Arquivo do blog

domingo, 1 de abril de 2012

Reflexão: o passado e o presente


" Não é dificil escapar da morte. Todo soldado sabe, basta sair fugindo. O mais dificil é escapar da maldade, pois ela é mais rapida que nós."
(Sócrates)

Fim de tarde. Como de costume, ela se dirigiu até a varanda da cozinha para apreciar mais um pôr do sol. Calmamente, levava uma xícara de café quente à mão e sentou-se na velha cadeira de balanço; olhou ao longe e viu aos poucos o sol desaparecer, deixando apenas sombras escuras no horizonte. Uma brisa suave a fez estremecer e o barulho dos passarinhos que se preparavam para dormir a levaram a lembranças distantes: cedinho, a mãe já estava à beira do rio com as outras vizinhas que sobreviviam das lavagens de roupas dos operários que trabalhavam no estaleiro. As roupas extremamente sujas ficariam alvas no fim da tarde, prontas para serem passadas naquele ferro de passar antigo, pesado e abastecido com brasas de carvão. As dificuldades eram enormes mas ainda que abraçando as dificuldades da vida, a mãe possuía uma alegria estranha e inquietante. Para ela, cada dia era um desafio, cada dia tinha uma incerteza, cada dia era movido pela fé genuína em Deus. À noite, o pão estava garantido: pãezinhos contados, dez pães para dez pessoas da casa. Depois, cada um na sua rede, ficavam perto do pai, enfermo, sem esperanças de recuperação, marcado para morrer, vítima de três derrames consecutivos. O lado esquerdo do corpo ficara atrofiado, mas o semblante inalterado, conservava a mesma expressão sadia e rosada, indiferente aos problemas enfrentados pela família. Num mundo de incerteza, sem salário fixo, aquela humilde família vivia de fé. Voltando à realidade, ao presente, ela reflete sobre aquela situação adversa e agradece a Deus por ter sobrevivido à miséria e ainda ter sua personalidade moldada em valores firmemente alicerçados no bem e no amor ao próximo em contraste gritante a essa época em que a maioria das pessoas ignoram o amor de Deus, sendo movidas pela inveja que as conduzem ao ódio, à traição e a todo sentimento torpe com a única finalidade de escamotear o brilho de quem nunca lhes fez mal. A pior desgraça na vida de alguém não é ter nascido num berço assaz humilde mas sim o fato de possuir dentro de si a marca indelével da miserabilidade da maldade na alma. Infelizmente, vivemos tempos penosos onde seres que possuem esse emblema estão espalhados por toda sociedade e isso já fora previstos nas escrituras sagradas com muita antecedência:

"Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos; pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem,traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta- te também desses."
(2 Timóteo 3:1 a 5)

