Arquivo do blog

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Pesadelos


Todos temos pesadelos e as crianças são as mais acometidas por eles. Os meus pesadelos diminuíram, depois que tive uns dez dias de pesadelos constantes. Então comecei a pesquisar sobre o assunto e descobri pequenas ações que podemos fazer para evitá-los.

Primeiro é necessário entender duas partes da nossa mente: o consciente e o inconsciente.  Somos comandados pelo nosso cosnciente e muito sucestíveis a ele que julga as nossas ações repreendendo e questionando o qual atua  quando estamos acordados.

Já o inconsciente é uma parte da mente pouco conhecida e é lá a sede onde ficam nossos instintos, desejos, medos e lembranças que foram rejeitados pela porção consciente da nossa psique em virtude de regras morais a que estamos sujeitos.

O que acontece durante o pesadelo é que as lembranças que estão guardadas no arquivo do inconsciente vêm à tona em forma de monstros, perseguições e perigos iminentes. Quem já não teve um pesadelo onde caía num abismo?

Assim, aquilo que mais tememos e muitas vezes nem confessamos vai se manifestar em pesadelos. Segundo os estudiosos do assunto, o que devemos fazer para diminuir a sequência dos pesadelos é enfrentar os nossos próprios medos, durante esse tipo de sono.

Antes de dormir, devemos mentalizar que teremos uma boa noite e caso haja pesadelos não teremos medo e se os monstros vierem nos assustar, nós os enfrentaremos e ainda que acordemos, voltaremos logo a dormir para eliminar aquilo que nos amedronta o qual simbolicamente é um tipo de medo que temos guardado no inconsciente.

Os antigos aconselham a não dormir de barriga cheia com o ventre para cima, muito menos totalmente sem roupa. Essas verdades pertencem ao senso comum sem comprovação científica, mas sempre tem um fundo de verdade.

A explicação que a religião dá aos pesadelos é que eles provem do diabo que  adentra em nossos sonhos afim de nos amedrontar. Se a Ciência afirma que a origem dos nossos pesadelos estão nos nossos medos ocultos, a religião aponta a origem desse medo à ação do mal, assim afirmando:

"Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós."
 (Tiago 4:7)

"De qualquer forma, a solução é não ter medo mas encará-lo. Não custa nada fazer a meditação recomendada pelos que estudam sobre pesadelos e aliar a uma oração de proteção. Lembrando sempre das palavras do salmista Davi: "Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só Tu me fazes repousar seguro." (Sal. 4:8.). Lindo fim de semana a todos.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

E o Tempo vai passando ...


"A vida é uma festa, então comece a dançar antes que a música acabe!"
(Bibh Rossini)

Hoje fiquei pensando:
no tempo que está passando,
nos sonhos se dissipando,
e em nada que aproveitamos.
Sem querer estacionamos ...
E o tempo? Segue avançando!
No baile da vida paramos
e nem por instante dançamos.
Ficamos abdicando,
nossos doces ideais:
o amor sacrificamos
por motivos tão banais!
O tempo segue sem alarde,
enquanto pensamos em vão,
quando acordamos era tarde,
para investir no coração!
Aproveitemos o pouquinho
do tempo que ainda nos resta,
distribuindo carinho,
enquanto não finda a festa!

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Sou Flor


“Os homens cultivam cinco mil rosas num mesmo jardim e não encontram o que procuram. E, no entanto, o que eles buscam poderia ser achado numa só rosa.”
(Saint Exúpery)

A quem interessar:
- sou um ser solitário
num mundo a vagar,
triste e arbitrário.
A quem me conheceu
sabe bem quem eu sou:
- sou alguém que sofreu
que já muito chorou.
Traduzo esta dor
com esta poesia
tal qual simples flor
que embeleza meu dia.
Não busco riquezas:
- sou simples, sou flor,
busco a delicadeza
de um intenso amor.
Esse meu coração
não se deixa enganar
não aceita a paixão
quer o amor cultivar.
Forasteira na vida
feita em pura ternura,
sou flor decidida:
- detesto aventuras.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Meu Pé de Camarão Amarelo e o Amor


Domingo, cheguei meio tarde do passeio que fiz e o sol já estava se pondo no horizonte; o calor estava escaldante, então fui ao quintal, pois lá tem uma parte em que fiz um jardim só com flores regionais. Há uma planta cuja flor é muito bonita e só ela, que recebe mais sol, estava completamente tórrida.

