Arquivo do blog

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

A Muher Samaritana

Durante sua passagem pela terra, Jesus veio numa missão de paz, estendendo sua mão a todos com o fim de oferecer salvação a quem aceitasse esse presente divino. Naquele tempo, judeus não conversavam com samaritanos os quais não se consideravam judeus, todavia eram aparentados dos antigos habitantes do reino de Israel que se desfigurou no reinado de Roboão (filho do Rei Salomão), depois da separação das 10 tribos e a Tribo de Judá, em torno do ano de 930 a.C, foi nesta ocasião,  que surgiu o Reino de Samaria.Os samaritanos não reconheciam Jerusalém como terra santa, porém acreditavam nos livros do Pentateuco escritos por Moisés os quais seguem até hoje. Devido a essa questão, passaram a habitar um local bem distante de Jerusalém. Judeus, por sua vez, também passavam longe do local onde habitavam os samaritanos. Um dos episódios da vida de Jesus apresentado em  João 4:3-26, registra o encontro de Jesus com uma mulher samaritana; o mestre vinha da Judeia e o percurso total que caminharia seria de aproximadamente 175 km para chegar ao seu destino, a Galileia.  Apenas João registrou esse fato, leiamos:

3. Deixou a Judéia e voltou para a Galiléia.
4. Ora, devia passar por Samaria.
5. Chegou, pois, a uma localidade da Samaria, chamada Sicar, junto das terras que Jacó dera a seu filho José.
6. Ali havia o poço de Jacó. E Jesus, fatigado da viagem, sentou-se à beira do poço. Era por volta do meio-dia.
7. Veio uma mulher da Samaria tirar água. Pediu-lhe Jesus: Dá-me de beber.
8. (Pois os discípulos tinham ido à cidade comprar mantimentos.)
9. Aquela samaritana lhe disse: Sendo tu judeu, como pedes de beber a mim, que sou samaritana!... (Pois os judeus não se comunicavam com os samaritanos.)
10. Respondeu-lhe Jesus: Se conhecesses o dom de Deus, e quem é que te diz: Dá-me de beber, certamente lhe pedirias tu mesma e ele te daria uma água viva.
11. A mulher lhe replicou: Senhor, não tens com que tirá-la, e o poço é fundo... donde tens, pois, essa água viva?
12. És, porventura, maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu este poço, do qual ele mesmo bebeu e também os seus filhos e os seus rebanhos?
13. Respondeu-lhe Jesus: Todo aquele que beber desta água tornará a ter sede,
14. mas o que beber da água que eu lhe der jamais terá sede. Mas a água que eu lhe der virá a ser nele fonte de água, que jorrará até a vida eterna.
15. A mulher suplicou: Senhor, dá-me desta água, para eu já não ter sede nem vir aqui tirá-la!
16. Disse-lhe Jesus: Vai, chama teu marido e volta cá.
17. A mulher respondeu: Não tenho marido. Disse Jesus: Tens razão em dizer que não tens marido.
18. Tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu. Nisto disseste a verdade.
19. Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que és profeta!...
20. Nossos pais adoraram neste monte, mas vós dizeis que é em Jerusalém que se deve adorar.
21. Jesus respondeu: Mulher, acredita-me, vem a hora em que não adorareis o Pai, nem neste monte nem em Jerusalém.
22. Vós adorais o que não conheceis, nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus.
23. Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai em espírito e verdade, e são esses adoradores que o Pai deseja.
24. Deus é espírito, e os seus adoradores devem adorá-lo em espírito e verdade.
25. Respondeu a mulher: Sei que deve vir o Messias (que se chama Cristo); quando, pois, vier, ele nos fará conhecer todas as coisas.
26. Disse-lhe Jesus: Sou eu, quem fala contigo.