"Afasta - te também desses" é a mensagem que nos fala e cala profundamente; o melhor é a príncipio desconfiar dessa "aparência de piedade" se quisermos viver em paz neste século onde a devassidão e a maldade dominou o coração de muitos que não estão a serviço de Deus. Devemos assim,  cada vez mais confirmar com ações os valores que recebemos na infância. Mas: será que todos receberam valores morais ao longo de seu desenvolvimento infantil?


~~~~~~~~~




9 comentários:

  1. se eu ouvise e praticasse o que minha mae me pede eu estaria perdida.rs
    Ela e seus irmaos sofreram demais,com os pais,avós e conhecidos,e eles levam grandes revoltas,minha mae me dizia ontem que todos que os humilharam no passado iriam pagar,e as historias deles passa a revolta paras os filhos,como tambem aos meus primos que hoje em dia tambem são revoltados,depois que eu e minha irmã entramos na igreja ai mudou bastante coisa.
    eu tambem antes queria vingar-me desses tais que fireram minha familia,acho ate´bonito essa união,rsrs,mas nao vai levar a nada,no final,toda a fama que tinha continuara apenas encrementado a vingança de odio e brigas,e quem sabe vencidas,seremos esquecidos e o mesmo "nada", que nao fez algo de bom.
    mas graças a Deus meus planos mudaram,nao vou me afastar desses da minha familia que desejam o mal ao proximo,vou me envolver no meio deles e tentar mudar,quem sabe como sendo um exemplo.
    quem sabe no futuro apenas ficar registrado em mentes,fracasados que pelomenos tentaram o melhor. melhor isso do que fracasados que se afundaram com preguiça de crescer,nem tentando sair da lama.
    eu amo essa minha familia,eles são corajosos apesar de tudo.
    já quis fugir deles e tentar mudar vidas a fora,mas pra que,se tem um grande problema em meu meio,ou um pouco dos dois ao mesmo tempo.
    falo isso mas depois ja estou com raiva de todo mundo.kkk me ajuda Deus.
    abraços.

    ResponderExcluir
  2. Fernanda: ninguém dá o que não tem, o que não recebeu. Minha mãe era muito rude, mas batalhadora. Não me deu carinho, mas me deu valores na base da pancada mesmo. Na adolescência, eu me revoltei. Mas hoje a entendo, a infância dela foi difícil, morava na selva e teve que criar outros três irmãos menores, quando tinha ainda oito anos pq a minha avó, deixou a todos. Nunca pensei em vingança, pelo contrário, pensei em estudar para não acontecer comigo o que aconteceu com ela. Senti vontade de me afastar e me afastei por forças de circunstâncias impostas pela situação. Há momentos cruciais na vida da gente onde não temos escolhas. Bjinhos

    ResponderExcluir
  3. me sinto covarde botando ela na parede,então nem vou contar como ela é.
    mas pra ter um idéia,minha irmã foi embora de casa a uns 4 meses por nao aguenta-la.
    e ela nao da conselho,ou uma palavra pra me insentivar,o ultimo apoio dela foi me dizer: vc é uma vergonha,e eu pensei no momento: vc também. e deixei pra la,depois que parei pra pensar.
    paresse que ela faz certas coisas por sentir-se obrigada.
    mas eu só penso no futuro,se não pensar eu desanimo.
    eu ja quis tirar minha vida antes,essa vida é muito legal,eu aprontei demais antes de ter entrado em depressao a uns dois anos atras,acho que se nao fosse as bagunças que fiz nas ruas nao ia ter tanta graça,mas pesando devia ter tirado minha vida mesmo,pena que fui muito covarde de abandonar tudo.
    mas hoje em dia ja estou bem instruida apenas peço a Deus que tire minha vida.hahaha

    ResponderExcluir
  4. Que tirar a vida nada, Nanda. Estude,é isso que me segura. Trabalho muito e ainda estudo. Sabe aquelas coisinhas que a gente dá tanto valor??? Pois é, elas deixam de existir, quando a gente permanece com a mente ocupada; se for preciso, remédio pra depressão, vá ao médico. Se ele acertar no medicamento, vc vai ver a vida com outras cores. O que vc não pode é parar de estudar pq enquanto vc viver na dependência dela vai só sofrer.A independência financeira é a saída pra vc. Quanto a suicídio, nem pense nisso. Quando vier essa idéia, diga: xô pensamento do mal, vc não vem de Deus e não há lugar na minha mente pra vc. Bjinhos

    ResponderExcluir
  5. rsrs,sei do que vc fala,nao dou tanto valor a coisas materiais,mas isso foi a dois anos,acho que nada foi em vão,tudo que passei levou a algo.
