Arquivo do blog

quinta-feira, 12 de abril de 2012

O BEM E O MAL ESTÃO DENTRO DE NÓS.


Nascemos puros feitos anjos de Deus ou na nossa carga genética já está contida o que seremos no futuro? Acredito que carregamos dentro da gente o bem e o mal em pequena ou grande escala, herdados da primeira família da humanidade.


Após desobedecerem a Deus, Adão e Eva instituíram a primeira família e deles nasceram simbolicamente dois representantes do bem e do mal: Caim e Abel. Abel era generoso, enquando Caim invejoso.  Abel oferecia o melhor ao Senhor, Caim ofertava as sobras do que plantava, o que fez com Deus se agradasse mais das dádivas de Abel.


Então a inveja com relação a Abel inundou a alma de Caim e Deus sabedor da tendência humana para o erro (pecado) assim admoestou Caim mesmo antes de ele cometer o assassinato contra seu irmão:


"Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo."
(Gênesis 4:7)


"Se procederes mal ..." Confirma que o desejo de fazer o bem ou o mal está dentro de nós. E o mal que existe dentro da gente é uma força que age contra nós mesmos. No entanto, Deus nos dá o livre arbítrio para dominar o mal que vive dentro de nós:


"... Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo."


Lendo mais adiante, num tempo em que o povo de Israel havia sido libertado da escravidão que passara na terra do Egito, encontramos mais um conselho do Senhor ao povo daquela época:


"Vê que hoje te pus diante de ti a vida e o BEM, a morte e o MAL. Se guardares o mandamento que eu hoje te ordeno de amar ao Senhor teu Deus, de andar nos seus caminhos, e de guardar os seus mandamentos, os seus estatutos e os seus preceitos, então viverás, e te multiplicarás, e o Senhor teu Deus te abençoará na terra em que estás entrando para a possuíres."
(Deuterenômio 30:15 a 16)


Assim, confirma-se através deste pequeno estudo que a origem de todo o MAL que assola a humanidade, reside no fato de que tanto o BEM quanto o MAL vivem dentro da raça humana os quais remotam da primeira família criada para o bem mas ludibriada pelo pai da mentira cuja intenção fora  desmoralizar a palavra de Deus dita a Adão e Eva.


Deus não é mentiroso e os conselhos que dera ao primeiro casal prevaleceram.  Finalizando este estudo, vejamos como a serpente usou de toda malícia para prejudicar e condenar toda a humanidade à morte:


"A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos que o Senhor Deus tinha formado. Ela disse a mulher: É verdade que Deus vos proibiu comer do fruto de toda árvore do jardim?"
A mulher respondeu-lhe: 
Podemos comer do fruto das árvores do jardim.Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: Vós não comereis dele, nem o tocareis, para que não morrais."
"Oh, não! - tornou a serpente - vós não morrereis!
Mas Deus bem sabe que, no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão, e sereis como deuses, conhecedores do BEM e do MAL."A mulher, vendo que o fruto da árvore era bom para comer, de agradável aspecto e mui apropriado para abrir a inteligência, tomou dele, comeu, e o apresentou também ao seu marido, que comeu igualmente.Então os seus olhos abriram-se; e, vendo que estavam nus, tomaram folhas de figueira, ligaram-nas e fizeram cinturas para si."(Gênesis3:1 a 7)


Deus criou o primeiro casal com almas inocentes mas o preço da desobediência os tornou  portadores de uma maldição que passa de geração a geração, a morte, mas da semente da primeira mulher, e isso foi promessa de Deus, depois do erro cometido, nasceria um que esmagaria a cabeça da serpente: Jesus Cristo que morreu e venceu a morte ressuscitando. Beijos a todos.



~~~~~~ \ o / ~~~~~~










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos.Será um prazer ler a tua opinião.

: onselectstart='return false'