Arquivo do blog

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Enchente em Manaus

 

O nível do rio Negro pode chegar a 30,13 metros neste ano, segundo dados divulgados hoje em novo alerta do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). 

O número supera em 39 centímetros a maior enchente registrada em Manaus em 2009, quando a cota chegou a 29,77m. Na foto acima, a praia da Ponta Negra e mais no fundo, o Hotel Tropical. Não há mais praia. (dados de jornal)

Aqui é o Parque dos Bilhares onde temos uma praça de lazer e corre um pequeno igarapé, o Mindu, ele também está nesta situação.


Olhem o Mercado Grande, como é conhecido o mercado Adolfo Lisboa e o local de embarque para as cidadezinhas do interior. Esses locais ficam no centro da cidade.


Agora, vamos ver a Manaus Moderna, aqui vc pode ver mais de perto, o mercado Grande ou Adolfo Lisboa. Os feirantes já estão sendo retirados daí.


Vamos ver agora, o governador adentrando no bairro da Glória e São Raimundo dois bairros atingidos pela cheia, bem próximos do centro:


Mais adentro do bairro da Glória, o moço aí, se locomove de canoa.


A situação nas cidadezinhas do interior é bem pior. O governador liberou uma verba para as famílias atingidas de Manaus e das cidades ribeirinhas. 

A enchente aqui no nosso Estado, chega devagarinho, avisando; nunca chega de imediato. 

Enquanto o rio vai subindo dia a dia, o caboclo improvisa andares de madeira dentro das casas, construindo assoalhos e pontes de madeira, quando dá porque isso também exige dinheiro. Minha mãe mora nessa área próxima do Mercado, no bairro da Cachoeirinha. 

Só que o igarapé que passava quase em frente à casa dela, já foi aterrado e o governo construiu apartamentos através do projeto Prosamin. 

Eu moro bem longe de tudo isso, não estou em área de risco, vivo perto da floresta, pertinho do aeroporto internacional.

Quase não vou ao centro visto que aqui onde resido tem tudo o que preciso. Mas coincidentemente, hoje preciso ir para resolver um problema no banco Bradesco. 

Detesto ir ao centro pois é muito agitado, há muito trânsito, muita gente e eu me sinto sufocada.

Por hoje é só, pessoal. Já fiz a minha prova, acho que me saí bem; mas preciso ir me adiantando na dissertação e isso ... u, u, u ... (rsrs) exige leituras de muitos livros. 

Já li vários, ao mesmo tempo que vou desenvolvendo o texto ... porém, u, u, u ... (rsrs) ainda tenho uma fileira de outros livros para ler. Fiquem com Deus e um beijo no coração.

2 comentários:

  1. Espero que as autoridades resolvam a situação das famílias que estão desabrigadas, eu vi uma reportagem ontem no Jornal da Globo, sobre as inundações no Norte, o Acre, e uma parte do Pará enfrentam a mesma situação, que Deus os ajude.

    Abraços Scarlet!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Felipe: o governo federal liberou verbas para cá e creio que tb para as outras cidades da região Norte. A situação é de calamidade pública e até as escolas estão arrecadando principalmente alimentos para enviar para o interior onde é o que mais se necessita e roupas tb. Um beijo.

      Excluir

Comentários são bem vindos.Será um prazer ler a tua opinião.

: onselectstart='return false'