Arquivo do blog

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Lançamento: Dieta Amazônica ... Longevidade, Já.


Maués, no Estado do Amazonas, tem cerca de 50 mil habitantes. É uma típica cidade da floresta, com a população ribeirinha vivendo principalmente da agricultura e do extrativismo.
Mas Maués chamou a atenção do INSS. O grande número de beneficiários com mais de 70 anos (o dobro dos beneficiários de Manaus) levou o órgão a investigar se os aposentados estavam mesmo vivos. Estavam, e muito bem, obrigado.

Os longevos da cidade também despertaram o interesse do gerontólgo Euler Ribeiro, da Universidade Estadual do Amazonas.

Há mais de uma década estudando o envelhecimento dos amazonenses, ele constatou que, em Maués, a população com mais de 80 anos era duas vezes maior do que nas outras cidades do Estado. E lá a expectativa de vida, de 75 a 80 anos, superava os 73 da média nacional.

Além de viverem mais, os idosos de Maués apresentam ótimas condições de saúde.
A incidência de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, reumatismo e demências é até 60% menor do que na capital.

Entre outras coisas, o gerontólogo espantou-se com o número de octogenários com filhos pequenos e memória afiada, tanto para as histórias do passado quanto para os fatos recentes.

“Além do fator genético, o exercício físico e o baixo nível de estresse favorecem a longevidade. Mas acredito que o segredo de Maués é a alimentação”, diz Ribeiro.

A bióloga e geneticista Ivana Mânica da Cruz, da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul), conta que uma análise dos alimentos típicos da dieta amazônica mostra que os compostos nutricionais são muito parecidos com os da dieta mediterrânea mas no sentido de pescado, o jeraqui possui muito mais ômega três do que a sardinha.

Depois desta matéria de 2009, o Dr. Euler Ribeiro e a bióloga e geneticista Ivana Mânica começaram a escrever a obra que foi lançada ontem, no Palácio Rio Negro. pela Editora Cultural da Amazônia, pertencente à Rede Calderaro de Comunicação (RCC).

A publicação é o resultado de dois anos de  pesquisa feita pelo médico geriatra Euler Ribeiro e a médica geneticista Ivana Cruz para descobrir quais os fatores contribuintes para a longevidade da população de Maués, a 267 quilômetros de Manaus. O município, de acordo com o IBGE, possui 1% da população com 80 anos, quando a média nacional nessa faixa é de 0,5%.

“Tudo começou com a divulgação pelo IBGE dos dados que apontaram ser Maués o município com o maior contigente populacional com 80 anos de idade. Formei, então, um grupo para estudarmos o envelhecimento do homem na floresta, e convidei a doutora em Genética Humana Ivana Cruz, conhecida pelas pesquisas sobre o envelhecimento  celular, para integrar o trabalho”, explicou Euler Ribeiro. 

O objetivo era o de avaliar quais os motivos do envelhecimento saudável da população, levando-se em conta os aspectos da nutrição à base de produtos da floresta e a da rotina de atividades desenvolvidas por eles ao longo da vida.

Maués é famosa pela produção de guaraná em pó. O livro custa Cr$ 49,90 nas principais livrarias de Manaus.Olha o que o povo costuma usar no café da manhã, a nossa gostosa pupunha:









Scarlet  Zan  Mayara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos.Será um prazer ler a tua opinião.

: onselectstart='return false'