Arquivo do blog

domingo, 27 de maio de 2012

Liberdade e Vícios.


"Quem é bom, é livre, ainda que seja escravo. Quem é mau é escravo, ainda que seja livre." 
(Santo Agostinho)

Quem não quer se sentir livre? Todos. Adolescentes então, sonham com essa liberdade de quererem fazer tudo, sem dar satisfação a ninguém. Mas liberdade tem um preço, o preço de sermos responsáveis por tudo aquilo que fazemos, pelos caminhos que andamos e pelos amigos que escolhemos.

Querer fazer tudo sem dar satisfações e depois correr para casa levando problemas para os pais resolverem, é ser extremamente irresponsável. 

Quem acha que pode fazer tudo mas não tem condições de assumir seus erros, arcando com as consequências, engana-se pensando que é livre. 

Costumo dizer a meus alunos que o uso de drogas, por exemplo, não se justifica nos dias atuais e quem adentra neste beco, trai a própria família, a escola e até mesmo a sociedade que por meio da mídia explica os malefícios da mesma. 

Ser livre, não é sair por aí, com o intuito de se exibir para os amigos, aceitando imposições do grupo só para demonstrar que é forte pois ninguém é forte diante da ação das drogas. 

As drogas fazem com que filhos se tornem, na maioria das vezes, ladrões dos próprios pais e essa é uma cruz que os pais não merecem carregar.

Mas o que é liberdade? Busquei em Sócrates que nasceu em Atenas a 470 anos a.C, o conceito de liberdade, leiamos:

"A liberdade consiste no auto domínio no controle dos impulsos passionais, no domínio ante o desfrutamento do prazer. Portanto, homem livre é aquele que domina seus impulsos e não se deixa escravizar por eles."


Então, de acordo com o conceito de Sócrates, ser livre não é fazer tudo o que se quer. Quantas pessoas andam em buscas de drogas e sexo levando uma vida desenfreada, sem conseguirem desfrutar de uma vida livre e saudável?


Os vícios e as paixões acorrentam as pessoas porque as lançam no poço mais nojento da vergonha, roubando-lhes a marca peculiar indelevelmente marcada na alma de todo ser humano: as virtudes, tornando-os, desta forma,  prisioneiros dos vícios que escolheram para si.


As escrituras sagradas afirmam assim sobre a nossa liberdade nas palavras de Paulo:

1 CORÍNTIOS 6:12
“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas”

É maravilhoso poder ler algo que foi escrito há mais de 2000 mil anos atrás e ainda continuar sendo tão atual. 

Entendo que o segredo, meus amados e amadas, para usufruírmos a nossa liberdade plena está em termos domínio próprio sobre tudo aquilo que poderá nos fazer mal e se conhecermos a nossa natureza humana, as nossas fraquezas é melhor nos desviarmos  dos caminhos que possam nos conduzir para o túmulo visto que nem todos os caminhos nos levam a Deus ainda que nos pareçam a nossos olhos caminhos floridos, leia de novo:

Provérbios 14.12

"Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte."

Vamos nos deixar guiar pelo bom senso, pelos conselhos de nossos pais e pela palavra de Deus, para podermos ser exemplos não pedras de tropeço para as gerações atuais, futuros adultos do amanhã. 

Paz e bem a todos que neste domingo passarem por aqui e aos que passarão durante a semana. Aqui faz um lindo dia de sol. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos.Será um prazer ler a tua opinião.

: onselectstart='return false'