Arquivo do blog

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Curiosidades sobre O Encontro das Águas


Depois de uns dias sem entrar, ainda com problemas de saúde, vou deixar umas curiosidades pra vocês interessantes sobre o Encontro das Águas. 

No 'encontro', a água do rio Solimões é mais fria e a do rio Negro é mais quente. Por causa disso, o rio Solimões fica 'por baixo' do rio Negro. Isso resulta em grandes manchas escuras na água clara, dificultando a mistura entre os dois rios.

O regime de chuvas influencia no nível de água dos dois rios. O Solimões, próximo ao 'encontro' chega a dez metros e a do rio Negro, a dezesseis metros, no Porto de Manaus.

A largura do Solimões é de dois quilômetros e ado Negro é de aproximadamente três quilômetros próximo da confluência.  O leito do Negro apresenta uma fossa onde o rio alcança a profundidade de noventa metros, provavelmente por efeito da erosão preferencial em linha de falha.

A água branca e o aspecto turvo do Solimões ocorrem por causa de sedimentos como argilas, siltes e areias finas, todas carregadas pelo rio desde a nascente.  

A água do curso inferior do Negro tem velocidade muito baixa, chegando a ser represada em algumas épocasdo ano durante o pico máximo do Solimões. Boa tarde, um beijo grande a todos.

A causa disso resulta das diferentes condições climáticas, de relevo e de tipos de rochas. 
Fontes: Jornal A Crítica, 26/11/2012
Elena Franzinelli e Hailton Igreja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos.Será um prazer ler a tua opinião.

: onselectstart='return false'