Arquivo do blog

sábado, 16 de maio de 2015

FEB - Canção do Expedicionário - 70 anos - Fim da II Guerra Mundial





No dia 07/05/1945, há 70 anos, o mundo relembrou o fim da II Guerra Mundial na Europa. Nossos pracinhas, combateram na Itália contra um povo forte e bem armado: os alemães. Num momento em que o Brasil está sendo alvejado pelas balas da corrupção é bom valorizar o nosso passado com galhardia. 

A Canção do Expedicionário têm versos que me lembram Gonçalves Dias e obras do nosso Romantismo, como Iracema, de José de Alencar, Caramuru, poema épico de Santa Rita Durão. Sempre que escuto fico emocionada lembrando do desafio que foi Monte Castelo para os meninos do Brasil. Valeu!!!

quarta-feira, 13 de maio de 2015

A alegria de estar na escola

É aqui que passo as minhas tardes.

Sempre acreditei que a escola poderia ser um local de aprendizagem e alegria para os educandos e para o próprio professor. Ainda acredito no prazer de estar na escola sentido pelo aluno o qual poderá fazer da escola o meio social onde poderá aprender não só a exercer a cidadania e a conviver com os demais em harmonia mas também, principalmente, por ser um local aprazível, sentir a alegria de estar voltando a ela todos os dias. Com alunos com esse perfil, a evasão escolar permanecerá onde sempre deveria estar: do lado de fora da escola.

Talvez por sentir essa alegria de estar na escola, desde criança, gosto tanto de estar nela. Não levo problemas pessoais para a sala de aula, pelo contrário, a escola exerce essa magia em mim que faz com que eu esqueça todos os meus problemas. 

É nela que fico a semana toda e é nela que sinto como o tempo passa depressa quando fazemos aquilo que gostamos profissionalmente. A despeito da desvalorização da nossa categoria, o professor está atrás das vitórias de muita gente no sentido profissional e é esse um dos motivos que nos impulsionam a fazer a nossa parte. 

O motivo dessa postagem diz respeito a um blog o qual estava lendo em que o autor foi muito infeliz ao chamar os professores de 'vagabundos'. Compreendo a ignorância de quem não conhece o nosso árduo trabalho, pois lidar com pessoas, numa sala repleta, diariamente, é necessário no mínimo ter noções de psicologia e amor ao próximo, virtudes que esse cidadão certamente desconhece. 

Entretanto, deixando esse pormenor de lado, sei que, quem faz a escola é o professor e o aluno, por isso existem escolas especiais, aquelas onde fervilha o conhecimento e a alegria, formando profissionais críticos para atuarem em sociedade, outras deixam a desejar, como bem explica o saudoso Rubem Alves:

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado. 

Infelizmente, ainda temos que evoluir muito no que diz respeito à educação nesse país para que tenhamos muito mais escolas de qualidade do que as 'escolas gaiolas' responsáveis pelo grande número de evasão escolar.

Sou otimista - creio que um dia, a educação ainda será prioridade nas ações do governo e aí, sim, viveremos num país desenvolvido feito por uma maioria de pessoas honestas sem tanta ignorância e desonestidade que assolam o nosso país.

Bom dia a todos.


: onselectstart='return false'