Arquivo do blog

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Dia dos Professores


"No Japão, o único profissional que não precisa se curvar diante do imperador é o professor, pois segundo os japoneses, numa terra que não há professores não podem haver imperadores." 
(Face)

O que comemorar no Dia dos Professores? Um país que nunca deu prioridade à educação está muito longe de se tornar um país desenvolvido. 

Evidente que qualquer pessoa que se mantém atualizada através da leitura de meios de comunicação sabe que um  país que não investe em educação condena o povo à ignorância e à pobreza cuja finalidade é a dominação de mentes para fazer da população suas marionetes em tempos eleitorais.

Se relembrarmos o que aprendemos em História, nos tempos em que estudávamos, vamos saber que o tipo de colonização de cada país reflete hoje no tipo de governo que temos. Havia dois tipos de colonização: a de exploração e a de povoamento.

A colonização de exploração, preponderante em terras brasileiras, é aquela em que colonos invadiam terras  para extraírem as riquezas por intermédio da escravização dos verdadeiros proprietários da terra, os nativos. 

Já na colonização  de povoamento, os colonizadores buscam desenvolver a região colonizada, criam leis, investem em infra estruturas e lutam para que a colônia se torne forte e independente, o exemplo desse tipo de colonização é a dos ingleses nos Estados Unidos.

A nossa colonização teve por símbolo a espada e a cruz que representam a violência de quem veio e a cruz como forma de controle de mentes. Sabemos que, desde a Idade Média, a igreja esteve a serviço de monarcas, sendo o primeiro poder na pirâmide social e de espiritualidade não tinha nada.

Segundo relembro do que estudei, por ocasião da nossa colonização, onde chegava um colono, abria-se uma igreja, bem diferente da colonização inglesa que, procurava construir escolas. Somos hoje o resultado dessa colonização que reflete o descaso dos governantes os quais não investem nos pilares essenciais da sociedade: educação, saúde e segurança. 

No Dia dos Professores, vou deixar uma frase de Samuel Lima: 

"Educação gera conhecimento, conhecimento gera sabedoria, e só um povo sábio pode mudar seu próprio destino". 

Bom dia.



: onselectstart='return false'