Arquivo do blog

domingo, 29 de abril de 2012

A Revolução Russa


Sempre gostei de História e quinta - feira um aluno amigo me procurou porque na próxima quarta - feira terá uma prova oral de História sobre a Revolução Russa. Então vamos lá, estudar um pouquinho.


SITUAÇÃO DA RÚSSIA POLÍTICA E ECONÔMICA ANTES DE 1917


No início do século XX a maior parte dos países europeus adotaram regimes políticos liberais mas o Império Russo mantinha uma MONARQUIA ABSOLUTISTA sob o comando de um czar.


O czar mandava e desmandava através de dois vínculos fortes para manter o domínio sobre a população: os grandes latifundiários ( donos de enormes fazendas) e os militares. Com essas duas forças opressoras, o czar conseguia ter controle absoluto no extenso território russo cuja população na época, em 1914 era de 175 milhões de pessoas. Portanto, o governo era fortemente centralizado.


A população era essencialmente agrícola pois mais de 80% da população era na maioria composta por camponeses pobres os quais viviam sob o comando da servidão dos grandes latifundiários que eram aliados do czar.


Olha a injustiça! Sem grana para comprarem técnicas adequadas para o plantio, o que se produzia não era suficiente para atender as necessidades da população. Em outras palavras, o povo russo passava fome.


Por sua vez, o czar estava bem servido pois justamente dessa nobreza rural provinha os oficiais do exército e os principais dirigentes da Igreja Ortodoxa Russa. 

Então pense: o povo dependia dos latifundiários cujos parentes seriam religiosos, funcionários públicos e militares. 

Coitado do povo! Não preciso escrever sobre o domínio que a igreja exercia sobre o povo. O czar estava com a faca e o queijo na mesa. (rsrs)


A INDUSTRIALIZAÇÃO TARDIA


Enquanto viviam nesse sistema de dominação, a maior parte dos países da Europa Ocidental já viviam em plena era da industrialização enquanto a Rússia permanecia um país essencialmente agrário. 

Só no império do nefasto  czar Nicolau II (1894-1917) é que a industrialização foi impulsionada através de capitais advindos de três países: França, Alemanha e Bélgica.


Então, os investimentos recebidos foram aplicados nos centros urbanos mais populosos da Rússia e mais uma vez a população rural foi deixada de lado. 

No entanto, a situação de aproximadamente três milhões de operários das cidades onde foram implantadas as indústrias como Moscou, Kiev, São Petersburgo e Odessa não era satisfatória visto que recebiam salários miseráveis, trabalhavam 12 horas sem acesso à escola e o pior, admitiam crianças a partir de 9 anos eram aceitas nas usinas.


Perante esta situação de exploração e injustiça os trabalhadores começaram a reagir influenciados nas idéias socialistas e revolucionárias de Karl Max, filósofo e economista alemão cujas idéias incitavam  a classe operária a lutar contra a exploração de patrões na sociedade capitalista, visando a construção de uma sociedade igualitária para todos, o socialismo. 


Assim, nascia o Partido Social Democrata que passou a lutar contra o Império dos czares que por sua vez, reagiu violentamente desarticulando o partido em 1898. 

Nessa fase de perseguição. líderes e membros do partido extinto refugiaram-se no exterior, entre eles dois de seus membros mais conhecidos: Lenin e Trotsky.


Em 1903 os membros do partido se separaram por divergências de idéias, formando dois grupos: o menchevique e o bolchevique. Menchevique signifiica "minoria" - esse grupo defendia a idéia de que os trabalhadores poderiam conquistar o poder fazendo alianças políticas com a burguesis liberal mas para isso, era preciso esperar o pleno desenvolvimento do capitalismo para iniciarem a revolução, seus principais líderes eram: Martov e Plekhanov.


Bolcheviques significa "a maioria" queriam o poder imediato pela luta revolucionária tendo como foco derrubar a monarquia absolutista, criando a ditadura do proletariado, colocando o poder político, econômico e social nas mãos da classe operária e ligadas a um partido que representassem operários e camponeses. Quem era o líder dos bolcheviques? Lenin.


FATORES QUE LEVARAM À REVOLUÇÃO RUSSA:


a) Revolta Social de 1905


Em 1904, o governo russo entrou numa disputa pelos territórios da China e foi combater contra o governo japonês com um exército despreparado e uma frotaoboleta (antiga) saiu derrotada e ainda perdeu territórios e influência na área do oceano Pacífico. Essa derrota custou caro ao czar Nicolau II haja vista que a população ficou revoltada, passando a fazer greves e manifestações contra o regime absolutista do czar. Participaram ativamente dessas manifestações operários, camponeses, soldados e marinheiros  de Odessa que também se revoltaram devido às más condições em que trabalhavam.

O DOMINGO SANGRENTO


No ano posterior, num domingo do dia 22 de janeiro de 1905 (9 de janeiro,juliano,  foi organizada uma manifestação pacífica e em marcha lenta de um milhão e meio de pessoas, liderada pelo padre ortodoxo Gregori Gapone, com destino ao Palácio de Inverno do czar Nicolau II, em São Petersburgo, com o objetivo de entregar uma petição, assinada por cerca de 135 mil trabalhadores, reivindicando direitos ao povo, como reforma agrária, tolerância religiosa, fim da censura , a presença de representantes do povo no governo e melhores condições de vida.
Sergei Alexandrovitch, grão-duque, ordenou à guarda do czar que não permitisse que povo se aproximasse do palácio e que dispersasse a manifestação. Entretanto, o povo não recuou. A guarda, então, disparou contra a multidão. A manifestação rapidamente se dispersou, foi um massacre e apesar de não se saber quantos haviam sido mortos, sabia-se, por certo, “que uma época da história russa havia concluído abruptamente e uma revolução começara”.O episódio ficou conhecido como "Domingo Sangrento" e foi o estopim para o início do movimento revolucionário.


