que fez a nós. 

É triste imaginar que muita gente carrega por anos e anos mágoas  de fantasmas do passado. Que tal deixar esse fardo na cruz e prosseguir confiante na justiça de Deus que nunca falha? 

Ora, ora, ora, amigo e amiga querida, vamos entregar nossos fardos a Jesus, pois só nele encontramos descanso e paz interior. 
 
Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. 
(Mateus 11.28-30)

Como podem perceber, a Bíblia tem orientação para nossa vida cotidiana e é de extrema ajuda para a  nossa parte emocional. 

Quem faz uso dessa leitura sabe como se defender mentalmente das atitudes cruéis dos outros que de imediato, podem sim nos abalar momentaneamente, mas jamais conseguirá criar raízes profundas porque Deus nos dá auxílio nos ensinando a pôr limites em nossos pensamentos e quem consegue esse feito vai passando pela vida, levando consigo o reino de Deus dentro de si:  

"Porque o reino de Deus está dentro de vós.”. 
(Lucas 17:20-21)

Assim, com essa fé e confiança, desejo uma sexta-feira tranquila a todos os visitantes e amigos. Beijos nos corações.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Quando o ser Irracional é o Homem

Imagens Jornal A Crítica, Manaus.

Pois é, esse sujeito, morador de Iranduba, um município que fica a 25 km de Manaus, queria mostrar como se mata uma indefesa gatinha. Ele tentou esse 'grande feito', na feira do Cacau Pirera e foi flagrado em vídeo. 

A Ong, protetora dos animais P.A.T.A, (Proteção, Adoção e Tratamento de Animal), entrou em ação e conseguiu salvar "Irandubinha" nome da gatinha e seus cinco filhotes que estão à espera de adoção.


Para azar desse sujeito chamado Mauro Neves Rodrigues de Souza, 42 anos,  o cineasta Zeudi Souza estava no local e filmou a atitude do homem que está devidamente preso pelo seu ato de crueldade o qual segundo ele, cometeu por estar embriagado, o que foi confirmado ao ser preso. 

O vídeo foi retirado do Youtube por violar os termos do serviço. Fico aqui pensando no nível de  maldade de certas pessoas e por isso, compará-las a animais chega a ser  uma ofensa aos animaizinhos irracionais. 

Bom dia, pleno de paz.
 

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Toda a delicadeza Transcendental da Poesia Simbolista

"Angústia é um nó muito apertado bem no meio do seu sossego."
(Adriana Falcão)

Uma das escolas mais belas que estudei na faculdade foi o Simbolismo. Esse estilo literário começou quase no final do século XIX, com a publicação de Missais e Broquéis, de Cruz e Sousa. (1893)

Numa época em que o materialismo falava mais alto, tanto quanto hoje, os poetas simbolistas tocavam em temas que não agradavam a sociedade burguesa e as camadas cultas da corte do Segundo Reinado.

A escola literária na poesia de sucesso desse tempo  era o Parnasianismo cujos temas exaltavam a valorização de objetos, preocupados em apresentar poemas com temas frívolos bem ao gosto das idéias materialistas que estava em voga.

Desta forma, a poesia simbolista não agradou por tratar de temas  profundos os quais  permeiam a mente humana como a dor de existir e o fantasma da morte. 

Se a escola parnasiana exaltava a aparência, a simbolista, tocava na ferida, tratando de assuntos voltados para a essência, aquilo que existe no recôndito de nossa alma.

Para tanto, os poetas faziam uso do conhecimento intuitivo da realidade, explorando o universo visível, racional e objetivo da vida  onde a intuição e os sentidos humanos, visão, paladar, tato, audição e olfato foram utilizados para perceberem cores, perfumes e etc,   com o objetivo de resgatar a essência humana escondida sob o manto da realidade materialista e alienada.

Um dos temas diz respeito a morte. Esse tema foi também utilizado pelos poetas românticos que viam na morte uma evasão, ou seja, a fuga da realidade; já para os simbolistas a morte significava a libertação plena da alma.

Para nos deleitarmos na poesia, vou deixar um poema de Cruz e Sousa, não sobre a morte mas sim sobre o infinito que é o nosso próprio 'eu interior', um 'eu' que está à procura de si mesmo, ou de sua identidade ou ainda até mesmo de uma razão existencial que aplaque as nossas angústias de viver.


O Cavador do Infinito 
(Cruz e Sousa)

Com a lâmpada do Sonho desce aflito
E sobe aos mundos mais imponderáveis,
Vai abafando as queixas implacáveis,
Da alma o profundo e soluçado grito.


Ânsias, Desejos, tudo a fogo, escrito
Sente, em redor, nos astros inefáveis.
Cava nas fundas eras insondáveis
O cavador do trágico Infinito.


E quanto mais pelo Infinito cava
mais o Infinito se transforma em lava
E o cavador se perde nas distâncias...


Alto levanta a lâmpada do Sonho.
E como seu vulto pálido e tristonho
Cava os abismos das eternas ânsias! 
_____

Sabemos que em determinado momento da vida, a angústia de viver vai nos acometer e infelizmente, tal qual o poeta, "continuaremos cavando" sem obtermos respostas claras a todas as nossas inquietações. 

Espero que tenham gostado da reflexão de hoje... Um beijo enorme e boa tarde a todos.

: onselectstart='return false'