Arquivo do blog

quarta-feira, 18 de julho de 2012

A Ação de Deus em Situação de Risco



Estive fora há dias, pois me comprometi a ajudar alguém e compromisso é compromisso. Tudo parecia que ia ser fácil e eu seria simplesmente uma acompanhante a ajudar após uma cirurgia. Se é pra ajudar, vamos lá.

Na segunda-feira, às 13 e 30 da tarde, levei minha amiguinha ao hospital e tudo parecia correr bem, durante o percurso. O hospital estava lotado e nos encaminharam para um hospital conveniado. Eu, sozinha, dei entrada nos papéis, enquanto um médico fazia o exame.



Tranquila porque do outro hospital para o anterior havia uma distância de apenas dez minutos e lá o médico disse que a minha amiguinha só tinha dois centímetros de dilatação e precisaria de dez para entrar em trabalho de parto. Logo retornei com a malinha do bebê e qual não foi a surpresa.

O obstetra afirmou que ela estava em trabalho de parto, com nove centímetros de dilatação e ia levá-la para a sala onde fazem parto normal. Tratei de pegar a malinha, os documentos, entrei no elevador  e fui para o terceiro andar em direção ao berçário; curiosa, vi que nenhum bebezinho havia nascido.

A hora em que a minha amiguinha de 19 anos entrou na sala de parto era exatamente três da tarde. Então, olhei o relógio, faltavam dez minutos para as quatro da tarde e nada de notícias. Foi aí que uma enfermeira idosa passou e eu tratei de pedir informações.

Com o olhar sério, a enfermeira afirmou que estava havendo uma luta pela vida pois havia sempre risco em se tratando de parto normal e me deixou sozinha, indo embora. Pensamentos estranhos começaram a vir sobre mim e eu estava sozinha e estranhamente, calma.


Passaram então mais dez minutos, tensa, comecei a orar. Foi quando o médico chegou e disse que precisava conversar urgente com a acompanhante da moça. Corri pra lá, ele falou o seguinte: "vim avisar que não tenho mais nada a fazer, uma pequena parte da cabeça da criança está presa na entrada da vagina, já tentamos tudo, a mãe está muito fraca, não dá mais tempo de fazer uma cesariana e logo a criança poderá morrer por falta de ar."

Serenamente,como se não fosse eu - porque em horas como essa, eu paraliso, fico sem ação, perguntei automaticamente: posso vê-la?Ele assentiu com a cabeça. Colocaram em mim um uniforme azul, touca, proteção na boca e uma sapatilha.Haviam três enfermeiras e o médico.


Comigo, haviam cinco pessoas. O médico sentou-se, as enfermeiras afirmaram que tudo já fora tentado e achavam que eu havia entrado ali pra me despedir da minha amiguinha. Serena, sem entender nada de parto, eu disse ao médico pra repetir todo o procedimento de novo.

A minha calma era doentia, na verdade, parecia que não era eu quem estava ali. Pedi para cada uma das enfermeiras amarrarem as pernas da moça e segurassem, eu ficaria com a parte de cima. A grávida acordou e disse: o bebê vai morrer porque não tenho mais forças. Respondi firme  com segurança: "você não precisa mais fazer força, quem vai fazer força somos nós."

A situação que vi foi como essa imagem acima, mas só aparecia os cabelos. Então disse ao médico que faríamos três tentativas e na quarta, a última. Coloquei a cabeça da moça junto do meu peito e com a outra mão me preparei pra empurrar. Contei de um a três e disse "já". Sempre calma. Fizemos isso por duas vezes seguidas. Na terceira, coloquei-a numa posição quase sentada e repetimos o procedimento a criança nasceuuuuu. uuuuuuuuuuuuuu 
(canto de alegria dos índioa rsrs)



Depois, olhei a criança, sorri para a mãe e sem falar nada, atravessei o corredor e fui ao banheiro. Não, não era eu quem estava ali, não era eu. Ajoelhei ali mesmo e agradeci ao Senhor visto que eu não fiz nada, eu não entendo nada de parto, aquela segurança que transmiti ... vixe, dando ordens a enfermeira e a um médico maduro e experiente - decididamente, não era eu.


Ainda estou assim, impressionada. Depois que saiu da sala de parto, imaginem, um médico, acostumado a fazer parto, chegou perto de mim e disse: "obrigado, se vc não tivesse entrado, paciente e bebê poderiam ter morrido. Eu estava tão áerea que esqueci de dizer: "eu não fiz nada, quem fez foi Jesus, através de mim.  Beijos grandes a todos, estou de volta...\O

2 comentários:

Comentários são bem vindos.Será um prazer ler a tua opinião.

: onselectstart='return false'