Diante dessa situação calamitosa e pressionado pela população revoltada, Nicolau II prometeu realizar reformas como eleições gerais para a Duma ( Parlamento) que faria uma Constituição a qual teria como objetivo melhores condições de vida para os trabalhadores. Na verdade, o czar estava com medo das idéias difundidas entre os trabalhadores que ameaçavam a iniciativa privada, pregando a distribuição social da riqueza.


Depois dessas promessas, o povo se aquietou, os bolcheviques ficaram isolados e o czar Nicolau voltou a ser o que era, mantendo a mesma linha dura de sempre com o povo;


b) Entrada da Rússia na Primeira Guerra Mundial


Em 1914 a Rússia entrou na Primeira Guerra Mundial, enviando 13 milhões de soldados despreparados, permanecendo por dois anos na guerra onde três milhões de soldados morreram, dois milhões de soldados tiveram que deixar a guerra e outros tantos abandonaram por conta própria.


Enquanto isso na Rússia, a economia entrou em colapso, a produção agrícola caiu e a maioria da população não tinham mais o que comer. Então, as greves se iontensificaram, o povo passou a sair às ruas, acusando quem, quem? O czar Nicolau.


A REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917


Em 15/03/1917 o conjunto de forças políticas da oposição conseguiu tirar o poder do czar Nicolau II mas ainda teriam, lutas pela frente as quais passariam ainda por três fases: a revolução branca, a revolução vermelha e a guerra civil.


REVOLUÇÃO BRANCA - (Março a Novembro de 1917)


Logo que o czar perdeu o poder, iniciou-se o governo provisório liderado pelo príncipe Lvov e por políticos liberais contudo, a partir de 27/07 Kerensky se tornou líder principal desse governo, tomando medidas imediatas como:


* Redução da jornada de trabalho de doze para oito horas.
* Anistia aos presos políticos
* Garantia de liberdade de expressão


Com a anistia aos presos políticos, Lenin volta à Rússia, ainda em 1917 e se torna o principal líder de oposição socialista do governo provisório, fundando o Partido Bolchevique e ainda publicou as Teses de Abril onde defendia a nacionalização dos bancos e da propriedade privada.


REVOLUÇÃO VERMELHA (1917 A 1918)


Em 7/11/1917 - 1918  os bolcheviques invadiram a sede do governo provisório. O líder do governo Kerensky conseguiu fugir . Dessa forma, depois de se organizarem num congresso, delegaram o poder ao Conselho dos Comissários do Povo tendo por líder Lenin que tomou as seguintes providências:


* Pedido de paz imediata, firmando acordo de paz com a Alemanha para retirada de soldados russos que ainda estavam na guerra.
* Confisco de propriedade privada: muitas propriedades, num total de 150 milhões de hectares foram confiscadas dos nobres e da Igreja Ortodoxa, sem indenizações e distribuídas entre os camponeses.
* Estatização da economia: o novo governo nacionalizou várias empresas, bancos e fábricas.


A GUERRA CIVIL (1918-1920)


Evidente que as forças políticas ligadas à monarquia russa reagiram montando uma contra revolução para derrubar o governo bolchevique; para isso, contaram com o auxílio econômico e militar de países como a Inglaterra, França e japão. Entretanto, perderam a batalha porque o governo bolchevique tinha a seu lado o Exército Vermelho, liderado por Trotsky. Houve muitas mortes mas o Exército Vermelho saiu vitorioso. Portanto, a Guerra Civil ocorreu devido a luta da monarquia russa para reconquistar o poder perdido para os bolcheviques.


Após esse acontecimento, os membros do Partido Bolchevique mudaram o nome do partido para Partido Comunista, firmando oposição no comando do governo. Com o fim da guerra civil, a Rússia ficou arrasada pois precisava resolver urgentemente os problemas da economia do país devido a enorme queda da produção agrícola e industrial os quais eram fatores da falta de alimentos para a população.


Conclusão:


A história da humanidade é a história da exploração de uma minoria privilegiada sobre uma maioria humilde. No entanto, quando a opressão se torna insuportável, muitos da maioria se levantam e reagem, sem se importarem se vão morrer ou perder, o importante é lutar para deixar a gerações posteriores um futuro melhor. A Revolução Russa não resolveu o problema da população mas serviu de alerta para pessoas cujas idéias estejam voltadas para a ditadura no mundo ocidental, além disso, representou o nascimento de uma força política, o Socialismo, que na teoria é muito bonita mas na prática é difícil de se concretizar devido ao egoísmo e a a ânsia do ser humano em querer ser melhor que os seus semelhantes.


( Mas o tema Socialismo é outra história, rsrs)

Lindo domingo a todos.  \O/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos.Será um prazer ler a tua opinião.

: onselectstart='return false'