_________

Aprendemos várias lições com este texto. A primeira é que Jesus não tem preconceito, pois a mulher que fora pegar água numa hora tão quente do dia, era uma mulher pecadora e certamente, por este motivo, precisava ir buscar água numa hora tão imprópria, talvez por ser num momento em que todos da aldeia estivessem reclusos em casa para descansar. Desta forma, quando Jesus explica ser o proprietário da água que conduzirá à salvação eterna, ela lhe suplica: "Senhor, dá-me desta água, para eu já não ter sede nem vir aqui tirá-la!". Ela não havia compreendido o sentido da água que Jesus oferecia. A mulher samaritana também se surpreendeu ao perceber que Jesus conhecia a vida dela: "Tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu. Nisto disseste a verdade." Sim, Jesus conhece tudo a nosso respeito e no caso, conhecia bem a vida desregrada que a mulher levava, pois naquele tempo, as mulheres só casavam uma vez e virgens, caso ficassem viúvas, somente em exceções raríssimas poderiam casar novamente. Contudo o mais importante do ensinamento que Cristo nos deixou neste episódio é que podemos adorar a Deus em qualquer lugar, profetizando que a salvação seria estendida a todos os povos que buscassem o Pai:

"Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai em espírito e verdade, e são esses adoradores que o Pai deseja. Deus é espírito, e os seus adoradores devem adorá-lo em espírito e verdade."

A tradição antiga dizia que Jerusalém era o local de adoração. No entanto, Jesus sabia que Jerusalém  seria destruída no ano 70 d.C por Vespasiano, principal comandante romano.


"Pois sobre ti virão dias em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras e, por todos os lados, te apertarão o cerco; e te arrasarão e aos teus filhos dentro de ti; não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não reconheceste a oportunidade da tua visitação".
 (Lc 19.43-44).

 deve
 Jesus,
Está claro que a destruição Jerusalém  se principalmente ao fato de ter rejeitado autor da nossa salvação. Então por causa dessa rejeição, a graça da salvação foi estendida não só ao povo de Samaria, mas também a todos os povos gentios (povos não judeus) que a aceitassem. Vejamos o que Paulo explica sobre isso:


Romanos 11:11 - "Digo, pois: porventura, tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum! Mas, pela sua queda, veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação." (emulação no sentido de colocarmos ao pé de igualdade com os judeus em relação à salvação.)

Logo, aconteceu o que Jesus já havia previsto e o evangelho tem sido pregado a toda criatura. Aceitar o presente de Deus é aceitar a salvação tal qual fez a mulher samaritana e o presente é Jesus.

Pensem nisso. Um beijo, paz e bem a todos.















segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Passeio no Domingo: Porto do Ceasa

Ontem estive aqui, passeando. Este é o Porto do Ceasa, local de partida para algumas cidades interioranas daqui; essa imagem apresenta a parte por onde saem pequenas embarcações e a balsa que conduz passageiros e carros. 

A única via de acesso a determinados municípios é por via fluvial.

Na entrada desse porto, há uma feira coberta onde predomina a venda de peixes como tambaquis, pacus, sardinhas, dourados e pirarucus, a preços acessíveis. 

Comprei um tambaqui, por exemplo, a CR$ 80. 00 reais, não foi caro porque o peixe tem oito kilos, saindo portanto, a CR$ 8,00 o kilo, é muito peixe, né não?


Essa feira fica bem localizada e quem está no centro da cidade chega lá em quinze minutos de ônibus e vai curtir uma das mais belas paisagens daqui: a floresta e o Encontro das Águas.

Nesta imagem abaixo, podemos ver a entrada do Porto que passou por uma reforma e está muito bonito.
Lá do outro lado do rio fica o município do Careiro o qual é tipicamente de várzea (95%), sendo o restante composto em áreas de terra firme. 

Minha mãe nasceu do outro lado do rio; nesse município, o que pode ser visto é a natureza, nada mais que isso haja vista que a cidadezinha é muito pequena. 

O gostoso mesmo é atravessar o rio de balsa ou de voadeira, pois os botos amistosos acompanham a viagem de perto e ainda atravessamos o Encontro das Águas. 
Fiquei passeando na feirinha, fazia tempo que não andava por aqui, porém não atravessei o rio visto que o sol estava quentíssimo, sendo que 'morenei' um pouco na sombra. 

Enfim, tive um domingo legal, respirando o ar puro da natureza. 

Um lindo início de semana a todos.
: onselectstart='return false'