Arquivo do blog

terça-feira, 1 de maio de 2012

Dia dos Trabalhadores: comemorar o quê?




Segundo Karl Max, a luta de classe é o motor da História. E é verdade - o tempo passa e a concentração de riqueza continua nas mãos da minoria egoísta, insensível, privilegiada historicamente.

A centralização do poder pode até mudar de mãos, contudo, os personagens são os mesmos, isto é, só mudam os semblantes porém a essência egoísta é a mesma.

Isso porque o poder corrompe e sinceramente, é muito difícil passar por lá sem se contaminar; recorro aqui a uma frase dita pelo ex presidente da Câmara dos deputados Ulysses Guimarães, já falecido que se destacou à frente dos primeiros momentos de nossa história contemporânea, ao lado de Tancredo Neves e outros democratas.

Tancredo Neves adoeceu gravemente não assumindo a presidência, assim o seu vice, um antigo conhecido nosso, José Sarney em cujo governo a inflação ganhou picos exorbitantes, favorecendo indíviuos que já possuíam bens, inventou um tal "gatilho" (rsrs) que só apontou para a classe trabalhadora e para os desempregados.  (kkkkkkk)

Um dos graves defeitos de nossa população é ter memória curta e não gostar de politica e nem tão pouco da História crítica. 

Muitos dizem assim: ah, isso acontece porque a educação oferecida pelo governo é de baixa qualidade. Para mim, isso não se justifica tanto pois a busca do conhecimento é algo pessoal e depende do grau de interesse do aluno em aprender, para isso existem os livros.

Eu sou oriunda das classes excluídas e só podia estudar em escolas públicas. Mas a sede de saber era muito maior e transcendia a sala de aula; eu estudava muito além do que o professor solicitava e isso me levou a um despertar crítico da minha realidade.

Enquanto a galera se divertia em baladas, eu amava estudar e hoje posso seguramente passar para os meus alunos o que sei e minha missão é ensiná-los a refletir sobre o nosso contexto político atual. 

Não sou formada em História, entretanto, sei da importância de entender os fatos passados para poder compreender o presente. Nunca esqueci desta frase que li, quando fazia uma pesquisa no Ensino Médio:

 "A História é um profeta com o olhar voltado para trás: pelo que foi, e contra o que foi anuncia o que será." (Eduardo Galeano)

Ah ... eu estava falando sobre poder e Ulysses Guimarães - voltando ao assunto: quando o José Sarney assumiu a presidência por ocasião da morte do sr. Tancredo Neves, Ulisses deixou escapar esta frase ao vivo: 

“O exercício do poder é, para mim, um verdadeiro orgasmo”.

Quem dera esse poder que a minoria detém fosse direcionada para beneficiar a classe sofrida dos trabalhadores, desempregados e excluídos mas sabemos que não é bem assim. 

Logo ao assumir o poder, o presidente já tem compromissos com aqueles que investiram em sua campanha.

E quem investiu, investiu alto. De graça, só a chuva que cai do céu. E assim, nós do povo, ficamos à mercê de políticas trabalhistas presas a empresários que ajudaram na eleição  de tal candidato. 

Cabe salientar que o governo  federal não vai dar um aumento que venha mexer no bolso dos grandões que investiram pesado para eleger quem está na presidência. (Rabo preso é fogo)

Então, pessoal, hoje, Dia do Trabalho, os trabalhadores passam a receber R$ 622.00 (seiscentos e vinte e dois reais). Não preciso comentar sobre esse salário de fome. O reajuste dos professores ficou em 6% e no nosso caso aqui de Manaus, esse aumento é referente à inflação de Março de 2011.

Por fim, ao olharmos a História dos trabalhadores percebemos que houve sim melhorias no sentido de férias e jornadas de trabalho mas em relação a um salário digno, nada temos a comemorar e tudo indica que em relação a esse salário miserável, estacionamos no tempo. 

Beijo grande a todos os trabalhadores que apesar de tudo, não fogem à luta!   \O/

2 comentários:

  1. Eu trabalho como assistente do meu tio num escritório de contabilidade, e não é isso que eu quero, mas faço porque ainda sou muito jovem, e preciso ganhar experiencia profissional, não me preocupo com o salário, quero trabalhar em algo que eu realmente me sinta bem, porém ainda não descobri o que é rsrsr, acho que ainda sou muito imaturo e indeciso, meu tio uma vez me disse algo que ficou na minha cabeça, foi o seguinte.:

    "Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida".

    É uma frase muito antiga, tem uns 2.500 anos.
    Eu fiquei um pouco triste, pois ainda não sei no que quero trabalhar, é horrível, o tempo passa rápido, daqui à dois anos serei maior de idade, e a ansiedade parece atrapalhar as minhas decisões.
    Enfim, ainda não me considero um trabalhador, queria realmente saber como é ser um, mas com 16 anos ainda sou infantil...
    Feliz dia do trabalhador pra você Scarlet. Até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi: nessa idade, muitas pessoas ainda não sabem bem o que querem. É normal. Pense na disciplina que vc mais gosta. Se for biológicas, vc tem uma área imensa pela frente: medicina, Farmácia-Bioquímica, Botânica e etc.

      Se for Humanas cai bem advocacia e professor, mas pra seres professor, só compensa se fores prof. de faculdade. Para isso, terás que estudar até fazer um Mestrado.

      Mas se tu gostas mesmo de números, o leque de opção é bem maior: arquitetura, engenharia. Eu tive um aluno que era excelente em Matemática e ele queria trabalhar desenhando modelos de carro.

      Teu tio tem razão - quando a gente trabalha no que gosta, o tempo passa rapidinho pq não é trabalho, é prazer mesmo. Obrigada pela visita. Um beijo

      \O/

      Excluir

Comentários são bem vindos.Será um prazer ler a tua opinião.

: onselectstart='return false'