    quando eu bagunsava com minha irma e uns pessoal nas ruas(minha mãe ficou duante tempos tentando saber o que nós faziamos),depois de chegar a quase limite,paramos com isso,seguimos normal,depois de uns tempo foleando uma revista encontrei um cantor,e achei interresante a biografia dele,homem bonito,kk,brian hugh warner,é Deus mesmo que fez esse caminho,eu nao conhecia bem,mas ganhei comprei,e la estava o cara na revistas,nunca tinha ouvido falar,ai virei gótica,me isolei,ai entrei em depressao,ai depois disso comecei e ficar estremamente revoltada,em minha mente estava aliada ao diabo,só faltou oportunidades,Deus nao deixou,porque eu ja estava totalmente disposta,tinha ódio de todo mundo,parece brincadeira,mas eu queria ir pro inferno de verdade.
    mas a frente,comecei a temer,eu dicava sentindo que o diabo queria me matar,e fui saindo em pouquinho por causa de uma musica que mexeu comigo,na verdade nao foi a musica mas isso nao vem ao caso,mas ainda temendo,fui pra igreja com minha irma que ja estava a um ano,ai depois disso fiquei indo,com meu jeito serio,levei com rigides excluindo de um jeito as religioes,e pessoas,mas com respeito,mas com proposito de monstrar o que conheci tentando mudar,mas recentimente meia afastada de cultos,parei de pensar naquele meio,e penso aqui fora que é melhor,nao sei como farei o que planejo,acho que melhor deixar de planejar e deixar acontecer como ouve em toda minha vida.
    eu nao tenho vontade de suicidar-me,so´de morrer,e pra distrair a mente peço a Deus,comecei a pensar assim no ano passado quando estava com um problema,que em breve voltara,e oensando nisso ja me desanimo,naquele ano me agarrei bem a Deus,tentava desligar totalmente meu pensamento da vida,se nao eu caia em choro em todos os cantos. nada grave, mas me mata.
    mas pensando bem,aquela minha rigides me ajudou a passar por isso,me livrando de nao querer me suicidar,agora estou ferada,nao penso mais do mesmo jeito.
    na hora nao da pra expulsar nada,tudo desliga e só resta desespero.
    falei tudo isso,apenas pra dizer que no momento isso nao se passa em minha mente,suicidio.
    quando minha mae passa a atormentar-me,o desespero faz querer fugir.
    mas tudo é questão de tempo,problemas vai problemas vem.
    mas esta tudo ótimo,poderia ser bem pior.
    mas aprendi muito com isso.
    com aqueles pequenos acontecimentos,eu paro pra entender as pessoas más e outras coisas,Deus sabe o que faz,se não ja teria dado fim em pessoas que são chamadas de más qualidades,eu tenho esperanças em muitas pessoas olhando a mim mesma.
    eu sempre acreditei em Deus,mas na infancia mantia uma longa distancia dele,como apenas um ser protetor,só lembrava nas horas do desespero,tive que ser má pra chegar a ele e ser boa mas com a caridade que não tinha.
    abraços.

    ResponderExcluir
  6. rsrs eu não fui clara no que disse. desculpe.
    a parte que faltou oportunidades,e que Deus não permitiu,foi fazer bruxaria,envocar espiritos,e mal nesse caso ao proximo.
    e olho pra mim,e penso no mal que tinha em meu coração,e vejo a tranformação.
    foi mal,pelo espaço ocupado,foi apenas um resumo.
    a professora de port.. pediu que fizesemos uma biografia a umas semanas atras,eu nem fiz,minha historia de vida é estranha.
    quando eu era daquela forma,minha mãe comprava camisas, dvd,cd,sem mesmo eu pedi,e já até perguntava se eu queria,mas quando pedi uma arpa crista de R$6,00 ela fez drama.

    ResponderExcluir
  7. Conheço essa harpa. Eu tinha. Mas olha, Nandinha, como Deus é maravilhoso!@ Te livrou do pior. Vc não se envolveu com forças ocultas. Já a minha família por parte de mãe, era envolvida, quando eu era criança. Quis o Senhor que vc não se envolvesse nisso. Eu poderia ter te orientado na biografia; quando estiveres com problemas ou sofrendo muito, lembre-se disso: são nas perseguições, nas provações, nas dores e no sofrimento que o Senhor se achega bem perto de nós. É a hora do colinho espiritual e no final, nos dá toda proteção. Louvado seja o Senhor por isso. Estou pensando em encerrar esse blog e começar outro, só que pago. Bjinhos \o/

    ResponderExcluir
  8. eu mesmo não quis fazer a biografia,logo quando a professora falou,mas apareceu ajudas.
    legal a do blog.
    boa sorte.
    abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já me foi pedido por uma prof. pra eu escrever sobre mim. O final ficou muito bom. Vc precisa ir treinando redações pois pode te ajudar num vestibular. Bjinhos

      Excluir

Comentários são bem vindos.Será um prazer ler a tua opinião.

: onselectstart='return false'