Arquivo do blog

sábado, 30 de junho de 2012

Caminhos

"A vida nos ensina até nos mínimos detalhes... As pedras sempre estarão pelo caminho. E a grama, sempre cobrirá os campos espinhosos." 
(Fernando Bonfim)


Estive assistindo um filme sobre Maria Antonieta; um filme antigo em preto e branco. Quando o Absolutismo caiu na França, ela e o rei foram condenados à morte. Depois, tiraram um anel do deda dela onde estava escrito: "Todos os caminhos levam a Deus."

Fiquei meditando sobre isso e não concordo pois a palavra de Deus é clara: "Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte." (Prov. 14:12) 



E quantos estão andando nesse caminho?  Caminhos das drogas, da devassidão, caminhos ocultos que levam alguém a praticar cultos a demônios com a finalidade de pôr fim à vida de alguém. É preciso saber escolher o caminho a seguir e é tão fácil escolher.

Sempre que vou a algum local onde nunca havia ido, faço-me esta pergunta: se Jesus estiver me olhando, Ele aprovará o local em que estou? Quando sinto algo dentro de mim que me diz que o ambiente é negativo, dificilmente volto lá. E assim, poupo-me de muito aborrecimento.

Neste sábado, peço a Deus que dê a todos os meus amigos o discernimento para saberem analisar bem em que caminhos estão andando. Desejo a todos muita paz e um domingo de descanso abençoado a vocês, deixando essa poesia que o Shadow me deu numa respostas:



Caminhos


Daniel Duende 




Existem caminhos para quem quer caminhar.
Existem caminhos para qualquer lugar.
Caminhos escuros, perigosos, trilhas estranhas,
e estradas largas cruzando planícies tamanhas
Que nunca se sonhou poder atravessar.

Existem caminhos verdejantes e belos
que nos levam de castelo em castelo,
de covil em covil, através dos bosques
cheios de fadas e feras, terras das hostes
das pessoas feitas de sonhos, imaginárias...


Existem caminhos sempre
Basta persistir e seguir.
Os Deuses da estrada abençoam
aquele que não se deixa cair.
Eu só quero encontrar o jardim
no qual eu possa me deitar e sonhar...

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Até breve, Tia Cecy


"A vida não passa de uma oportunidade de encontro; só depois da morte se dá a junção; os corpos apenas têm o abraço, as almas têm o enlace."
(Victor Hugo)

Sempre fico meio passada diante da perda súbita de alguém da família; quarta-feira minha mãe esteve aqui e falou sobre a minha tia Cecy, ela estava internada e não estava bem de saúde, apesar de muito doente, mantinha sempre sua marca registrada: a alegria mesmo em momentos difíceis. Planejei ir na quinta-feira fazer uma visita, não deu tempo, ontem, na metade da manhã, minha tia entrou no trem.

Desde criança a idéia que tenho da morte é algo como se saíssemos da vida e entrássemos num trem espiritual onde reencontraríamos as pessoas que amamos em algum vagão para prosseguir uma viagem sem fim, recebendo quem chegasse.



Ainda estou sobre o efeito da notícia pois tia Cecy significou o exemplo de alegria e honestidade na minha vida infantil. A criança é influenciada pelo seu primeiro grupo social e cada pessoa que admira vai contribuir de alguma forma para a formação de sua personalidade.

Todos os finais de semana, a partir dos sete anos, eu ia visitá-la e era recebida sempre com alegria juntamente com seus filhos e ouvíamos sucessos, dançávamos e o diálogo entre nós era perfeito. Certa vez, ela me contou sobre a morte do primeiro filho que era apegado a mim, ainda bebezinha, a morte da criança, a levava a chorar todos os dias.


Agora, dizia ela, não chorava mais porque segundo ela, sonhara com a criança que lhe apareceu em sonhos pedindo para que ela não chorasse pois todas às vezes que ela chorava, ele ficava todo molhado. Quando ela acordou, ao descer da cama, havia uma poça de água no assoalho sendo que na casa não havia goteiras.

É, minha tia era muito alegre. Devo ter herdado dela, esse meu lado de palhacinha. Não fui ao velório, não fui ao enterro, embora tivesse a intenção de ir. 

Tenho uma certa dificuldade em participar desse tipo de cerimônia, prefiro acreditar que ela foi fazer uma viagem e que um dia nos encontraremos no trem onde ela está passeando. Enquanto isso, vou estudando, para esquecer que a morte existe.



Creio que ela não gostaria de me ver chorando, assim deixo a ela meu beijo espiritual, agradecida pela feliz convivência e pelo exemplo de fidelidade, honestidade e senso de humor com que ela enfrentou sabiamente  esse nosso drama de viver.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Confiando Sempre


Há duas semanas eu comecei a mexer na terra, de repente, senti uma vontade de fazer um jardim, só com flores regionais pois não adianta ficar na ilusão de querer plantar violeta com um clima super quente como o daqui.

Eu não tenho muita experiência mas li sobre preparação da terra e comecei, simples assim; agora há pouco, eu estava molhando as plantinhas, pensando se teriam o mesmo fim que meus pobres cactos. Joguei tanta água que não escaparam nenhum. (rsrs)

Antes de terminar de regar, olhei para o céu - nuvens negras passeavam anunciando uma possível chuva. Lembrei-me de uns "túneis escuros" onde tive que adentrar e ir até o fim até encontrar a luz da solução para problemas graves.


Em nenhum momento fraquejei na fé, embora tudo contribuísse para meu abatimento espiritual, por isso, contrariando tantos prognósticos, saí do túnel fortalecida. Hoje, esse filmezinho voltou a passar pela minha mente, senti angústias porém recordei que por esse túnel que se abre à minha frente, já passei e conheço a saída que conduz ao caminho da luz.


Então me aquietei, lembrando do versículo: "aquietai-vos e sabei que eu sou Deus." (Salmo 46:10). Aos poucos, a angústia foi se transformando em esperança porque temos que nos manter fortes diante das angústias - "Se te mostrares fraco no dia da angústia, a tua força é pequena." (Provérbios 24:10)

A minha força não é pequena porque vem do Senhor e estando Ele à frente de minha vida, o que temerei? Assim, parei de pensar sobre o meu problema e descansei nas promessas do Senhor que nunca me abandonou. Expulsei a nuvem de tristeza momentânea e voltei a sorrir intimamente. 


O importante é seguir com a fé sempre viva em um Deus que cuida de nós, sem titubear. Boa noite, cheio de paz.

: onselectstart='return false'