Arquivo do blog

quarta-feira, 12 de março de 2014

PENSANDO COMO ÁGUIA

Era uma vez um filhote de águia que foi encontrado por um camponês e passou a ser criado junto com as galinhas.Com o passar do tempo, ele foi se acostumando a essa condição e chegou a crer que era uma galinha de verdade. Até que um dia um naturalista chegou à fazenda e ao vê-lo ciscando junto a outras galinhas, reconheceu nele uma águia e com treino conseguiu enfim fazê-lo enxergar quem realmente era. 
(Livro A Águia e a Galinha, de Leonardo Boff)

Imagem Internet

A história  A Águia e a Galinha, de Leonardo Boff, pode ser compreendida como uma metáfora da vida de muitas pessoas em que os indivíduos são condicionados a acreditarem em suas limitações. Nesse caso, a galinha representa os que estão acomodados no cotidiano que aceitam como verdadeiro aquilo que lhes foi incutido desde a mais tenra idade. Em outras palavras, aconselham que não se deve tentar voar alto demais porque o tombo será inevitável visto que galinhas não voam alto. Nesse sentido, a criança é moldada a aceitar o fato de sua limitação e por isso, mais tarde, quando adulto, não ousará investir nos seus sonhos. Por outro lado, o autor demonstra que existe uma águia adormecida dentro de cada indivíduo que precisa ser despertada a fim de que a limitação cultural imposta pelos outros seja quebrada, mas para isso, é necessário que o sentimento de autoestima seja estimulado, pois isso fará com que  o indivíduo adquira a capacidade de dar a volta por cima em meio a dificuldades quase insuperáveis, principalmente quando a opressão coletiva ameaça o horizonte da esperança. Óbvio que somos seres humanos dotados de falibilidade porém jamais devemos esquecer que dentro de nós existe uma força capaz de nos erguer fazendo-nos voar alto como a águia. Essa força é a nossa águia interior inserida num corpo de uma frágil galinha. Assim, quando tudo parece perdido, é imprescindível despertar essa força infinita, fazendo com que a nossa força ressuscite na fraqueza que nos abate.  Essa força infinita que existe em todas as pessoas reside na fé alicerçada na razão. Portanto, somos aguia e galinha metaforicamente, e para termos sucesso devemos saber distinguir quando a águia deve alçar voo. Quem se conforma em ser apenas galinha, jamais conseguirá sair do conforto do galinheiro porque não conseguiu despertar a águia que o ajudaria a voar acima das montanhas, enfrentando os ventos mais fortes. Atualmente vemos os mandatários deste mundo, donos do poder, querendo comandar os outros de forma arbitrária  os quais tentam domesticar os funcionários, fazendo-os crer que são meras galinhas, ninguém deve se submeter ao conformismo  e se acomodar numa situação como essa haja vista que a consequência do silêncio  diante dessa opressão será sempre o fator  que desencadeará sofrimentos a todos. Nessa situação,  é preciso que a nossa águia interior se levante demonstrando que somos seres pensantes e que devemos ser respeitados. Só assim estaremos fazendo a diferença em qualquer ambiente que adentrarmos, afinal não somos máquinas para sermos manipulados mas sim seres humanos.

Boa noite a todos

domingo, 9 de março de 2014

E POR FALAR EM POESIA ..

Faz tempo que não me dedico à poesia. Mas hoje, sentindo a brisa a acariciar minha face e  os cabelos, inspirei e me pus a escrever.


Recordações



É inverno ... tudo jaz
quieto em derredor.
Lentamente, ela se afastou da janela
e seguiu completamente só
ao quarto, sorrindo interiormente,
e deitada, folheou antigas páginas
amareladas pelo tempo inclemente. 
O álbum agora aberto, secreto, 
o da memória,
que só a ela pertencia, guardava 
sigilosamente uma história.
Lá fora, no passado, tudo fora alegria,
agora, adormecida com toda sua glória
era despertada por ela que novamente
as relembrava. 
- Por onde andaria o coração que eu tanto amava? Perdido num tempo que não volta. 
Assim, sorrindo meditou.
- No entanto, eternamente está vivo 
na memória e é isso o que importa: 
- meu antigo e doce amor.



: onselectstart='return false'