Arquivo do blog

sábado, 18 de maio de 2013

Educação e Preconceito


Escola onde trabalho: E.E.Sebastião Norões
"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos." 
( Pitágoras de Samos - (580 a.C. - 497 a.C.)
Filósofo e matemático grego

Bom dia. Hoje vamos falar sobre os preconceitos. Sabemos que todo preconceito é fruto adquirido na convivência diária com o nosso primeiro grupo social: a família, depois recebemos influência da vizinhança e por aí vai. Enquanto somos crianças,  assimilamos conceitos e valores de todos que nos servem de exemplo e nem sempre esse exemplo é o melhor para nós.

Nesse sentido, a escola é de imensa importância na formação do pensamento das crianças e os educadores assumem papel fundamental na orientação dessas pequenas mentes que chegam até eles, ao ensinar sobre o aspecto da diversidade, da igualdade e do respeito ao próximo. Recordo do tempo em que trabalhei com crianças cuja faixa de idade era de seis a sete anos e eles adoravam colocar apelidos depreciativos uns nos outros, conforme a aparência física, tais como, "neguinha", "cabeça de feijão preto", "bola de sebo" "pastel" "cara de prato" "índio" e etc.

Não foi muito fácil eliminar isso da classe, até que um mês antes da comemoração da Independência do Brasil, a diretora solicitou que preparássemos uma apresentação em comemoração à data. Como eu trabalhava com o Projeto Artes Cênicas na Escola para crianças e adolescentes, aproveitei e criei uma peça teatral intitulada A Miscigenação do Povo Brasileiro. 

Assim na primeira semana, passei ensinando o conceito de "miscigenação" e de forma direta numa linguagem fácil, expliquei que em cada brasileirinho corria o sangue das três raças: branco, negro e índios.




Ao falar do resultado dessa mistura não faltou quem comentasse: "professora, fulano é cafuzo, sicrano é mameluco" e as outras crianças respondiam, criando um início de conflito. Lógico que tratei de acalmar os ânimos, interferindo, explicando sobre o respeito que devemos ter uns com os outros.

O gaiatinho que começou a gozação se calou, quando eu falei que ele deveria ir na frente da turma explicar toda aula que eu havia dado. Após essa semana de aula, começamos o ensaio da peça diariamente, difícil foi convencer o gaiatinho, rsrs, a dançar com a mulatinha.

Não posso citar o nome das crianças, vai que eles passem por aqui, rsrs. No dia da apresentação, o resultado foi um sucesso e os pares brincaram e dançaram, quando foi preciso: indiozinho com branquinha, branco com mulatinha e todos gostaram. Numa outra ocasião sobre a Páscoa, o anjo todo de branco da minha peça era um garotinho negro vindo para Manaus da Guiana Francesa.

Eu gosto de observar a reação do pessoal que assiste. A partir dessas experiências, os alunos pararam com a onda de apelidos e eu continuei com a mesma turminha por mais dois anos seguidos.  

Esse é o papel do educador e é nessa educação que acredito, ou seja, educação que muda comportamentos e que forma futuros cidadãos isentos de preconceitos para atuarem em qualquer setor da sociedade. Lindo sábado a todos vocês.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

A Importância da Serenidade


 Imagem: Google

A paz é uma conquista diária; cada dia precisamos estar preparados para enfrentar os choques de opinião, as ironias dos maledicentes e as provocações vindas com o intuito de nos desestabilizar emocionalmente. 

Acontece que se estivermos sempre preparados mentalmente, com o tempo, não acharemos difícil manter o controle diante das investidas dos outros. 

Para isso, logo que acordo, agradeço ao Senhor pelo novo dia e digo a mim mesma que nada vai me perturbar nem me tirar do sério. 

É preciso sabermos nos manter calmos porque os bate - bocas constantes vão nos deixando nervosos ao extremo, podendo causar problemas até do coração. 

Vi uma entrevista de um senhor que fez um transplante do coração e segundo ele, há tempos que era um homem muito irritado, "pavio curto" e por qualquer motivo gritava com quem estivesse perto dele. 

Ele conseguiu fazer o transplante, no entanto,  muitos nem conseguem chegar ao hospital, morrem de infarto fulminante no caminho. 

Na entrevista, ele afirmou que quando encontra alguém com os nervos à flor da pele, estressado, descontrolado, ele afirma o seguinte: "bom infarto pra vc." 

