Arquivo do blog

sábado, 9 de novembro de 2013

O Encanto da minha Cidade

Imagem: Internet

Hoje fui passear no centro da cidade e ver as reformas que a prefeitura fez no mais antigo mercado de Manaus, o Adolpho Lisboa, carinhosamente chamado por nós de Mercadão o qual teve sua construção iniciada em 1880, pela firma "Bakus & Brisbin", de Belém, com pavilhões construídos em estrutura de ferro, pela firma "Francisc Norton, Engineers, Liverpool". Sua inauguração se deu em 1883.

Nosso mercadão está localizado às margens do rio Negro, bem no centro da cidade. Eu não fui na reinauguração que aconteceu  dia 24 de outubro, dia do aniversário de 344 anos daqui da nossa tribo dos Manaós, ou melhor, rsrs, de Manaus.

Esse mercado é muito bonito, mas passou pelos rigores da crise da borracha e foi se desgastando com o tempo. Ele tem um lindo relógio central para vermos as horas, quando o visitamos. Lá tem de tudo que você imaginar, desde plantas medicinais in natura para muitos males até afrodisíacos.  Veja o relógio:


Dá para você observar o rio Negro por detrás do mercado e aquela linhazinha no final é a esposa do rio, a selva. Não fui à inauguração porque detesto multidão, preferi vê-lo hoje, no entanto, devido ao natal que se aproxima, havia muitas pessoas, de forma que ficava complicado caminhar.

Pois é, o clima é natalino e está fazendo uma temperatura amena, ótima para curtir a cidade e quem sabe curtir o restaurante do Porto e pegar os carinhos da brisa da floresta à noite.

Ao retornar fiquei refletindo o quanto está linda a cidade de Ajuricaba onde o verde se faz soberano. Creio que a tendência é a cidade se expandir cada vez mais, pois há extensas áreas por aqui. Evidente que não queremos crescimento horizontal desordenado, todavia nem sempre é possível evitar que isso aconteça.

As firmas de construção estão investindo em prédios de apartamentos, vendidos na planta; são apartamentos não só para as camadas populares mas também para a classe média. O governo do estado não fica atrás, construindo casas populares, tentando conter a formação de favelas.


Por hoje é só. Um beijo enorme e boa noite a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos.Será um prazer ler a tua opinião.

: onselectstart='return false'