Fiquei apreensiva, entrei em casa, misturei num aguador umas vitaminas para plantas e adicionei a água recomendada pelo produto. Voltei para o jardim e reguei uma a uma, em especial essa planta. Também coloquei-a na sombra, abaixo do abacateiro. Já estava escuro quando saí do jardim.

Hoje, acordei bem cedinho e fui ver a situação da planta com o aguador preparado. Que surpresa! A planta que aqui se chama camarão amarelo, estava verde e com as flores abertas. Fiquei feliz e dei mais uma dose de água. Depois entrei satisfeita.


Não são lindos? Ando fazendo coleção de flores simples e fáceis de cuidar. Enquanto tomava café, fiquei fazendo uma analogia entre a flor e o amor. Amor não cuidado morre. A falta de atenção, a falta de ternura bem como a falta da expressão de  sentimentos, secam e murcham a flor do amor.

Em alguns casos, é possível fazer o amor renascer, basta darmos os cuidados merecidos, tal qual aconteceu com o meu pezinho de camarão amarelo. É interessante, como a vida reflete a natureza e penso eu, cá no meu cantinho, só não aprende as lições quem não quer. Durmam bem.

domingo, 4 de novembro de 2012

De Bem consigo Mesma


"O essencial é estar bem consigo mesmo."
(Voltaire)

Para não cairmos naquela insatisfação é preciso primeiro tentar mudar o que nos desagrada seja em termos físicos ou no sentido de mudar a forma como pensamos. Xô pra lá pensamentos negativos, aqui vocês não têm vez. Mente sã, corpo são.

E foi pensando assim que diminuí minhas idas ao salão; cansei de passar as tardes naquele puxa puxa de escova e chapinha. Dona de uma farta cabeleira, por cima totalmente lisos, herança de meu pai e por baixo totalmente cheios de cachinhos  (de minha mãe) passava longas tardes para cuidá-los e deixá-los lisinhos.

Pois é, os cachinhos por baixo dão muito volume aos cabelos, por isso a necessidade da escova e chapinha. Há duas semana atrás, decidi que daria um tempo nas idas ao salão, sempre repleto de gente por aqui e o inevitável aconteceu: kkkkkkkkk .. a cabeleira ficou parecida com um capacete de ouro. Kkkkkkk !

Fui ao shopping na sexta-feira retrasada, numa loja só de cosméticos. Enchi uma cestinha de produtos, desesperada com um rabo de cavalo na cabeça, saí de lá apressada, torcendo pra não encontrar ninguém conhecido. De repente, quase na saída: "professora" ! É ... "não tem jeito mesmo, pensei."

Um aluno que trabalha numa sapataria me parou. Conversei rapidamente e fugi. kkkkkkk. Chegando em casa, comecei o tratamento. Gostei do resultado e hoje cedo, quando me preparo pra ir à feira de artesanato, vi como ficam belos cachinhos bem tratados.

Às vezes, é necessário assumirmos o jeito que somos, da forma que a natureza nos fez, primcipalmente, se não der para mudarmos aquilo que queremos. Isso vale para os sentimentos, por exemplo, ficar pelos cantos choramingando por quem não nos ama, é grande perda de tempo, melhor é reconhecer isso e partir pra outra. 

O bom mesmo nessa vida é estar em paz e de bem consigo mesma; hoje, quando me olhei no espelho, aprovei o que vi e lá vou eu, serena e faceira passear pela feira e comprar umas futilidades pra preencher esse dia de domingo. Beijos, paz e bem.


: onselectstart='return false'