Arquivo do blog

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Ofício: ser Professor

"Se não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro."
(D. Pedro II)

Ontem estive lembrando da minha época de escola. Tudo era muito difícil, tanto para alunos quanto para professores. Mas eu na minha inocência de crianças tinha profunda admiração e ainda tenho pela classe daqueles que são escadas e trampolins na vida profissional das pessoas: os professores.

Dia dos professores é uma data especial sim. Passamos quatro anos numa faculdade para poder ir ministrar aulas a futuros profissionais. A rotina do professor é muito estressante e má remunerada. Trabalhamos horas extras sem gratificação financeira, laborando arduamente até em três turnos.

Quando chega o terceiro horário, o estresse é total: alunos cansados da lida diária e professores idem. Para mim, o gratificante é o fato de passarmos um ano convivendo com as pessoas, fazendo amigos e mesmo sem querer, adentrando nas particulares das vidas dos alunos.

As crianças nos tornam um pouco mães, os adolescentes, alguém com quem podem desabafar, o mesmo acontecendo com os adultos. Isso acontece quando os professores procuram ser democráticos e não podam a iniciativa do aluno de se achegarem a eles.

Desta forma, somos um pouco psicólogos e se me apego a meus animaizinhos que tenho em casa, que dirá com seres humanos? A nossa função não é só transmitir conhecimento mas também interagir com os educandos numa troca de experiências.

Convivemos é verdade, com certos dissabores da profissão que são os ossos do ofício mas a mim ser professora está no sangue, apesar do descaso que somos tratados pelos governos que entram e saem sem nos dá uma remuneração justa. 

Hoje, mesmo atrasada, meu carinho e abraço vai a essa classe que não desistiu de sonhar com um mundo melhor para todos, mediante os seus ensinamentos: os professores. 

Eles merecem nosso reconhecimento e admiração por abraçar tão grande causa num país onde a política não valoriza a educação mas é só por meio dela que se formam cidadãos conscientes e críticos os quais no futuro poderão mudar essa mentalidade egoísta de governantes que visam a manuntenção da ignorância para fins eleitoreiros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos.Será um prazer ler a tua opinião.

: onselectstart='return false'