Arquivo do blog

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Manaus - O Eldorado - 342 anos de Idade, Hoje ! Eeeeeeee !


E a festa começa com a inauguração dessa ponte que liga Manaus ao interior de Iranduba. Isso é um sonho para a nossa gente que só podia vir a Manaus de barco ! Olha que lindona ! A presidente Dilma vem pra festa e vários políticos foram convidados.Vamos ler um pouco da história de Manaus:

Imagine uma cidade dentro da floresta amazônica, à beira de um rio. Esta cidade existe e se chama "Manaus": é a capital do estado do Amazonas.


Manaus foi fundada há muito tempo atrás. Era apenas um forte feito de pedra e de barro, que os portugueses usavam para proteger o norte do Brasil das invasões espanholas. Em volta, moravam várias tribos de índios: os barés, os banibas, os passés. Também havia uma tribo chamada "Manaós", que acabou dando nome à cidade.


Para ajudar a catequizar os índios, os portugueses resolveram erguer uma capela, em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, que virou padroeira do lugar. A pequena povoação foi crescendo e em 1832 surgiu a Vila de Manaus. Finalmente, em 1848, no dia 24 de outubro, a vila se tornou uma cidade.


Virou Cidade da Barra do Rio Negro. Alguns anos depois, resolveram finalmente chamar a cidade de Manaus.


Muito pertinho de Manaus fica o encontro das águas barrentas do rio Solimões com as águas escuras do Rio Negro, formando um desenho incrível.


E veio então a época da borracha, no final do século 19. A borracha é feita do látex e o látex é retirado das seringueiras. Como a borracha era importante e valia muito, vinha muita gente para comprá-la. Vinham navios do mundo inteiro. A cidade ficou muito rica. Construíram um teatro lindo - a Ópera de Manaus. Artistas da Europa vinham se apresentar no teatro. Havia muito luxo.


Mas quando o interesse pela borracha foi diminuindo, a cidade sofreu. Só muito tempo depois, entre os anos 1950 e 1960, com a criação da Zona Franca de Manaus, a cidade voltou a crescer, com a indústria e o comércio. O turismo também cresceu, e hoje Manaus atrai muitos visitantes. Manaus é uma metrópole, afinal, mas continua no meio da floresta amazônica.


A vida noturna é agitada, há as praias badalada de Ponta Negra, o Mercadão, que vende raízes, ervas medicinais e frutas que não dá nem pra imaginar, além de barcos que levam para toda a parte, sem falar em mais de dois mil tipos de peixe!


Nos últimos anos, os manauaras (como são chamados os nascidos em Manaus) estão comemorando o aniversário da cidade com um Boi-Manaus, uma espécie de micareta do Boi-Bumbá, que é uma festa tradicional do Amazonas.


                                              Vale a pena comemorar, não vale?


Texto: http://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/ult1688u27.jhtmnd

                                                                    
                                                      
                                                         Scarlet Wind

2 comentários:

  1. ola!
    e muito linda a tua cidade,estive a ver mais sobre ela na internet,tem uma historia maravilhosa.
    adorei muito.
    ah, parabéns pelo blog esta fantástico,ainda não o conhecia,adorei
    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Precisa vir ver de perto Nelson - a natureza impera por aqui. Além do rio, existem lindas cachoeiras e uma selva exuberante. Vale a pena mesmo conhecer. Bjs

    ResponderExcluir

Comentários são bem vindos.Será um prazer ler a tua opinião.

: onselectstart='return false'