Acredito que as causas de muitas doenças estejam relacionadas a essa agitação, a muitos afazeres, a falta de um tempo para que as pessoas possam ter só para si a fim de descansarem a mente. 

Pessoas que se descontrolam facilmente têm a tendência no futuro de adquirir pressão arterial alta e pressão arterial alta é irmã do derrame, que é o conjunto de distúrbios cerebrais o qual envolve a perda das funções cerebrais, que ocorre quando o suprimento de sangue em qualquer parte do corpo é interrompido. 

Nessa situação, quando o indivíduo nao morre pode ficar com sequelas, como paralisação dos membros. 

Essa consequẽncia vai depender da intensidade do derrame. O interessante é que os casos que conheço onde as pessoas ficaram com sequelas são de pessoas que eram extremamente nervosas. 

Um vizinho ficou 5 anos em cima da cama, contudo, não se modificou e mesmo muito doente e dependente da família continuava valente e meio fora de si. 

Um professor conhecido meu ficou em coma por três meses e conseguiu voltar sem sequelas, entretanto, hoje ele é muito mais calmo e me explicou que parou de "implicar" por coisas banais porque passou a valorizar mais a vida. 

Por tudo isso, procuro sempre ter horas só pra mim nem que seja na madrugada, sinto necessidade de relaxar e além disso, procuro não entrar em atrito com ninguém, mesmo porque tenho problemas com o coração, já detectado em exames, tendo, inclusive, passado por sérios problemas em cirurgias. 

A despeito disso, a minha vida está entregue nas mãos do Senhor e sei que somente partirei quando Ele quiser visto que já tive tudo para ir - mas ainda não era a hora. A hora só Ele sabe. 

Cuidem-se e procurem sempre que possível dormir muito e levar uma vida em harmonia com todos, isso é ótimo calmante. Lindo dia para todos e que a  paz do Senhor esteja no coração de vocês.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

A Aparência do Mal



Devemos aproveitar as noções de valores no que se refere ao respeito e amor ao próximo que recebemos no recôndito de nosso lar. Ainda que nos façam mal, é bom aos olhos de Deus, não desejar o mal a essa pessoa, porém orar para que o amor de Deus transborde na vida dela. 

Isso não significa interagir com ela, mas termos ainda mais cuidado nos mantendo distantes porque o mal pode novamente se aproximar com a aparência do bem. É assim que Paulo nos adverte:

"Abstende-vos de toda a aparência do mal."
(1 Tessalonicenses 5 : 22)

Sim, pessoas usadas pelo maligno podem se reaproximar de nós, vestidos até como anjos de luz, somente com o intuito de nos enganar para nos fazer mal. Mais uma vez é Paulo quem nos orienta:  

“E não é de admirar; porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz.” 
(2 Coríntios 11.14). 

Portanto, todo cuidado é pouco, sejamos generosos, mas sem abrir a guarda a pessoas que muito nos magoaram e nos prejudicaram porque, passado um certo tempo, não satisfeitas com o mal que já nos fizeram, podem querer nos fazer um mal ainda maior e para isso, armam ciladas,  retornando com a aparência do bem. 

Não se deixem iludir por palavras vazias e bonitas visto que o intuito do diabo é sempre ver a nossa queda e destruição total. Então para nos proteger vamos atentar ao que está escrito em Efésio 6:11:

"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo." 

E a armadura de Deus é a oração diária, aquela conversa que devemos ter sempre com Deus onde quer que estejamos, oração feita no pensamento, tendo sempre em mente as palavras de Pedro: "Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;" (1Pedro 5:8).

Bom, meus amados e amadas, mais uma semana começa e vamos começar pensando positivo para que no decorrer dela possamos sentir a alegria cristã em tudo quanto formos fazer. Alegria e paz de espírito é tudo o que precisamos. 

Um grande abraço fraterno e vamos avançando cada vez mais nos caminhos que nos conduzem ao céu onde reina nosso Senhor Jesus Cristo.

domingo, 12 de maio de 2013

Hoje Dia das Mães


Desejo tudo de bom a todas as mamães, as solteiras, as casadas, as vovós que criam os netos sem esmorecer. Aos papais que também assumiram ser papais e mamães, todo o meu respeito a todos vocês. Que Deus ilumine a todos e dê sabedoria para que possam continuar guiando os filhos no caminho do bem. Recebam meu abraço fraterno. Com ternura, Scarlet.
: onselectstart='return false'