Arquivo do blog

domingo, 30 de junho de 2013

Gentileza



"Não quero que as pessoas sejam muito gentis; pois tal poupa-me o trabalho de gostar muito delas." 
(Jane Austen)
 

Há dois anos atrás, precisei de um laudo médico e fui encaminhada a um hospital do SUS. Cheguei cedo e já havia muita gente; como era a primeira vez que aparecia ali, tratei de conversar sobre a médica.

As pessoas ao meu redor, começaram a dar opiniões, afirmando que a médica era grosseira, quase não falava com os pacientes e nem olhava no rosto. 

Havia pessoas que já estavam tentando o laudo há uns três meses. Pensei intimamente: "o Senhor vai amolecer o coração da médica, como amoleceu o coração de faraó".

Não demorou muito, logo me chamaram, até estranhei, e os outros pacientes também. Realmente a doutora, já madura, não tinha cara de boa amiga - as feições eram masculinizadas.

Então ela foi logo perguntando qual era o meu problema, sem olhar no meu rosto. Pausadamente fui contando a minha história sempre olhando-a fixamente. 

Em dado momento, ela me olhou exatamente, quando eu afirmava que vivia num mundo em preto e branco, pois já não conseguia enxergar o colorido da vida. Agora ela me fitava condolentemente.

As feições duras mudaram e calmamente perguntou a medicação que eu usava e que passaria um atestado porque na situação em que eu me encontrava, não deveria continuar trabalhando.

Falei sobre o laudo e ela não concedeu o atestado e o laudo. Não é a primeira vez que me falam sobre a grosseria de determinados médicos. Nesses momentos, entro com  meu cartão de visita: educação e gentileza. Acabo virando paciente deles.

Meu padrasto, já falecido, certa vez me disse: "uma das tuas qualidades é saber ser doce e gentil naturalmente, saiba que, se o sorriso abre as portas, a gentileza estende o tapete vermelho".

Portanto, acredito que vale a pena investir na gentileza em várias situações da vida, ainda que nos deem a primeira patada; tenho observado que quando damos uma resposta gentil a quem nos trata primeiramente com brutalidade, mesmo que seja em família, quem nos ofendeu fica desamardo, confirmando o que está escrito:


 "A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira."
(Provérbios 15:1)

Lindo domingo a todos. Aqui o sol está com todo o seu esplendor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos.Será um prazer ler a tua opinião.

: onselectstart='return false'