Arquivo do blog

domingo, 14 de outubro de 2012

Abandono ...

Imagens: internet
Não há sensação mais dolorosa que a sensação de abandono. Quando ocorre na infância, ele pode produzir traumas irreversíveis para o resto da vida, caso não seja tratado por psicólogos competentes. Uma criança abandonada será um adulto problemático, povoado por fantasmas do passado.

Em várias fase da vida, podemos passar pela provação do deserto do abandono. Isso é muito comum na fase adulta,  ocasião em que não raramente somos repelidos por alguém, pior ainda acontece, no momento em que todas as setas do mal nos atacam e olhamos pra todos os lados e não encontramos ninguém para nos ajudar. Quantas vezes me senti assim?


Por várias vezes tive essa nítida impressão de que estava só ...  e contava somente com a minha inteligência e a força dos meus braços .. eu e uma longa estrada pela frente de desafios.  Embora me sentisse só, sem apoio de ninguém, mantinha a fé viva em Jesus,  segurando a angústia da alma.

Sim, nestes momentos cruciais que passei, somente Jesus para entender o que eu sentia visto que Ele mesmo foi abandonado por seu melhor amigo, depois por um povo o qual tantos milagres fez e pelo próprio Deus. 

Tendo vindo a terra como ser humano para pagar nossos pecados, Jesus teria que sentir as nossas dores e entre elas está a dor do abandono pelo que na hora de aflição clamou:  

"Eli Eli Lamá Sabactâni."


Tais palavras escritas em aramaico significam: "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" Esse foi o ápice do sofrimento de Jesus, quando o próprio Deus lhe virou o rosto porque neste momento, Jesus carregava sobre si o peso do pecado da humanidade e Deus tem horror ao pecado.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele”.
(João 3: 16 e 17)

Neste domingo, acordei pensando nas situações de abandono pelas quais já passei; pensei nas crianças abandonadas, na mulher que foi desamparada com filhos para criar, lembrei dos velhinhos deixados nos asilos ou maltratados pela família e pensei no abandono de Jesus na cruz. 

O abandono de Jesus que poderia pedir naquela hora um exército de anjos para destruir a todos, significa o triunfo do mestre na cruz carregando o nosso pecado e de nossos antepassados porque naquele momento:

 "Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. 
(Isaías 53:4)


Então, a todos que por qualquer motivo acordaram tristes, deixo esta mensagem de ânimo: não somos só nós que sofremos, todos sofrem, mas um dia todo essas fases de tristezas e pranto findarão haja vista que esta é a promessa feita nas escrituras sagradas:

“E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras cousas passaram.” 
(Apocalipse 21.4)

Portanto, não há mal que dure para sempre. Deus nos guarde neste dia e paz a todos os que sofrem, sabedores de que com fé em Jesus, dias melhores virão. Lindo domingo a todos. 

Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Isaías 53:4
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Isaías 53:4

4 comentários:

  1. Meus parabéns por conseguir seguir sozinha, e meus parabéns por pensar desta forma. Me diga, já foi em algum psicólogo ou algo parecido? Realmente bem interessante a forma como pensa, deveria recorrer aos amigos na hora da solidão. A senhorita diz algumas coisas que dão medo. Espero que não cometa nenhuma loucura contra usted mesma. Se quiser conversar ou ter um amigo; cá estou: or-b@live.com
    Até mais, felicidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi: Pois é ... o sofrimento nos molda e nos torna humildes. Gostaria de conversar com vc sim. Será muito bom. O problema é tempo. Voltei ao trabalho em ritmo veloz. É fim de ano e tenho que deixar tudo em ordem para 2013. Estou afastada desde Junho. Prometo ver um tempinho para conversarmos. Não, não cometo loucuras, maior é o Senhor que vive em mim, segurando as ondas bravias da minha vida. Bjinhos

      Excluir
    2. Que bom que não estás pensando em nada do tipo.
      Pois é, fim de ano é meio corrido mesmo, mas tente tirar um tempo para a senhorita, e faça como Jesus disse: "Para amanhã, á seus problemas por si só...", não foi bem assim, porém não me lembro corretamente como foi dito.
      Então, espero que a Sra. tenha um natal explêndido, com vossa família, e pessoas que gostam tanto de ti e vice-versa.
      Desculpe a demora, pero, estava um pouco afastado por assim dizer. Seria interessante conversar com a sua pessoa, mas lamentavelmente vosso convite não apareceu.
      No mais era isto; seja feliz no caminho, não na chegada. (:
      Saúde, Felicidades e Paz para a sua pessoa e os que lhe rodeiam, atenciosamente;

      s7L

      Excluir
    3. Menino, é falta de tempo mesmo. Obrigada por vir aqui. Além de toda corrida, estou com uma torção no joelho e trabalhando. Preciso entrar em férias para fazer uma ressonância magnética e ver pq dói tanto. Vou entrar em contato sim. ( or-b@live.com) ... Devo entrar em férias dia 21/12. Um beijo grande.

      Excluir

Comentários são bem vindos.Será um prazer ler a tua opinião.

: onselectstart='return false'