TEMA:
O mito da Caverna
DELIMITAÇÃO DO TEMA:
A verdade aprisionada, sob o manto da escuridão da ignorância, impede que a luz da verdade reine soberana, libertando mentes.
JUSTIFICATIVA:
No momento em que passamos por uma crise de valores inerentes aos seres humanos, na sociedade capitalista em que a essência das coisas está posta de lado e o que prevalece é a aparência das coisas, cremos que o Mito da Caverna, escrito por Platão, dá-nos uma oportunidade para fazermos uma reflexão sobre o que realmente devemos entender acerca da ignorância que conduz as pessoas a serem tão dominadas pelo senso comum proveniente do meio em que vivem. Essa influência é nefasta porque aliena e aprisiona mentalmente as gerações vindouras. Logo, a relevância desse trabalho está no fato de podermos buscar a veracidade dos fatos sem irmos na corda bamba das mentiras que aprisionam. Por isso, mediante as ideias de Platão apresentadas no “Mito da Caverna”, podemos aprender melhor essa concepção de que muitos da sociedade estão imersos na escuridão dos fatos por não conseguem enxergar a realidade, que só pode ser encontrada a partir da busca do conhecimento.
A Alegoria da Caverna é uma metáfora criada por Platão cujo objetivo é demonstrar que a ignorância nos leva à escuridão, caso nos acomodemos com falácias do senso comum. O texto em questão encontra-se em seu livro A República (livro VII) e foi escrito em forma de diálogo na qual Platão nos narra a seguinte visão:
"Seres humanos que, acorrentados no interior de uma caverna desde sua infância, apenas podem contemplar as sombras que são projetadas na parede, tendo como realidade, apenas aquela visão. Entretanto, um deles (o filósofo) consegue se libertar, seguindo o caminho que leva para fora da caverna. Contempla então a realidade, as idéias puras. Retorna para o interior da caverna a fim de mostrar aos outros que as sombras não são tudo que existe. No entanto, os demais, acostumados às sombras e acreditando que elas são toda a realidade, não dão ouvidos ao filósofo. Mais do que isso: acabam por "maltratá-lo."
Neste sentido, o filósofo está se referindo às crendices do povo de seu tempo, citando o caso de homens presos numa caverna, nascidos lá e por isso, acreditam em tudo que lhes é dito por seus antepassados. Nesta situação, vivendo na escuridão, pois ali a luz não entrava, a tendência era de que todos nasciam e morriam sem conhecer a luz do sol visto que lhes era ensinado que fora a caverna não havia vida, pois quem dali se afastava estava condenado a morrer visto que quem saía nunca retornava. Assim, essa ideia era repassada a criancinhas que iam crescendo e se tornavam adultos e envelheciam com a mente dominada por ideias errôneas acerca da realidade. No entanto, um habitante ávido por conhecimentos, ousa sair da caverna, desrespeitando as crenças e tradições que permeavam a população. Sabedor de que sua busca pela verdade não seria aceita pelos respeitosos anciãos da época, o inquieto filósofo parte sem temer o que lhe aguardava lá fora. Logo no início, o que foi dito na caverna parece ser verdade haja vista que o impacto da luz a quem viveu por tanto tempo na escuridão da caverna ofuscou os olhos do homem que chegou a acreditar que os antigos moradores tinham razão no que falava, Porém, aos poucos, os olhos dele se acostumaram com a luz e logo ele pôde ver o maravilhoso mundo colorido que havia lá fora. Portanto, o homem prosseguiu fazendo descobertas. Podemos então afirmar que esta metáfora escrita num tempo muito antigo, é exemplo para os dias atuais. Quantas pessoas estão vivendo na caverna da ignorância? Quantas pessoas não buscam a verdade e permanecem estáticas, sem coragem para fugir de pensamentos pérpetuos que moldam os seus comportamentos? Sim, é preciso coragem e determinação para adquirir conhecimentos que libertarão mentes dominadas pela ideologia que conduz indivíduos da sociedade atual à alienação. E isso passa justamente pela educação e pelo interesse na aquisição do conhecimento. Se a maioria das pessoas, não estivessem tão envolvidas com tanta coisa supérflua, apregoada pelo sistema alienante do capitalismo, certamente a escuridão da ignorância seria extirpada, diante da luz da verdade que dissipa as sombras da mentira que vem dominando a sociedade desde os tempos antigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são bem vindos.Será um prazer ler a tua opinião.