Arquivo do blog

quarta-feira, 13 de maio de 2015

A alegria de estar na escola

É aqui que passo as minhas tardes.

Sempre acreditei que a escola poderia ser um local de aprendizagem e alegria para os educandos e para o próprio professor. Ainda acredito no prazer de estar na escola sentido pelo aluno o qual poderá fazer da escola o meio social onde poderá aprender não só a exercer a cidadania e a conviver com os demais em harmonia mas também, principalmente, por ser um local aprazível, sentir a alegria de estar voltando a ela todos os dias. Com alunos com esse perfil, a evasão escolar permanecerá onde sempre deveria estar: do lado de fora da escola.

Talvez por sentir essa alegria de estar na escola, desde criança, gosto tanto de estar nela. Não levo problemas pessoais para a sala de aula, pelo contrário, a escola exerce essa magia em mim que faz com que eu esqueça todos os meus problemas. 

É nela que fico a semana toda e é nela que sinto como o tempo passa depressa quando fazemos aquilo que gostamos profissionalmente. A despeito da desvalorização da nossa categoria, o professor está atrás das vitórias de muita gente no sentido profissional e é esse um dos motivos que nos impulsionam a fazer a nossa parte. 

O motivo dessa postagem diz respeito a um blog o qual estava lendo em que o autor foi muito infeliz ao chamar os professores de 'vagabundos'. Compreendo a ignorância de quem não conhece o nosso árduo trabalho, pois lidar com pessoas, numa sala repleta, diariamente, é necessário no mínimo ter noções de psicologia e amor ao próximo, virtudes que esse cidadão certamente desconhece. 

Entretanto, deixando esse pormenor de lado, sei que, quem faz a escola é o professor e o aluno, por isso existem escolas especiais, aquelas onde fervilha o conhecimento e a alegria, formando profissionais críticos para atuarem em sociedade, outras deixam a desejar, como bem explica o saudoso Rubem Alves:

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado. 

Infelizmente, ainda temos que evoluir muito no que diz respeito à educação nesse país para que tenhamos muito mais escolas de qualidade do que as 'escolas gaiolas' responsáveis pelo grande número de evasão escolar.

Sou otimista - creio que um dia, a educação ainda será prioridade nas ações do governo e aí, sim, viveremos num país desenvolvido feito por uma maioria de pessoas honestas sem tanta ignorância e desonestidade que assolam o nosso país.

Bom dia a todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos.Será um prazer ler a tua opinião.

: onselectstart='return false'