Arquivo do blog

sábado, 15 de outubro de 2011

Dia do Professor .. Juramento do Curso de Letras.

                                               JURAMENTO DO CURSO DE LETRAS

“Prometo buscar na essência das palavras o significado da enunciação. E nessa busca, ser algo mais que um professor, um mestre que quer dignificar sua profissão e ser para meus alunos um exemplo de luta constante à procura da sabedoria. Como profissional das Letras, terei como ferramenta de trabalho a língua em suas diversas manifestações, procurarei valorizar as várias culturas em seu todo e em suas partes. No estudo e ensino de línguas e literaturas, promoverei o saudável intercâmbio ou confronto de idéias despertadas pelos povos ao redor do planeta. Enfim, aproveitando-me do poder das palavras, colaborarei para a interação e paz entre os seres humanos, seja lecionando, traduzindo, pesquisando, criticando, ou mesmo conversando.”


Desde criança, sempre achei a profissão bonita:ensinar . Admirava minha professora de tabuada e só não entendia porque vivia tão modestamente; na minha mente de criança, professores deveriam ser bem remunerados e creio que a maioria das crianças pensam assim. A verdade é que, embora passem  quatro anos numa faculdade, os professores não recebem o que merecem, tendo muitas vezes que acumular os três turnos, para poderem terem uma renda capaz de manter a família. Quando chegam ao turno da noite, já estão esgotados mentalmente. Professores e alunos desmotivados; alunos por terem tido um dia cheio de trabalho e ter que correr atrás de um tempo perdido; professores porque trabalharam também o dia inteiro. O cansaço mental é terrível. Fora o trabalho extra classe, como corrigir textos, pesquisas, etc. Quando fui à Suíça me surpreendi com o alto salário de professores de crianças, país desenvolvido é outra mentalidade. O governo não investe em educação  porque não é vantagem para os políticos a formação de cidadãos críticos. É mais fácil manipular em caso de eleição, pessoas comuns que satisfazem com um auxílio em alimentação. Estamos longe de evolur em termos de qualidade de educação, bem que tentamos, mas trabalhar num sistema de exploração é muito difícil e a aprendizagem dos alunos fica comprometida, mas num governo onde o que vale é a quantidade de diplomados cujo índice de aprovados é o que conta,  vejo cada vez distante uma melhoria na educação popular. Li uma pergunta de uma aluna que se dizia matriculada para o vestibular 2012 - nem respondi visto que o nível da garota era de quem tinha a terceira série do ensino fundamental. Hoje é o Dia do Professor e lamentavelmente não temos muito o que comemorar a não ser a alegria de ensinar.


Scarlet Wind

3 comentários:

  1. oi scarlet,nunca tinha vido o ponto de vista de um professor,eu vejo alguns professores que tenho,para mim,é tudo diferente na cabeça deles,eu tento botar na cabeça que eles sao seres humanos normais,mas nao consigo,mas é bom ouvir isso da boca de um professor.
    eu até acho legal essa profissao,outro dia estav vendo em uma reportagem da tv,e vi uma comunidade de pessoas que estao encinando as pessoas da regiao,nao lembro de onde era,mas se nao me engano o nome da comunidade era ''nova Brasil'',eu fiquei olhando e achei muito interresante os trabalho deles,se eu fosse professora um dia,eu ia querer trabalhar em um lugar como aquele com pessoas que nao tem a oportunidade como a gente tem aqui em cidade grande.
    entao fica com Deus
    ass:Fernanda do yahoo

    ResponderExcluir
  2. eu disse nova Brasil,errado é mova brasil.
    eu fiquei com esse nome errado na cabeça,porque a camisa da mulhaer da comunidade estava amaçada,mas depois que vi o certo.
    abraços.
    ass:Fernanda do yahoo

    ResponderExcluir
  3. Que barbaridade ... Nossa ! quanta apelação, hein ? Até aqui uma alma penada veio clonar a Fernanda. Com certeza é sombra, fantasma do yahoo.... Não liga não, Fernanda. Vou deixar para o pessoal do yahoo ver. Bjss

    ResponderExcluir

Comentários são bem vindos.Será um prazer ler a tua opinião.

: onselectstart='return false'