Arquivo do blog

sábado, 23 de agosto de 2014

Paz nas Adversidades


Depois de uma semana intensa de trabalho, é hora de nos recolhermos dentro de nós mesmas para nos darmos o tempo necessário a fim de descansarmos o corpo e a mente. Imaginar um local como esse da imagem acima e ainda nos sentirmos bem por estarmos trabalhando, enquanto há muitas pessoas desempregadas. 

É tempo de pensar o que é bom, tempo de limpar a mente de tudo o que é preocupação, tudo que gera sofrimento, tudo o que não podemos modificar e entregar a Deus, mantendo a fé inabalável nele. Agradecer por estarmos respirando, enquanto muitos lutam pela vida, respirando por aparelhos; é mister manter a saúde emocional sem nos deixarmos abalar por situações que nos chegam abrindo feridas na alma, pois alma doente, corpo doente. 

Tudo na vida depende de como encaramos as adversidades, sabendo que a nossa mente comanda o corpo e quanto mais dimensionarmos os problemas, maiores eles se tornam a ponto de nos sufocarmos e cairmos no abismo da depressão. Tristeza chama tristeza, alegria chama alegria.

Ainda me recordo de um leproso que eu ia sempre visitar no leprosário em dias de visitas, ele sempre me recebia com um sorriso porque não tinha nenhuma visita e na hora da refeição, orava agradecendo a Deus pelo alimento e pela minha visita. 

Fui várias vezes visitá-lo e nunca vi nenhuma reclamação, pelo contrário, ele gostava de falar sobre a vida dele. Um dia, ao visitá-lo, vi o banco onde ele me esperava vazio, fui então perguntar por ele, responderam que ele havia morrido no meio da semana e em caso de morte o leprosário não pode comunicar ninguém visto que nesse momento é alto a chance de contaminação. 

Creio que ele está com Deus e se aqui já havia encontrado o caminho da paz, lá ele deve estar muito melhor do que aqui. Esta é a mensagem que quero deixar hoje a todos que acessarem, pois é importante que vocês tenham em mente que tudo passa nessa vida medonha, o importante é não nos desesperarmos no momento da tribulação, mas sim, esperarmos pacientemente, mantendo o otimismo e os pensamentos voltados não para os problemas e sim para tudo o que é agradável e nobre como Paulo aconselhou:

Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.
(Filipenses 4:8)

Tenham um bom descanso na paz do Senhor Deus.


domingo, 17 de agosto de 2014

Alienação



Há vários conceitos de alienação e aqui nos interessa a alienação social, aquela que impede as pessoas de terem pensamentos próprios e por isso aceitam sem questionamento tudo o que é veiculado nos meios de comunicação. 

A alienação é própria do sistema moderno capitalista, esse sistema selvagem que existe para a exploração da mão de obra do trabalhador e visa unicamente o lucro dos proprietários dos meios de produção, os empresários. 

Para que haja lucro é preciso que haja produção em escala e consumidores, logo, é necessário que haja meios de divulgação que incentive a população a comprar, daí provém o grande número de propagandas que estimulam psicologicamente as pessoas. 

Nesse sentido, entram em ação o aparato tecnológico criando ideologias falsas com mensagens apelativas e principalmente emocionais; nesse jogo de gato e rato a aparência supera a essência humana e o materialismo passa a comandar a vida das pessoas.  

Como podemos perceber, ideologia aqui não é no sentido positivo, mas sim aquela que sutilmente sem imposição mascara a realidade através de imagens divulgadas e alienantes; neste contexto se inserem muitos trabalhadores que muitas vezes investem o pouco salário recebido em compras supérfluas, desnecessárias.

"Viva o luxo, abaixo o bucho". Esse é um ditado comum por aqui que bem expressa a mente dominada de incontáveis números de pessoas. Esse tema é extenso e eu poderia escrever muito sobre ele. Mas vou me deter naquilo que me propus a escrever logo ao acordar. 

A alienação pior a que quero me referir é a alienação moral. Nunca em toda a história da humanidade, o ser humano se deixou dominar mentalmente como neste século. Talvez, pior do que está, só na época de Sodoma e Gomorra; através de novelas, de vídeos pornôs e de revistas, a mídia tem sido utilizada como meio de depravação, desrespeitando as famílias, contribuindo em muito para o esfacelamento da célula maior da sociedade. É mister salientar que a população alienada desconhece que esse tipo de divulgação podre é próprio da mente imunda de quem escreve o texto.

Em nome da liberdade de expressão vão espalhando ao vento ideias que não contribuem em nada na formação psicológica das crianças, despertando precocemente a sexualidade, apresentando cenas de adultério como expressão de amor. Que tipo de amor é esse que prega a separação do casal? Que músicas são essas cujas letras iniciam a criança na obtenção de um linguajar baixo e vulgar?

As crianças são as vítimas deste sistema e os adolescentes idem. É moda seguir o que a mídia apresenta, é moda ser igual a personagens de novelas, personagens rebeldes aos pais, personagens pérfidos, personagens sem controle emocional sendo que poucos personagens fazem a diferença.

Enfim, o amor para a mídia é sexo e sexo não é amor. Valores como honestidade, gratidão, respeito e ternura há muito estão sendo esquecidos, pois o que interessa é a competição para ver quem tem mais, quem é o melhor, características primordiais do sistema capitalista que não satisfeito em explorar o trabalhador, pois não há distribuição de renda justa, ainda o aliena naquilo que lhe é mais sagrado, a sua consciência, roubando-lhes os valores  inerentemente humano - o amor.

Que seu domingo seja de paz.


: onselectstart='return false'